Sistema viário de Imbituba necessita de estudos técnicos

Este assunto ainda não comentei aqui, mas já dei minha opinião nas redes sociais.
Quando publiquei o resumo da 5ª sessão da Câmara de Vereadores, prometi abordar o tema, em razão de uma Indicação do vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD).

 Neste blog, alertei para o mesmo ponto principal que o vereador Roberto Luiz Rodrigues menciona em sua Indicação, quando diz que "é de extrema URGÊNCIA e importância que se realize um estudo técnico, com engenheiros de trânsito, que possam melhor adequar a sinalização de trânsito". Sabe quando alertei isso? Em março de 2011, no momento em que publiquei que as lombadas irregulares continuam afrontando a legislação.

Em setembro de 2011, a prefeitura divulgou para foto e para a mídia a notícia de que seria realizado um planejamento do trânsito de Imbituba. Esse planejamento ainda está sendo realizado?
E quando publiquei esta notícia em meu blog, eu disse que é disso que as cidades precisam: planejamento. E não é pra hoje, não é pra amanhã. Esse planejamento tem de ser mirando um futuro mais distante. Assim, se gasta menos, quando se tem essa visão e se planeja bem.

O que fizeram no Centro pintando faixas de pedestres sem qualquer estudo foi algo que virou piada no vídeo bem humorado de João Moraes Filho, embora ele não tenha focado suas críticas na administração pública. Deveria. Mas ele está certo sobre suas críticas aos pedestres. Há muitos abusados e inconsequentes.

Seta mais ao alto na foto mostra a faixa de retenção.
O que vemos em algumas ruas do Centro são faixas pintadas entre os canteiros, onde deveria ser local para retorno do trânsito. E, se você não sabe, não se pode contornar sobre a faixa de pedestre (art. 206, III, do CTB - infração gravíssima - além da multa, sete pontos na carteira).
E o que adiantou tantas faixas pintadas nas vias, se é comum os transeuntes atravessarem fora dela?
E eles também desconhecem - inclusive, muitos condutores - para que serve a faixa de retenção. Para eles, as faixas de pedestre são todas iguais.

Ah!, e por falar em faixa de retenção, você não pode ser autuado por estacionar sobre ela, ok? Se for autuado, apresente recurso. A lei não proíbe estacionar sobre ela, mas aí vem um policial/agente de trânsito que não sabe disso e "mete a caneta". Embora haja quem entenda diferente disso, o CTB não indica essa atitude como infração de trânsito.

Mas voltemos à Indicação do vereador Roberto, cuja justificativa para apresentá-la na Câmara de Vereadores publico na íntegra:

"As ruas centrais de Imbituba (Av. Nereu Ramos, Rua Irineu Bornhausen, Rua Ernani Cotrin, Av. Santa Catarina) concentram todo o complexo econômico e comercial da cidade e nos horários de pico, leia-se de atendimento bancário - entre às 10 h e às 15 h, há um intenso número de pedestres e de veículos usuários do comércio local.

As viaturas da PM e do PPT, fazendo seu trabalho, muitas vezes passam em alta velocidade como aconteceu no último dia 27/02, onde ocorreu um assalto ao banco Ligeirinho, colocando em risco a vida daqueles que ali se encontravam bem como o patrimônio de muitos, que ficaram jogados a própria sorte. Isso porque, as viaturas em perseguição ao suposto criminoso, desrespeitaram as faixas de pedestres, que se frisa, são inúmeras para um espaço tão pequeno e desproporcionais a densidade da população.

Embora não haja consenso na legislação sobre a distância exata, entre uma faixa de pedestre e outra, os especialistas apontam que a distância não deve ultrapassar os 500 metros e estes precisam estar em condições adequadas para o pedestre. "O ideal é que fossem distâncias de 100 a 200 metros em áreas adensadas, mas são aceitáveis distâncias entre um quarteirão e outro, que medem em média 400 metros", explicou o professor e doutor em mobilidade humana, Oswaldo Lima Neto, no blogsdiariodepernambuco.

Pedestre atravessando fora da faixa.
Sabe-se que, as faixas de pedestres são instaladas para maior segurança destes, entretanto, aquelas colocadas no centro da cidade passaram a ser um incômodo aos motoristas, que têm que andar a uma velocidade reduzida, pois logo em seguida - cerca de 20 metros - já tem outra faixa, sem falar do risco que estes sofrem de ter seus carros abalroados pela traseira, por um motorista mais desatento. E o problema não atravessa, necessariamente, na faixa de pedestre!!

Em época que se propaga a mobilidade nos grandes centros urbanos e o desenvolvimento sustentável, não poderia deixar de expor o grande problema de estacionamento que as faixas criaram. Para cada faixa, são duas vagas a menos de estacionamento rotativo na área azul. Criou-se vaga para carga/descarga, vagas para deficientes, vagas para farmácia e reduziram as vagas para o usuário.

Assim, é de extrema URGÊNCIA e importância que se realize um estudo técnico, com engenheiros de trânsito, que possam melhor adequar a sinalização de transito reservado a pedestres (faixas de pedestres) e a realidade do espaço utilizado e número médio de veículos, para melhor aproveitamento do espaço e garantia da segurança a toda população.

Sala das Sessões, em 01 de março de 2013.
Roberto Luiz Rodrigues
Vereador"

Sugiro que caso se contrate serviço especializado, não se limite a faixas de pedestres. Pode-se dizer que o sistema viário de Imbituba não possui indicação de vias preferenciais, arteriais, coletoras, nem sequer placas de sinalização. Resumindo, omissão total do Poder Público.

Então, está aí. Esperemos que a administração analise a sugestão do vereador e concorde com ela, já que aquele bendito calçadão, que poderia resolver parcialmente o problema na Nereu Ramos, não sairá mesmo, embora tenha sido muito divulgado.

(Observação: o texto apresentado na justificativa do vereador foi publicado conforme consta no documento original, não havendo revisão por parte deste blogueiro, quando da publicação neste blog)

4 comentários:

  1. Boa a indicação do vereador.
    Concordo com o blogueiro, esse planejamento tem que abranger todo o trânsito, além de ser seguido - não adianta ter o estudo e não o colocar em prática.

    Parabéns pelo blog.

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    1. Maurício, há cruzamentos perigosos como o da Nereu Ramos com a João de Oliveira Filho que não possui placa de sinalização de preferencial. E isso em pleno Centro.

      Obrigado por seu comentário. Volte outras vezes.

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  2. Absurdo o "enxame" de faixas de pedestres no centro... precisamos de um especialista em trânsito urgente!
    Com referência a revitalização de parte da Nereu Ramos, informações dão conta que sairá em breve, conforme projeto existente.

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    Respostas
    1. Giovane, na João Rimsa há duas faixas que distam menos de dez metros uma da outra. É absurdo isso. Nunca vi em nenhuma outra cidade esse "enxame" de faixas.

      Obrigado por seu comentário.

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