Salvem as baleias, matem a cidade!

Leitores, recebi da imprensa da câmara de vereadores o texto abaixo destacado, que trata do conflito entre a proteção das baleias e as obras de ampliação e manutenção do Porto de Imbituba.

O título acima (dado por mim) pode ter uma conotação que eu não estou nem aí para as baleias, mas queria apenas chamar a atenção para o problema. Sempre fui defensor do desenvolvimento sustentável, mas uma defesa exacerbada do meio ambiente pode ser muito danosa à própria sustentação da vida humana. É difícil de acreditar que o barulho provocado pelas obras no Porto de Imbituba possam causar algum risco à sobrevivência das baleias.
E a sobrevivência das pessoas, que esperaram anos por um emprego? E a sobrevivência da cidade, que esperou décadas por esse progresso?
Como um investimento primordial para o desenvolvimento de Imbituba e região está parado, a Comissão Estadual de Transportes, presidida pelo deputado estadual Reno Caramori (PP), esteve no porto da cidade para avaliar a situação e ver no que é possível contribuir para retirar o embargo às obras de ampliação do berço de atracação, da recuperação do molhe de abrigo e da dragagem do canal.

No mês de julho o Porto de Imbituba recebeu duas notificações. A primeira, em 8 de julho, determinava que não fossem utilizados dois equipamentos na obra de ampliação do berço 1, o bate-estaca e o martelete, pois causaria impacto ao meio ambiente, com a presença das baleias franca, mamífero em extinção que permanece na região, de julho a novembro.

Na segunda, dia 24, também determinou-se a paralisação das obras de reforço do molhe de abrigo e também da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução. “Apesar de termos todas as licenças exigidas pela Fatma, que foi o órgão para quem sempre nos dirigimos, o instituto Chico Mendes entendeu que devia ser consultado, neste caso, a Área da Baleia Franca (APA) e acabou-se agora por paralisando as obras”, explica o administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza. A APA não foi consultada pela Fatma, pois o decreto de criação da entidade exclui o Porto da área de preservação da entidade.

Apesar das obras estarem paradas há 40 dias, Jeziel ressalta que há um bom nível de entendimento entre o Porto e a APA, para a retirada do embargo e a continuidade do trabalho sem prejudicar o meio ambiente, neste caso, a baleia. “Estamos conversando e a chefe da APA se mostrou bastante aberta para que os dois projetos possam acontecer, tanto o empreendedorismo como a proteção ambiental”,fala. “É uma questão de competência entre os órgãos ambientais, pois é a Fatma quem deve pedir o parecer da APA. Se fosse para nós solicitarmos, nós o faríamos, mas não cabe a nós. Mas, para este fato em questão, estamos buscando uma solução que seja benéfica para ambas as partes”, completa.

A entidade prometeu se manifestar em poucos dias sobre uma decisão final ao embargo.
As obras do molhe acontecem há mais de três anos, mas só agora foi determinada a paralisação. Com as obras de expansão do berço, são mais de 500 trabalhadores parados e recebendo pelo Tecon Imbituba, responsável pela obra. “O prejuízo já chega a um milhão de reais”, cita Caio Amorel, Gerente Administrativo da Santos Brasil, que comanda o Tecon Imbituba.

O deputado Caramori espera uma solução o quanto antes para o problema e se colocou à disposição. “O empresariado catarinense está muito preocupado com o andamento das obras por aqui, por isso vimos até aqui saber a situação. Não queremos atrapalhar as conversações, mas sim ver onde podemos ajudar”, complementa.

Negociação precisa de agilidade

Para o prefeito José Roberto Martins (PSDB), o importante nesse momento é a velocidade da negociação. “Em 60 dias de paralisações, teremos uma perda na arrecadação de ISS de cerca de R$ 500 mil. O Porto é um alicerce da cidade e precisamos de agilidade, claro que sem prejuízo para ninguém”, esclarece.

O presidente da Câmara de Vereadores, Christiano Lopes de Oliveira (DEM), também lembrou da pressão popular. “Os vereadores estão sendo cobrados para a realização de uma audiência pública, para se saber o que está acontecendo. Essa, talvez, não seja a melhor solução, mas é uma preocupação da população local, pois são centenas de empregos envolvidos”, comenta.

“Se nós recebermos uma notificação da Santos Brasil, retirando o canteiro de obras e encerrando os trabalhos devido às dificuldades, isso seria o caos em Imbituba, pois há uma grande expectativa no Porto, que depende de investimentos da iniciativa privada”, complementa o prefeito Beto.

Se somado os valores dessas obras, são R$ 400 milhões em investimentos que o Porto está recebendo e que pode mudar a realidade da região.
Na época que se criou essa tal de APA, a intenção das entidades ambientais era, conforme ouvi do prefeito em uma entrevista na Rádio Bandeirantes, de proibir o movimento dos navios no Porto de Imbituba, por causa das baleias, nos meses em que elas aparecem por aqui. Seria o fim da picada!
Conforme o prefeito, muito se lutou para que isso não ocorresse e, com muito esforço, se conseguiu.

Parece castigo! Toda vez que a cidade tenta se desenvolver, acontece alguma coisa para barrar seu progresso e a realização dos sonhos da população.

Creio que o imbróglio promovido pelas entidades ambientais é mais uma questão de poder do que a simples proteção das baleias.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.