Obsolescência planejada!
Por Malu Peters
PESQUISA – Fabricantes embutem "defeitos" em equipamentos – em colaboração com a revista PC-Welt (ler reportagem de Panagiotis Kolokythas no original)
Muitos aparelhos elétricos/eletrônicos são concebidos pelos fabricantes de forma a estragarem mais rápido do que realmente deveriam. A esta conclusão chegaram os estudos denominado "Obsolescência Planejada", solicitados por parlamentares do Partido Verde alemão (Bündnis 90/Die Grünen).
Segundo a pesquisa, os fabricantes usam deliberadamente material de qualidade inferior nos aparelhos ou “ajudam” com truques técnicos. O objetivo é garantir que os consumidores comprem novos produtos em intervalos cada vez menores. Os autores do estudo estimam num cálculo-modelo que os consumidores gastam, em um ano, cerca de 140 bilhões de euros para substituir, desnecessariamente, aparelhos estragados.
Como exemplo de produtos pesquisados, entram impressoras, escovas de dentes elétricas, laptops, cafeteiras automáticas, lavadoras de roupas e fones de ouvido.
Nas impressoras, por exemplo, são utilizados contadores que asseguram que os aparelhos “pifem” após um determinado número de páginas impressas.
Nas escovas de dentes elétricas são usadas baterias não-substituíveis (Akkus - já fazem parte do produto), que após um determinado tempo não recarregam mais corretamente (com eletricidade).
Nos fones de ouvidos a má construção ou o uso de material de má qualidade garante que, mesmo com o uso normal, os fios quebrem-se/estraguem-se rapidamente.
De acordo com a pesquisa, aparelhos como laptops são construídos de tal forma que torna o conserto deles difícil ou o custo desse conserto é tao grande que não vale a pena.
Na elaboração desse estudo participou o especialista em consumo, Stefan Schridde, que opera o site Murks? Nein Danke, onde os consumidores podem relatar suas experiências com produtos com "defeitos embutidos".
Os políticos do Partido Verde não só alertam para os altos custos dos consumidores, como também por esses produtos causarem montanhas de lixo desnecessário. A exigência dos Verdes é, portanto, a necessidade de se rever (modificar) a garantia dos produtos e também o direito a essa garantia.
Quem pensa que no Brasil é diferente... só se for para pior. Como já escrevi em outro artigo, o palhaco é sempre o povo!
(A imagem foi extraída da matéria original, sendo esta traduzida por Malu Peters)
Nenhum comentário:
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!