O discurso pode convencer outros; não a mim!

No último domingo, Christiano Lopes de Oliveira, atual chefe de gabinete da secretaria estadual de desenvolvimento sustentável, tirou o Dia das Crianças para escrever em rede social sobre segurança pública em Imbituba. Fui informado da iniciativa dele e resolvi conferir o que ele escreveu, constatando que mais de cem pessoas curtiram o que ele disse.

O ex-candidato a prefeito, pelo PSD, e futuro candidato a prefeito pelo PSB - se até lá não mudar de partido - falou que Imbituba perdeu a tranquilidade:

"Não queremos e não podemos perder a tranquilidade que sempre tivemos de morar em Imbituba. Sabido que ao longo do tempo essa tranquilidade foi diminuindo com o crescimento da cidade, pois faz algum tempo que dormíamos com todas as janelas abertas e deixávamos nossos carros destravados, tudo sem medo, mas, jamais podemos aceitar o que vem ocorrendo com nossa cidade nos últimos dias."

Ouso discordar do que afirmou. Tenho automóvel desde 1991, e nunca tive a tranquilidade de deixar meu veículo dormindo na rua, muito menos destravado. Dormir com janelas abertas é outra atitude que o imbitubense não faz há muitos e muitos anos, se é que algum dia fez, em época "moderna". A não ser que more em apartamento.
É evidente que com o crescimento da cidade problemas surgirão e outros aumentarão. O Brasil teve um aumento da criminalidade nos últimos dez anos. E os índices assustam. Por coincidência, o PT está no governo há 12 anos.
A educação brasileira continua em níveis baixíssimos de qualidade e isso prejudica em muito a aplicação de qualquer  política social ou criminal.

Em outro parágrafo, o político cobra do prefeito de Imbituba sua inércia ao que está ocorrendo.

"Diante dos graves acontecimentos, o Prefeito (liderança maior do município) tem que agir. Não pode se esconder atrás do entendimento que a Segurança Pública é obrigação do ente Estadual. Ela é obrigação do Estado como um todo (Federal, Estadual e Municipal). Precisa-se agir."

Mais uma vez, discordo da assertiva.
A segurança pública é dever do estado de Santa Catarina, que comanda a Polícia Civil e a Polícia Militar. O efetivo da Polícia Civil no estado é igual ao que existia nos anos 80. O de Imbituba está deficitário ao extremo (leia aqui), necessitando aumentá-lo em no mínimo 300%. Quem contrata policiais é o estado e não o município. Esse estado, cujo governador é do PSD, em cujo partido Christiano foi filiado até alguns meses atrás, mas ainda mantém ligação íntima com a sigla, haja vista as últimas eleições.
Fugir da responsabilidade, quando o bicho tá pegando, é a saída política estratégica. Se tivesse tudo funcionando como deveria, os louros não seriam divididos.

Christiano sugere uma força tarefa para resolver o problema na segurança local.

"Não vi uma força tarefa ser criada e exercida. É preciso reunir o Comando da Polícia Militar, Comando da Polícia Civil, Diretor da Unidade Prisional, solicitar a colaboração do Judiciário, do Ministério Público, ouvir os CONSEGs, Conselho Tutelar, OAB, ACIM, CDL, Conselho Prisional...
Aqueles que têm provocado esses incêndios criminosos, vandalizado o patrimônio público e privado, precisam saber que em Imbituba, não terão sossego, serão investigados, serão “caçados”, responderão pelos seus atos covardes.
Em curto prazo, ações emergenciais e de pulso precisam e devem ser tomadas.
Em médio e longo prazo precisamos implementar ações que nos ajudem a ser menos vulneráveis."

Mais uma vez, Christiano pretende, digamos, dividir o ônus.
Na câmara de vereadores existem quatro deles filiados ao PSD. E sempre que alguém usa a tribuna para reclamar da segurança, eles saem pela tangente, tendo em vista que quem tem a caneta na mão para resolver os problemas nessa área é o próprio PSD.

Os incêndios estão ocorrendo em vários municípios, principalmente na Capital, onde o prefeito também é do PSD. Será que está faltando liderança por lá, também?
O problema é estadual e não municipal. Logo, cabe ao estado, que até requereu ajuda à Força Nacional.

