Porto de Imbituba: saiba o conteúdo da liminar que manteve a Cia Docas no comando

Nem fim do mundo, nem fim da administração do Porto de Imbituba pela Companhia Docas. O assunto que movimentou a cidade e a região não analisou a possibilidade de o Judiciário mantê-la no comando do porto. Só se falava na administração transitória ou até mesmo a possibilidade de o governo de Santa Catarina esticar seus tentáculos e, por longos anos, agarrar o único porto privado do país. Por enquanto, a tentativa foi frustrada por uma liminar, a qual publico para os leitores do blog, na íntegra: acesse o conteúdo!


No dia 29/11, a presidente Dilma anunciou que o Porto de Imbituba, juntamente com mais dois portos, será leiloado em 2013:

"A versão final do pacote de medidas para o setor portuário, que deve ser anunciado no dia 6, aumentou de tamanho e contemplará investimentos de R$ 50 bilhões a R$ 60 bilhões em novas instalações e ampliação da capacidade existente. Mais da metade do valor total precisará ser desembolsado até o fim de 2014. O anúncio das medidas está previsto para quinta-feira da semana que vem, às 11h, em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença de empresários e governadores. Dilma confirmou o leilão de três portos importantes em 2013: o porto Sul da Bahia (Ilhéus), o porto de Manaus (Amazonas) e o porto de Imbituba (Santa Catarina). Esse último é o único porto totalmente privado do Brasil." (leia mais) (Fonte: site do Porto de Santos)

(A foto foi extraída do site do Porto de Imbituba)

15 comentários:

  1. Caro amigo Sergio Pena. Não tenho formação universitária compatível com a matéria, ou melhor, não tenho formação universitária, mas não deixarei de comentá-la uma vez que está tão clara, portanto o faço com base no que consta na Liminar.
    Não vejo como derrubá-la, pois está bem embasada e desejo que vingue.
    Desconheço como foi à administração do Porto neste período em que esteve sobre a tutela da CDI, mas conheço bem o que está ocorrendo nos Governos Federal e Estadual e não vejo condições para qualquer um deles assumir esta responsabilidade.
    Um fato que me chamou atenção foi quando o Meritíssimo Julgador, sita um artigo da Lei que permite ao Governo Federal assumir ou transferir para terceiros o motivo desta Ação.
    O que penso sobre isto talvez nada tenha nada haver com o blog e se for cortado na moderação aceitarei como normal e dentro das regras.
    Se fosse eu o Presidente da República consideraria “um puxão de orelha” no sentido de tomar mais cuidado quando da nomeação de pessoas para cargos em uma secretária ou outra qualquer unidade administrativa da União. Por outro lado alertou que o MP por suas Altas Cortes está atento e pronto a barrar qualquer decisão que cause lesões nas Leis vigentes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabemos que o governo não é nenhum santo mas a atual administração (CDI) é horrível, os caras só pensam neles, aumentaram 100% as tarifas portuárias do dia para noite fazendo os armadores correrem do nosso porto, afinal já estão ganhando bem pra que mais navios, só para se incomodar e ainda trazer a fiscalização e descobrir seus podres... é desse jeito e no final quem sofre é o trabalhador.. vem Colombo vem, pior não tem como ficar

      Excluir
    2. Iniciei meus comentários neste blog afirmando o seguinte: “Desconheço como foi à administração do Porto neste período em que esteve sobre a tutela da CDI, mas conheço bem o que está ocorrendo nos Governos Federal e Estadual e não vejo condições para qualquer um deles assumir esta responsabilidade”.
      Até agora não li um comentário contra a permanência da CDI na direção do Porto, com dados claros dos erros cometidos por ela.
      No primeiro falam de um funcionário que está há anos na chefia e que deveria ser substituído, mas não apresentam nada em desabono a conduta dele e até elogiam ser uma boa pessoa.
      Dando prosseguimento aos debates analisamos a administração municipal que se encerra nestes 31 de dezembro de 2012, para mim que aqui resido há 22 anos foram os oito anos que trouxeram o progresso que tanto Imbituba precisava e mais uma vez os contrários não tiveram argumentos para continuar.
      Entramos então na área do tráfico de entorpecentes e criminalidade, onde as polícias civil e militar tem desenvolvido um trabalho magnífico, novamente não conseguiram os do contra mostrar falhas no trabalho que possam comprometer o cumprimento do dever.
      Afirmam ver traficantes em todas as esquinas, eu não vejo e se ver chamo a polícia. Porque não fazem o mesmo, por medo ou por conveniência¿
      Agora comentam que a CDI não quer mais navios, que falta de observação no que se passa. São tantos os caminhões na carga e descarga que até as estradas estão sendo ampliadas, locais de estacionamento estão sendo construídos. Falam em existir “podres” na administração atual, mas não dizem quais são. Como são levianos.
      Acreditam num governo que há dois anos somente agravou os problemas na Educação, saúde e segurança.
      Sem conhecer o passado da CDI, sem informações em que possa acreditar, continuo pensando que o melhor para o porto seria a permanência dela na direção, o resto é manifestação política partidária.

