Museus virtuais: poucos passos até Mona Lisa
*Por Malu Peters
Muitos museus oferecem visitas virtuais - o MoMa atrai até mesmo com cursos online.
Para ganhar as gracas do público e levar mais rápido as artes até ele, muitos museus utilizam cada vez mais a internet. Passeios virtuais e bancos de dados completos estão à disposicao para pesquisas sobre as obras e seus autores.
Para ganhar as gracas do público e levar mais rápido as artes até ele, muitos museus utilizam cada vez mais a internet. Passeios virtuais e bancos de dados completos estão à disposicao para pesquisas sobre as obras e seus autores.
Museus de Arte Moderna - MoMa.
O mais conhecido de todos os projetos digitalizados foi feito pelo Google em 2011, com o Google Art Project. Atualmente o usuário pode visitar mais de 100 museus virtualmente.
Individualistas como são (esquecem-se que o mundo está globalizado e acham que viverão sempre dos louros do passado), os franceses preferem ter seu próprio projeto de visitas virtual. Procure as - poucas - informações em inglês; a intenção é que o visitante virtual faça uma visita pessoal. Aqui, pode-se admirar a Mona Lisa.
Para quem quiser, simplesmente, visitar o Louvre, sem detalhes sobre obras específicas, com exposições atuais, acesse este link.
Na Alemanha, existem, também, muitos museus com visitas virtuais.
Poucos espaços e poucas obras.
Grande coleção que vai da literatura, passa pela música e chega à pintura. Em vários website oferecem chance a artistas, até mesmo aos amadores, de apresentarem seus trabalhos. Tem só que "surfar".
Artistas apresentam aqui suas obras (pintura e escultura) em dimensão tridimensional.
Espero que haja alguns amantes de arte por aí e que essas informações sejam de alguma utilidade.
(*Malu Peters é brasileira e vive na Alemanha há mais de 20 anos. Embora seja natural do Centro Oeste do Brasil, já visitou Imbituba e escreveu alguns artigos para este blog - clique no marcador Da Europa para Imbituba.)
Nenhum comentário:
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!