Não serão reuniões locais que resolverão o problema, porque a falta de efetivo por aqui já foi tema na câmara de vereadores, e sequer se conseguiu agendar reunião em Florianópolis, para atender o pleito municipal.

Christiano também sugeriu a criação da guarda municipal, para se ter mais policiais militares liberados para combater o crime.

"Porque (sic) não criamos a Guarda Municipal?
Liberamos os Policiais Militares hoje envolvidos em disciplinar o trânsito, para ações mais efetivas de segurança. (Todos que são multados hoje fazem o mesmo comentário pejorativo: “em vez de ficar multando porque não vão prender bandidos”)
Nossa Guarda Municipal assumiria esse papel de instruir e disciplinar o trânsito (aliás, nosso transito precisa de planejamento e inovações urgente), assumiria o papel de guarda do patrimônio público municipal, prédios públicos, escolas, creches, praças..."

Eu tenho lido muitas notícias sobre guardas municipais de todo o País. Elas são uma faca de dois gumes, se não for bem treinada. E não pode ser treinada como se forma um exército para combater uma guerra. Ela tem de ser treinada para manter contato com o cidadão, e não tratá-lo como bandido.
Se instituírem uma guarda municipal com status militar e administrada por militar, haverá mais problemas que soluções.

Ele pede apoio ao judiciário e ao ministério público locais.

"Nossas demais entidades precisam de apoio
Em que pese o esforço dos Servidores, Promotores e Magistrados que estão ou passaram por aqui, nosso Poder Judiciário local precisa de apoio. Os processos estão cada vez em mais número, precisamos ampliar nossa estrutura física e de pessoal."

Ao que sei - corrijam-me, por favor, se eu estiver errado - , Christiano, como advogado, nunca participou de nenhuma reunião em Imbituba ou das várias tentativas da OAB local em conseguir sensibilizar o Tribunal de Justiça para instalação da 3ª vara em nossa cidade. Com um orçamento de mais de R$ 1,5 bi, nunca há possibilidade financeira para a instalação, mas no fim do ano sempre sobra dinheiro para distribuir entre todos no judiciário estadual.

Mencionou a situação da unidade prisional avançada, a Polícia Civil e as câmeras de segurança instaladas em Imbituba.

"Nossa Unidade Prisional não está em local adequado, não oferece as melhores condições para a ressocialização dos detentos que lá se encontram.
Nossa Polícia Civil não possui funcionários suficientes para exercer com plenitude e eficácia todas as ações que lhes cabe.
As Câmeras de Vigilância instaladas estão ou não funcionando? Precisam ser melhoradas, readequadas? Quando coordenei junto com outros colaboradores a instalação das Câmeras de Vigilância em Imbituba, conheci resultados incríveis dessas câmeras em outras cidades, e na nossa?"

Para tudo! Pode até existir algum presídio no Brasil que possibilite a ressocialização de presos, mas eu desconheço. A UPA de Imbituba, recentemente, foi interditada pelo judiciário, em razão do excesso de presos no local. E a quem cabe escolher boas áreas e implantar presídios? Não vai me dizer que é o prefeito!? O PSD local já sugeriu ao governador mudar o presídio do bairro Vila Nova Alvorada?

Todos por aqui acompanharam o embate entre o governo do estado e a população imaruiense, quando lá se queria instalar um presídio. E não era um presídio regional, que atendesse a apenas os presos das cidades vizinhas, mas para desafogar as cadeias da Grande Florianópolis. De que lado estava o autor desse manifesto que aqui analiso?

Sobre as câmeras de segurança, eu fui o único a, publicamente, questionar a eficácia delas, ou melhor, questionar as soluções que estavam sendo vendidas a Imbituba. Quem me deu apoio? Ignoraram o que escrevi.

Sobre a Polícia Civil em Imbituba, já fiz as observações alhures, não precisando tecer mais comentários. Para bom entendedor, meia palavra basta. Mas, quero mencionar aqui um embate em rede social, entre mim e o vereador Anderson Teixeira, também do PSD, que fez críticas à segurança pública desenvolvida pela PM local, quando falava em uma sessão da câmara. Ele disse que iria conversar com o delegado de polícia, para saber das dificuldades vividas, mas até hoje nunca o procurou.