      Excluir
  2. Amigo sou de Imbituba, não sou partidario, mas desde que me identifico por gente o porto de Imbituba sempre foi o mesmo, todo o dinheiro arrecadado pelo porto se foi para outro estado, sem quer que Deus administradores investissem mais na parte extrutural do mesmo, nosso porto vem sendo administrado po meia duzia de pessoas e empresarios que só querem para sí, este final de contrato coma CDI, e o novo contrato com o estado, seria o ultimo cartucho para nossa querida cidade de Imbituba deslanchar, sei que haveria inumeros cabides de emprego, mas isso se ve a todo tempo até mesmo na nossa prefeitur a, mas com a administração Estadual acoisa iria mudar, o nosso porto iria entrar em um novo período de fartura de cargas, como é no caso do porto administrado pelo governo estadual se eu não me engano o porto de São Francisco do Sul, que está bombando atualmente. Se o porto de Imbituba passar para o estado certamente estes que não deixam o progresso vir para a nossa querida Imbituba teriam que largar a teta.
    Como digo não sou partidario de ninguem, só quero ver a nossa Imbituba no rumo certo, Trabalho em um naviu e viajo por portos de Itajai, Rio de Janeiro, Vitória e outros mais e vejo que estes não suportão a grande quantidade de cargas por eles manipuladas, ao contrario do nosso porto de Imbituba que a muitos e muitos anos está caminhando Nem a passos de tartaruga, gostaria sim que o nosso porto deslanchasse, mas com sangue novo.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, o sangue não precisa ser novo, necessita ser bom, e atualmente o sangue que Administra Imbituba e o Porto é de primeira. O sangue novo que queriam colocar aqui estava contaminado, razão pela qual os eleitores o refugaram. Te convido a fazer uma visita a tua "Querida Imbituba" para constatar "In Loco" o que está acontecendo aqui.Leia o Diário Catarinense e constate o que está acontecendo na capital. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amigo estou sempre em Imbituba, este final de ano estarei novamente, quero lhe dizer que politica e administração portuaria são exenciais, pois a nossa vida por mais que nós não queiram, está ligada a politica mas não a politicagem, a administração de nosso porto esta nas mãos do nosso xonterrania Gesiel Pamato, sem duvida uma ótima pessoa, mas quero de informar que ele não tem o poder Mor para grandes decisões está acargo sim de outrens este que lhe digo que nunca aplicaram o lucro do porto de Imbituba dos tempos do carvão até hoje, hoje ví uma noticia nos jornais que me deixou mais tranquilo, a nossa presidente Dilma colocara varios portos em licitação um destes esta incluido o porto de Imbituba, tomara que um grande grupo ganhe esta licitaçáo e consiga tirar estes que ai estão mamando a vários tempo, sobre os portos Imbituba não tem como ficar mais para traz, pois a economia Brasileira aquecida como está, força o nosso porto a deslanchar, só quero dizer que não venham para a radio e jonais politicos sejam de qualquer partido dizer que foi eles que proporcionaram a vinda do progresso para Imbituba atravez do porto, para mim não interessa o que esta ou não esta acontecendo no estado, pois sempre foi e será assim, isso só irá acabar quando nós povo pararmos de votar nesta escoria e sangue sugas, agora não adianta a reclamação as urnas estiveram abertas e o povo Nem foi capaz de votar em branco, pois sei que 50% dos votos mais um teriam que ser realizadas novas eleições, mas não foi isso que o povo quis, espero que o nosso porto caia em mãos desentes, pois se isso náo acontecer ai sim podemos esquecer em falar do nosso Porto.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo estou gostando de dialogar contigo embora tenhamos em pequenos momentos pensamentos diferenciados. Isto ocorre por termos uma visão diferente da situação eu moro em Imbituba a 22 anos e tu a visita seguidamente. Tu conheces o Gesiel Pamato eu não. Eu vivo a política do município sem ser partidário de qualquer agremiação e escolho meus candidatos entre aquele que mais mostraram serviço e honestidade dentro de meus critérios.
    É uma atitude muito elogiável de tua parte afirmar que Gesiel Pamato é gente boa, mas discordo quando dizes que ele não tem o poder para grandes decisões porque aprendi que ninguém é ou será o chefe supremo, sempre tem alguém acima de nós, até o Presidente de grandes empresas tem que ceder aos desejos dos acionistas. Quem sabe quantas ordens cumpriu sem concordar, mas teve que se sujeitar a simples regra da vida que diz: o que posso, o que devo e o que necessito, isto posto não vejo e não colocaste nada, a meu ver, que possa condená-lo por não existir um delito ou crime em suas ações.
    Discordamos também quanto a capacidade do governo Dilma, embora ela esteja agindo bem mais honestamente que seu antecessor. O governo Dilma foi quem nomeou os dirigentes das autarquias e órgãos do governo que cuidam dos portos e estes setores estão sofrendo denúncias por parte da PF. Denúncias pelo que li, bem fundamentadas.
    Está é uma das razões que torço para que a CDI vença, pois se ocorrer esta licitação o poder não estará mais com ela.
    Discordamos também quando criticas políticos usando a imprensa. Discordo porque acompanho estes últimos oito anos e tudo mudou. O Porto cresceu. Trouxe empregos e novas empresas para o município e por via de conseqüência mais empregos. Não vejo mais grupos de jovens conversando nas esquinas no horário de trabalho. Estão quase todos empregados.
    Falam mal da Zona Industrial, mas ali quando aqui cheguei existia um plano de instalar uma ZPE e nada foi feito. A ZPE sim foi um cabide de empregos, a zona industrial está trazendo mais progresso para Imbituba e é particular amigo e quem fez isto amigo foram os políticos que souberam aproveitar potencialidades do município que estavam adormecidas.
    Quanto atingir 50% mais um de votos em branco é utopia, se quisermos mudar o quadro de políticos eleitos tens que sair às ruas e fazer campanha em favor dos decentes e foi isso que aconteceu na nossa querida Imbituba, os bons se uniram e derrotaram os maus mesmo correndo o risco de ter sua vida política encerrada prematuramente. Repito o que afirmei no comentário anterior: “sangue novo não nos garante gente descente no governo, principalmente se seus familiares têm sangue sujo. O que nos garante bons políticos é sangue limpo”.
    Um forte abraço amigo.

