Cuidado com a Língua: mal e mau, menos e "menas"

Leitor, vamos para mais um artigo sobre erros comuns cometidos ao escrever. E eu sempre costumo chamar a atenção para quem usa bastante as redes sociais, pois se antes as conversas ficavam restritas à troca de mensagens com colegas, amigos e parentes, através de emails, SMS e do falecido MSN, com a chegada das redes sociais tudo mudou.

Nossas mensagens, hoje, estão disponíveis à toda uma gama de pessoas desconhecidas, não se sabendo aonde poderão chegar. Imagine, então, um texto mal escrito, com palavras simples escritas de forma errônea, sendo compartilhado diversas vezes no Facebook.

Vamos, então, a mais um artigo sobre a Língua Portuguesa.
Com a sugestão do leitor Matheus Souza, começaremos pelas palavras mau e mal.
É comum muitas pessoas trocarem essas duas palavrinhas, não sabendo quando usar uma ou outra.
Tem-se de ter na memória que mau é antônimo de bom, enquanto mal é antônimo de bem.
Quando não souber, portanto, qual a palavra deverá ser usada, substitua pelo seu antônimo, para ver se a oração ficará correta.
Vamos a alguns exemplos:

-O seu mal foi nunca ter se importado com a Língua Portuguesa. Substituindo pelo antônimo correspondente, veja que a palavra bem é a que melhor se encaixa no texto. Se você trocar por bom, ficará estranho: O seu bom foi nunca ter se importado...

-Um escrevia bem; o outro, muito mal. Se você substituir pelo antônimo errado, a frase terminará com muito bom e você perceberá que não estará adequada.

-O mau atendimento no serviço público é quase regra no Brasil. Efetuando-se a substituição, fácil verificar que a palavra bem não se encaixará na frase, mas, sim, bom.

Fácil, não? Então, não erre mais!

Passemos para outro erro comum cometido diante de mais duas pequenas palavras: menos e "menas". Na verdade, é só uma palavra, porque a segunda não existe na nossa Língua, embora sendo escrita e falada por muita gente que acredita que "menas" é o feminino de menos.

-Existem menos (e não "menas") mulheres que homens na política.

-A cada dia, menos (e não "menas") água doce está à disposição da humanidade.

-Quanto mais boas leituras você faz, menos (e não "menas") palavras erradas você escreve.

E por hoje é só. Se tiver alguma sugestão, envie através de comentário.
Quero agradecer a Matheus, pela sugestão, e aos leitores que "curtiram" os outros dois artigos sobre o tema:  

Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.

2 comentários:

  1. Pena, hoje de manha, coloquei um comentário enorme aqui e quando cliquei em "publicar" apareceu as opcoes para selecionar o perfil. Depois que fiz tudo como mandava a cartilha o meu comentário simplesmente sumiu. E nao foi a primeira vez que isso aconteceu. Será que seu blog tá com vírus? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi seus comentários. Acho que não houve problema não. Eu recebi dois comentários iguais, em outro artigo sobre a Língua Portuguesa. Está lá publicado um deles. Agora recebi dois comentários seus informando que teria ocorrido problema. Os comentários não são publicados instantaneamente. Eles ficam aguardando minha autorização e aparece uma mensagem ao leitor informando isso.
      Antes, eu recebia instantaneamente no celular o comentário publicado pelo leitor, que chegava até mim via email do Yahoo. Eu o lia e já publicava, quando não tinha nada que pudesse me complicar. Não sei por que isso não está ocorrendo.
      Agora, eu só sei se tem comentário do leitor, se eu acessar o painel do blog, que é onde ficam todas as postagens publicadas, rascunhos, comentários e outras coisas. Daí, nem sempre eu posso acessar esse painel, porque demanda mais tempo, e nem tenho como ficar olhando a todo momento.
      Esse inconveniente está me deixando indignado, porque o leitor quer ver seu comentário publicado. Eu sei como é isso, porque quando eu comento em outros blogs que são da mesma forma, eu quero logo ver meu comentário publicado. Para tanto, eu me inscrevo no artigo em que comentei. Assim, quando o editor do blog publicar meu comentário, eu receberei um aviso via email, e quando ele responder meu comentário ou outro leitor publicar algo lá, eu também receberei. Meu blog também tem esse mecanismo, e está logo abaixo da caixa de comentários, sob o nome "inscrever-se por email". Basta clicar ali, logo após o encaminhamento de seu email. Quando não quiser mais receber notificação de novos comentários, é só clicar novamente, cancelando a inscrição.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.