MEMÓRIA IMBITUBENSE

Por César de Oliveira

O poeta Casimiro de Abreu, em "Meus oito anos", registra esses belos versos:

Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida,

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!

Todos vinculamos a memória às lembranças do passado, do que já se foi e jamais retornará. A memória é a capacidade humana para reter e guardar o tempo que passou, salvando-o da perda total. É nossa primeira e mais fundamental experiência do tempo, e uma das obras mais significativas da literatura universal contemporânea é dedicada a ela: Em busca do tempo perdido, do escritor francês Marcel Proust.

Para Proust, como para alguns Filósofos, a memória é a garantia de nossa própria identidade, o podermos dizer "eu" reunindo tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos.

Infelizmente, nosso povo ainda não despertou para a necessidade de manutenção da memória de nossa Sociedade, enquanto trabalho coletivo, participativo. Imbituba carece de políticos e administradores públicos que desenvolvam ações destinadas a preservar nosso passado e motivar o surgimento de historiadores que registrem os fatos e pessoas que “fizeram” a Imbituba do presente.

Sequer temos uma política de incentivo à cultura, sendo que agindo na contramão da História, Imbituba é uma das cidades que não conta com uma Secretaria ou Fundação Cultural.

Por outro lado, constatamos o trabalho solitário e desarticulado de diversas pessoas de nossa cidade, o que tem impossibilitado que a população tenha efetivo acesso ao que já foi resgatado.

Como não vislumbramos em curto ou médio prazo a criação de uma instituição municipal voltada para a preservação de nosso passado, resolvemos fazer algo a respeito e aproveitando os recursos que a tecnologia oferece criamos um espaço virtual destinado a servir de registro escrito e visual de nossa memória, o qual será construído pelo trabalho coletivo e estará disponível de qualquer parte do planeta, em tempo integral.

Assim, apresentamos o blog Memória Imbitubense, acessível no endereço www.memoriaimbitubense.blogspot.com, território livre, participativo, comunitário de registro do nosso passado.

Sejam todos bem-vindos!!!!

(A foto mostrada neste post foi extraída do site Panoramio. Mostra uma procissão de Corpus Christi.)

5 comentários:

  1. Parabéns!!
    É muito legal saber que algumas pessoasestão criando um museu virtual.
    Ja que nossos politicos não tem interece Pela cultura do nosso município.
    Então vamos navegar no blog e conhecer mais do nosso passado ,e assim tbm melhorando o futuro.
    Concordo plenamente com o DR. César.
    Como viver sem o passado? Não tem como. Tem que haver memória. Na história de cada um e na história deixada por quem veio antes de nós.
    Para que no futuro nossos descedentes saibam de onde viram e como foi contruida, a história de suas vidas.
    Tem razão o poeta Casimiro de Abreu, QUEM NÃO TEM SAUDADES DA SUA INFÂNCIA. Eu tenho, são muitas as lembranças boas. Eu acredito que sem estas lembraças e saudades, seriamos seres vazios.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Cesar. Sou natural de Imbituba e me formei em história na UFSC e por motivos profissionais estou em Florianópolis e trabalho com pesquisa sobre o Remo em Florianópolis, mas sempre que posso procuro algo sobre nossa terra, seja em arquivos publicos ou em jornais, qualquer noticia que mencione Imbituba ou algum ilustre cidadão imbitubense digitalizo o arquivo e guardo tudo, para quem sabe um dia trabalhar com a memória de Imbituba,cerat vez entrevistei um colunista social catarinense e ao referir que eu era natural de Imbituba me contou histórias incríveis de festas no Imbituba Hotel e do ilustre dr. João Rinza, vontade não falta de fazer algo sobre a terrinha.... mas me ponho a disposição do blog para qualquer coisa que precisar.......

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  3. Prezados O MUNDO! E MINHA ARTE e Arthur, obrigado pelas mensagens de apoio e motivação. Efetivamente, não podemos ficar inertes vendo tudo se perder, há que se fazer algo, dentro das possibilidades de cada um.
    Peço a ambos que tiverem material que possa ser disponibilizado, que nos mandem pois o blog é, como dizemos no cabeçalho, um trabalho de construção permanente, comunitário, participativo. Destaco que todas as contribuições terão destacadas a autoria.
    Arthur, quem sabe num futuro próximo possas vir a Imbituba nos orientar e a outros possíveis interessados em como fazer pesquisas históricas.

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Ola César, acredito estar falando com o César filho do seu Censo, la da praia de baixo, a qual eu e muitos outros amigos do centro frequentavamos, não sei porque mas era a praia que nos sentiamos bem, pois jogavamos nossas peladas no campo do Nautico, na beira da rua em frente a caso do seu Lourival Ramos pai de meus amigos "Nego e do do seu irmão Louro", próximo ao açougue do seu pai. Bons tempos aquele em que curtiamos a vidinha de um município pequeno mas com maravilhosas praias, com um povo hospitaleiro.
    O tempo passa muito rápido, pois tô falando dos anos 70, hoje aos meus 52 anos fico imaginando nossa cidade daquela época vendo fotos como esta da rua Irineu Bornhausen esquina com a av.Santa Catarina rua onde morei e ainda mora a maior parte da minha família(minha mãe dona Belinha, minhas irmãs Maristela (tela) Mirilete (lete), Kid, Paulo e Leia e vizinhos como seu João e dona Judite pais do Geovane, Cris e a Beth, sua sogra Dona Maria que Deus a tenha em bom lugar, seus cunhados como Izo, Volmar, Negão, Nem e sua esposa e as cunhadas, nossa rua inclusive morava muita gente boa como o Fedo, Nizinho, Edgar o Janga, Seu Amancio e os filhos João, Névio, Elis, Anita e muitos outros, tempo bom aqueles em que passavamos uma boa parte do tempo nos divertindo na rua de terra batida jogando bola, bolinha de gude, pião e outras brincadeiras de crianças daquela época, pois ainda não existia a modernidade dos videos games, internet etc.
    Possa até estar errado mas relembrarmos do passado é uma forma de agradecer a Deus por tudo que somos e de que forma conseguimos sobreviver dando educação para nossos filhos e mostrando que mesmo com as dificuldade daquela época tudo somos exemplo de vida. Fico feliz por ler artigos de nossa cidade a qual não esqueço e fico contando os dias para que chegue fim de ano, e eu possa curtir amigos minha família
    e nossas praias.
    Um abraço para os amigos de nossa Terrinha Imbituba.
    Att. Carlos Estevão Soares (Carlinho).
    e-mail estevao47@hotmail.com
    Visitem meu site www.wasport.com.br

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo Carlinho,

    Irmão do Kid, colega de Marinha do Brasil (Escola de Aprendizes, de Floripa), bons tempos. Fico muito feliz e grato pelo teu contato. Agora, é a nossa geração de cinquentões que deve lutar para que nossa Imbituba não perca suas origens, pois se de depender de nossos políticos, estamos em maus lençóis.
    Um grande abraço, muita saúde e sucesso.

    César de Oliveira
    (filho do Censo e Hermínia. Sem eles, não estaria aqui).

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.