O sensacionalismo e os erros graves da imprensa

É comum vermos a imprensa cometer erros graves ao divulgar fatos. E a gravidade é maior quando se trata de notícias policiais. Costumeiramente, pessoas despreparadas e que, muitas vezes, ignoram direitos legais dos cidadãos são quem preparam as matérias a serem veiculadas.

O sensacionalismo impresso aos fatos policiais é outra aberração cometida pela imprensa, e em nossa cidade isso é bem presente, principalmente em um programa de rádio.

Geralmente, a mídia de cidades pequenas como Imbituba exploram notícias policiais quando os autores são pobres. Se o suspeito ou o indiciado é rico ou poderoso, nenhuma nota a respeito se publica. A não ser que seja para defendê-los.

É comum vermos nas páginas policiais dos jornais locais os nomes completos e até fotos estampadas dos indivíduos presos. E nem sempre o indivíduo ali mostrado acaba sendo condenado pela Justiça. Sendo pobre, nem toma conhecimento de que sua foto foi parar no jornal. E, quando sabe, não tem condições de pagar advogado para processar o meio de comunicação que efetuou a divulgação. E se conseguir um advogado e uma sentença condenatória, dificilmente conseguirá alguma reparação financeira, pois é improvável que encontrará dinheiro nas contas bancárias dos jornais e rádios de cidades pequenas.

Lembro bem de um caso ocorrido, no ano passado, em que alguns homens foram levados para a delegacia de polícia, presos por suspeita de tráfico de entorpecentes. Na mesma noite um deles prestou depoimento como testemunha e foi liberado. A Justiça o absolveu. Entretanto, o jornal estampou seu rosto como traficante.

Hoje, o jornal local O Popular Catarinense divulgou o nome completo e a foto de um homem que foi preso por ter, em tese, praticado o crime de tentativa de estupro contra uma adolescente. Entretanto, no texto publicado imprimiu-se o nome "Antônio da Silva Vieira", que não tem qualquer ligação com o fato ocorrido, muito menos com o homem da foto publicada. Não se divulgou um mero crime de ameaça. Divulgava-se ali um crime hediondo!
Além disso, também informou que a adolescente morava ao lado da casa do homem que teria tentado consumar o crime. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe esse tipo de divulgação.

As pessoas que escrevem, principalmente, matérias policiais deveriam ter mais responsabilidade ao relatarem os fatos. Devem escolher melhor suas fontes e ter mais cautela quando discorrerem sobre os crimes e se municiarem de todas as informações possíveis, antes de dar publicidade à alguma inverdade que venha pôr em risco não só a moral como a própria dignidade da pessoa humana. Aquela edição será esquecida pela população, mas a vítima poderá nunca esquecer o mal que a mídia lhe causou.
E, afinal, não foi por essa imprensa que se lutou tanto.

5 comentários:

  1. Nó no Nójulho 11, 2010

    Caro pena, não é só na mídia imbitubense que acontece esses erros graves, a grande mídia tanto do estado quanto a do país também age dessa maneira. Quando a noticia envolve gente importante, publica-se de uma maneira, quando envolve um pobre coitado, não respeita-se sua imagem e nome, a pessoa já é condenada antes de ser julgada Exemplo recente vem acontece em Florianópolis, envolvendo um filho do dono da RBS e um filho de um delegado, onde estupraram uma menina de 13 anos. O caso ficou 40 dias no anonimato. Os Jornais, rádios, TVs de Florianópolis ficaram em silencio, nenhuma palavra. O Luis Carlos Prates que gosta de falar em casos como esses, dá porrada na mesa, fala bravo e grosso, ficou mansinho, mansinho. E o Hélio Costa, que chama qualquer pé de chinelo de vagabundo, ficou mais calado do que um mudo. Se não fosse um blog de floripa denunciar, ninguém ficaria sabendo. A grande mídia diz que não podem divulgar por causa do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas em casos semelhantes envolvendo menores de famílias pobres e não sendo seus parentes, eles bocam a boca no trombone, publicando nas prmeiras páginas, esquecendo que somos iguais.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. E o pior é que ficamos calado quando isso acontece.

    Sobre o fato do estupro, estou acompanhando o caso. E o blog que primeiro divulgou isso teve aqui sua primeira divulgação para Imbituba, quando escrevi um post sobre ele, no início deste ano.
    A RBS deve estar perdendo muito dinheiro, depois que o blog Tijoladas passou a explorar o fato. Isso demonstra que nem todo poder, nem todo dinheiro é inabalável. E os políticos devem tomar esse episódio como exemplo; devem saber que nenhum meio de comunicação pode esconder para sempre a verdadeira imagem que eles possuem.

    ResponderExcluir
  3. Pena, a REde Record que esta dando uma cobertura ao caso. mas hoje ja tentei abrir o Tijolada do Mosquito varias vezes e só tem esta mensagem.
    Forbidden
    You don't have permission to access / on this server.

    Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.


    --------------------------------------------------------------------------------

    WebServerX Server at www.tijoladasdomosquito.com.br Port 80
    traduzindo:

    Proibido Você não tem permissão para acessar / neste servidor. Além disso, um erro 403 Forbidden foi encontrado ao tentar usar um ErrorDocument para segurar o pedido. ----------------- -------------------------------------------------- ------------- WebServerX Server www.tijoladasdomosquito.com.br na Porta 80

    O que é absurdo, só pq é importante, existe lei do silencio e o blog é bloqueado. Onde fica a democracia?Onde estaá a a LIBRDADE da IMPRENSA?
    Eu penso que outros blogs deveriam se juntar ao Tijolada. Caso fosse o filho da faxineira Estaria em toda Rede Globo.

    ResponderExcluir
  4. O blog não foi tirado do ar. O que acontece de vez em quando é que, em razão dos milhares de acessos (teve dia que passou de 60 mil), o provedor não suporta e a página sai do ar.
    Sobre o fato em questão, não concordo com a forma que Mosquito fala dos infratores. Penso que não se pode cometer crimes para condenar o que foi cometido. Sendo eles adolescentes, deve-se atender ao que preceitua o ECA. Chegar a sugerir a castração química dos infratores é algo que não se permite nem em tese. Mas não vou estender-me nesse assunto, porque há muito o que se debater sobre o caso. Posso dizer, contudo, que concordei com a indignação de Mosquito quando ele cobrou um posicionamento da RBS sobre o abafamento do caso na mídia. Quando os infratores são pobres, não há economia na divulgação.

    ResponderExcluir
  5. Realmente ele bem radical. Castração quimica, é como vc diz é trazer mais violencia.
    Mas gostaria que eles estivessem em uma intitução para menor , como acontece com negros e pobres.
    Obrigada pela informação , aprendi mais um pouco sobre blogs.
    Mas como cidadãos temos que falar e não calar pq é filho de fulano ou beltrano.
    Tomar os pasa portes para não irem para Disney, não é castigo.
    fico indignada pq tudo que acontece com filhinhos de papai fica impune.
    Qtas vezes ouvimos o Prates falar dos bermudões filhinhos de papi , e chama-los de vagabundos . Mas agora ele esta calado. bem ele ja havia descido muito no meu conceito qdo falou que a ditadura era bo. Agora nem que mas ouvir o q fala. Acho um demagogo, diz que não tem medo de nada, mas nada fala para não perder o emprego,ou pq acha normal.. sei la.
    Vamos e viemos nossa Policia tbm é omiça, veja o Delegado, um dos garotos e filho de de um colega.
    quer dizer nem as provas foi reunidas no dia. E até agora tbm não.
    Tenho pena desta menina e da familia dela que esta sofrendo.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.