Jornal O Expresso publica, na íntegra, postagem do Pena Digital sem indicar a autoria

Leitores, na data de hoje, fui informado que o jornal O Expresso teria plagiado uma postagem publicada aqui no blog. A princípio, não acreditei. Imaginava que o jornal teria feito algum comentário sobre alguma postagem publicada. Não foi isso.

O plágio é claro e sem qualquer respeito pelo patrimônio intelectual deste editor. Todo o texto, palavra por palavra, vírgula por vírgula, foi copiado do blog Pena Digital e colado numa das páginas desse jornal, que circulou no dia 18/09. Só faltou colocar o mesmo título. A minha postagem foi publicada no dia 12/09. Extremamente lamentável.

Eu sei que muitas vezes não se tem o que publicar, mas não saio por aí copiando e colando matérias de outros veículos de comunicação.

Consta sobre o texto - MEU - publicado pelo referido jornal o nome André Luiz, mas a única ideia dele nesse caso foi o de copiar a minha postagem. O editor do jornal, também, é responsável pela publicação da cópia.

A imprensa é livre, mas essa liberdade não pode extrapolar os limites do respeito, do direito de autoria. É de se estranhar que o citado copiador não se importe com a pena de 2 a 4 anos de reclusão definida no Código Penal para quem pratica esse crime. O plagiador também poderá ser condenado por falsidade ideológica.

Como bem divulgado no jornal A Gazeta, do ES, em 09/05/06:
Além de ser crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência. E hoje, não se pode mais contestar que o progresso cultural, intimamente ligado ao progresso econômico, representa um "meio eficaz no objetivo principal dos direitos humanos", ou seja, a manutenção da paz e da segurança internacional.
A Constituição Federal Brasilera ampara a propriedade intelectual como direito fundamental, garantindo tanto o interesse privado dos autores e criadores quanto o direito social na preservação da memória e da cultura do povo e na transferência de conhecimento para gerar desenvolvimento.
(...) A falha é de caráter, de esclarecimento e até de educação, no sentido próprio da palavra.
A falta de conhecimento para ter suas próprias opiniões leva muita gente a se socorrer em conhecimento alheio, utilizando-o como se dele fosse.

Em mensagens trocadas entre mim e o editor do jornal O Expresso, há algumas semanas (clique nas fotos para visualizar as mensagens), eu lhe falei que qualquer matéria do jornal dele que fosse publicada por mim, no blog, receberia a devida citação. E nas mesmas mensagens trocadas eu solicitei que ele fizesse o mesmo. Não adiantou!

Um jornal que plagia não merece a confiança do leitor!

3 comentários:

  1. Pena Digital, vc tem um advogado que também escreve aqui. Não seria o caso de usar os serviços dele? Eu faria isso sem pestanejar.

    ResponderExcluir
  2. Malu, publiquei o fato para que os leitores saibam o que devem ler.
    O descrédito que esse tipo de fato gera já é, a princípio, uma boa condenção ao jornal O Expresso e a quem teve participação no plágio.
    Num processo, sempre vem aquelas desculpas esfarrapadas, de gente que não sabe o significado de ética e respeito!

    ResponderExcluir
  3. Ao leitor que escreveu afirmando que isso não é plágio, pois só existe plágio de música e filme, informo que você está equivocado. Seu comentário, porém, não foi publicado porque não foram observadas as regras estabelecidas pelo editor do blog.
    Reenvie atendendo às regras.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.