Município de Imbituba poderá prestar auxílio financeiro ao HNSC

A nota divulgada hoje pela prefeitura municipal de Imbituba informa que vereadores de Tubarão vieram a nossa cidade pedir auxílio financeiro ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Este estabelecimento de saúde é o maior de Santa Catarina, em número de leitos pelo SUS, e atende a pacientes de muitos municípios das Regiões de Tubarão e de Laguna, aí incluído o município de Imbituba.

Os vereadores de Tubarão estão fazendo o que não foi feito - corrijam-me se eu estiver enganado - em relação ao Hospital São Camilo, que atende pacientes de Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba, mas não recebe nenhum tostão desses municípios. Refiro-me apenas à iniciativa de ir em busca de auxílio nesses municípios.

Políticos e empresários se unem para evitar fechamento do Hospital São Camilo

O problema dos hospitais é grave em todo o país e publiquei aqui, no período eleitoral, uma postagem sobre o caos na saúde. Vale a pena ler.

Caos na saúde e o que Dilma não disse no debate

Não é de se contestar a intenção do município de Imbituba prestar auxílio financeiro ao HNSC. Com tanto dinheiro distribuído para associação disso e daquilo, festa aqui e acolá, com o apoio de boa parte da população, socorrer quem nos socorre é louvável.

Vamos à nota distribuída pelo governo de Imbituba:

Imbituba estuda auxílio ao HNSC


"A cidade recebeu o pedido de ajuda através de vereadores tubaronenses

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, é uma referência para diversas especialidades, de modo que muitas pessoas de Imbituba também precisam diariamente utilizar os serviços oferecidos lá. O Governo de Imbituba, representado pelo prefeito Jaison Cardoso e a secretária de saúde Maria Martins, juntamente com os vereadores da cidade, receberam uma comitiva de vereadores de Tubarão que vieram pedir auxílio para o hospital.

O objetivo dos vereadores tubaronenses é viabilizar soluções sobre os atendimentos de emergência da Amurel. Por isso convidaram além do prefeito e da secretária, também os vereadores, que aprovam as contas do município, para discutir a causa. A reunião, realizada na última terça-feira (2), terminou sem uma definição, mas com uma tendência de que Imbituba irá colaborar com o HNSC.

De acordo com o prefeito, Imbituba já tem um alto investimento no Hospital São Camilo, mas entende que além de ser necessária uma união dos municípios, é imprescindível a revisão da tabela de valores repassados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. “Hoje repassamos para o São Camilo 1,4 milhão de reais por ano e em 2015 esse valor chegará a quase 2 milhões. Também sofremos por não receber auxílio de outros munícipios que utilizam os serviços daqui. Tenho consciência que o HNSC é essencial para a realização de consultas e exames principalmente em especialidades como cardiologia e oncologia. O problema é que mesmo que ajudemos, o valor pago pelo SUS para os serviços ainda é insuficiente para que o atendimento seja viável”, explica Jaison.

Ao final da reunião ficou decidido que será feito um estudo sobre qual valor pode ser repassado mensalmente ao HNSC, de modo que Imbituba também possa cobrar na qualidade do atendimento oferecido. “Vamos esperar que outros municípios manifestem-se para que cada um ajude com valores equivalentes e o montante arrecadado supra as necessidades do hospital”, conclui o prefeito de Imbituba."

Leitor, enquanto o governo federal não atualizar boa parte da tabela de procedimentos do SUS, os hospitais privados continuarão a viver de chapéu na mão ou fechando leitos para atendimento através desse sistema de saúde. Os hospitais públicos não têm condições de atender à demanda. 

Nesta matéria veiculada pelo jornal Notisul, há bastantes dados sobre a dívida que os governos têm para com o HNSC, bem como a situação pela qual passa a instituição de saúde:

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.