Imagem da semana: cães na praia: problema sem solução

Aos que são contrários a cães na praia, como eu, aviso que perdemos a batalha.  Comentarei adiante.
Há anos que critico a presença de cachorros nas praias de Imbituba (já escrevi sobre esse assunto). E há anos espero uma atitude da administração pública, que não vem.

Acredito que o Poder Público não deva estar preocupado com esse problema, já que a população pouco reclama, sendo muito passiva e até condescendente com a cachorrada na praia. Ou seja, muitos banhistas, mesmo os que não possuem cães, não vêem incômodo ou perigo nisso. Pelo menos é o que se observa na praia.

Faz algumas semanas que postei nas redes sociais uma foto de um cachorro na Praia da Vila, o qual estava acompanhado de sua proprietária. A foto foi feita logo após eu conversar com banhistas que comentaram sobre a apreensão de um pitbull feita pela PM.
Bem, após a publicação da foto, a moçoila soltou cobras e lagartos contra mim, no Facebook. Ignorei. Certas coisas não merecem resposta, muito menos atenção. Toquei nesse assunto, agora, apenas para demonstrar que não é fácil solicitar que alguém retire seu cão da praia. As chances do dono morder você são maiores que o ataque de seu animal. E, então, você chegará à conclusão de que o animal que tem de sair da praia não é o cão.

Eu, como proprietário de um pequeno cão, um maltês, também gostaria de levá-lo para correr nas areias da praia, mas como sei que isso não deve ser feito, por questões de saúde pública e da própria saúde do animal, não o levo. Se o levar, será fora da temporada, quando a praia estiver vazia.

Mas voltemos ao início. Como se pode ver nessa foto abaixo, a placa que está fincada ao lado do restaurante do Clésio, e já torta pela ação do tempo, alerta que é proibido cães na praia.



Já esta outra placa, próxima do acesso ao Canto da Praia da Vila, repousa no chão.



Estranho é constar nessas placas que a proibição de cães na praia esteja estabelecida pela Lei Municipal 2.962/2006. Isso porque, se não estou enganado, essa lei nada fala a respeito de cães encoleirados na praia sob a guarda de seus donos, que é bastante comum se ver por aqui. A lei disciplina a conduta e estabelece obrigações para os proprietários de cães soltos em vias e logradouros públicos.
Diga-se, por oportuno, que a referida lei é letra morta, pois estabelece inúmeras condutas que o município não fiscaliza, porque não criou mecanismos para operacionalizá-la, e os proprietários de cães sequer sabem do que são obrigados a cumprir.

O código de posturas do município (Lei nº 846/86), por outro lado, é mais específico e estabelece multa:

"Art. 125 - É expressamente proibido:
I   - (...)
II  - (...)
III  - (...)
IV  - levar animais para praias em época de veraneio."

Mas quem deveria autuar os proprietários e retirar os animais da praia? Fiscais para isso a prefeitura não tem. E o canil está temporariamente desativado.

Para os críticos de minhas críticas, deixo um link que informa alguns riscos que os cães na praia podem trazer à saúde dos banhistas. Como, também, riscos à própria saúde do animal.

Mas enquanto não vemos atitudes da administração municipal, continuaremos a ver a péssima atitude de alguns em levar cachorros para a praia.

Um comentário:

  1. Sou uma pessoa que ama cães, fico indignada com maus tratos. Mas tudo tem limites, também sou contra animais na praia.Temos que ter consciência que por bem tratado e cuidado que possamos ter com os nossos peludos, sabemos que o xixi e coco na areia trazem varias doenças. Os pais levam seus filhos pequeninos que brincam na areia onde está escondida milhares de bactérias que podem levar até a morte de uma criança ou adulto. Temos muitos outros lugares para passear com nossos amiguinhos, sem esquecer a sacolina com uma pazinha para juntar as cacas e colocar no lixo,temos este dever pq ninguém é obrigada sujar o sapato na sujeira deixada.Faz parte da boa educação. Quanto os cães de rua temos que ter um local apropriado, não estou falando de canil com cubículos mas com espaço para que estes animais,Possam andar tomar sol e ser tratado para adoção.Temos que ter uma castração em massa de gatos e cães. Que a vigilância sanitária tem que contratar um bom veterinário com ajudantes voluntários de ONGS ou associações. A prefeitura tem que tomar uma atitude conforme diz a lei que todos os as animais esta sob tutela do do Estado. como falei amos os animais, Mas não é por isso que vou assinar que é normal cães e gatos soltos nas rua e nas praias. Uma sugestão, tos os cães e gatos com chips e registrados com o nome dos donos Vai ficar mais fácil saber quem abandona.E que as multas sejam bem altas,para donos IRRESPONSÁVEIS que jogam nas ruas os animais. Curitiba usa um método parecido.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.