Por fim, Christiano asseverou que cabe ao prefeito tomar as rédeas da situação.

"Todas essas Ações precisam ser lideradas pelo representante maior da Administração Municipal, com o apoio da Câmara de Vereadores. Sei que muitos colaborarão, no entanto, o primeiro passo tem que ser dado por quem de direito tem esse dever e responsabilidade.

Sou um desses, que quer colaborar!"

Desta vez, discordo em parte.
Sim, o prefeito tem de buscar junto ao governo do estado uma solução para os problemas de segurança, pois só o governador poderá contratar policiais civis e militares. Mas não acredito que consiga êxito, tendo em vista que o prefeito é do PSDB, enquanto o governo é de partido de oposição a esse.
Mas pergunto, novamente: por que os quatro vereadores do PSD não vão à Capital tentar trazer policiais para Imbituba? Simples. Porque não conseguirão. Porque são só quatro? Não. Por qual motivo? Eles devem saber. Pergunte a eles.

Recentemente, tivemos desabafos calorosos em praça pública, com direito à notícia televisiva na RBS. O alarde, que apenas comentei em breve nota em post aqui publicado, não teve eco nas estatísticas divulgadas pela Polícia Civil em Imbituba. Vociferou-se que a criminalidade tinha aumentado consideravelmente, tendo como alvo os estabelecimentos comerciais. É impressão minha ou as entidades representativas dos empresários do comércio entendem como comércio local aqueles que se localizam apenas no Centro e na Praia do Rosa?
A Polícia Civil mostrou em números - e contra números não há argumentos - que os índices de criminalidade contra estabelecimentos comerciais no município não tiveram aumento "considerável", como estava sendo divulgado. Vejam os números aqui.

Eu penso que a oposição deve ser sensata; não caolha. A oposição, por não fazer parte da administração, não pode fugir a sua responsabilidade, ainda mais quando possui o governo estadual nas mãos.
E fico intrigado com mais uma coisa. Se Christiano Lopes é o chefe de gabinete da secretaria estadual de desenvolvimento sustentável, pergunto: o que esta secretaria tem feito por Imbituba, diante do crescimento da cidade que ele mesmo admite estar ocorrendo?

Sabe, leitor, você pode publicar nas redes sociais a opinião mais sensata que alguém já leu ou gostaria de ouvir, mas saiba que qualquer opinião sem fundamento receberá muito mais curtidas que a sua, se for escrita por um político popular. Como sou político sem votos, vamos ver quantas curtidas e compartilhamentos este post terá.

3 comentários:

  1. Sergio, meus parabéns, analisaste com justiça e profundo conhecimento o que está ocorrendo aqui. Cristiano não merecia um julgador com a tua competência e atuaste mais como orientador. Ela nem sabe quais são os direitos e deveres dos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, eu li o post do ex vereador, e a primeira coisa que me veio em mente foi: O PT está fazendo escola.
    Jogar com a falta de conhecimento alheio é uma tática muito usada no Brasil, infelizmente, contudo ela está perto do fim. Acredito que com a era da informação, em no máximo 15 anos as pessoas deixarão de cair nessas falácias. Para uma pessoa bem informada, é claríssimo de quem é a responsabilidade pela saúde e segurança numa cidade. O estado é quem comanda as polícias civil e militar, e tentar cobrar do poder público municipal mais rigor contra a criminalidade chega a ser obtuso.
    Lamentavelmente temos que conviver com joguetes de marketing como esse. Vale tudo para se auto promover, principalmente usar a falta de conhecimento alheio.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, basta que os bons calem para que os maus triunfem. E neste silêncio de muitos, onde voce é excessão, pessoas a exemplo de Cristiano Lopes fazem um "belo discurso", populista e enganador, "crucificando" o Prefeito como se único culpado pelos problemas de segurança pública de nossa cidade, e o pior: ande números de pessoas acreditam na "verdade" ele. A máscara tem que ser retirada a fim de evitar que, com fatos a exemplo do pst que ele fez, comece a credecia-lo a nova candidatura.Sérgio, parabéns e continua.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.