    ResponderExcluir
  6. Amigo em nenhum momento mencionei o nome de sua familia neste dialogo de ideias, não dependo de política e Nem meus familiares também pouco, eu sou Imbitubense Trabalho fora mas resido em Imbituba a 40 anos, já trabalhei no porto quanto tivemos o seu alge com containeres, já Trabalho na marinha mercante a 14 anos e todo meu capital eu emprego em Imbituba, quanto a não ver jovens nas esquinas conversando pois quase Todos estão empregados, eu acho que você não sai da Ribanceira mesmo, não queira tapar o sol com a peneira, pois a nossa Imbituba esta com um numero alarmante de jovens traficando, eu posso afirmar pois um més sim e outro não estou em Imbituba, pois meu Trabalho me possibilita a isso, Trabalho para trazer o progresso para o nosso Brazil, Trabalho na área de exploração de Petróleo na bacia de Campos estado do Rio de Janeiro, conhesso mas doque você o que está acontecendo na nossa querida Imbituba, portanto tenha mais cuidado com as palavras dirigidas a mim quando fala de minha familia, não quero saber de politica e tenho raiva, como lhe disse não dependo dela para isso, não preciso estar puxando o saco de politicos para poder conseguir alguma coisa.
    Você já viu quem vai assumir o porto? Mas também se for ruim Saiba que estarei aqui para deixar meu protesto, este é o sangue novo que falo, mas se não cumprir o objetivo a qual Imbituba meresse, novamente estes terão que dar lugar a novo sangue .
    Eu um dia o ví fazendo um discurso para o Sr. Geraldo da pousada na nossa Ribanceira e por isso sempre vem em minha mente a sua fizionomia, você acha que eu não participo da vida social de nossa Imbituba, você se engana estou sempre de olho nos revés que nos asolam.
    Portanto te pesso, que não toque no nome de familiares de outrem aqui neste blogue pois eles não estão aqui para se defender.

    ResponderExcluir
  7. Olha amigo, quando falei que eu trabalhava fora de Imbituba mes expressei mal, sou morador de Imbituba a 40 anos. Tive um irmão que trabalhou nas obras da ampliação do quebramar na empresa chamada serveng, onde veio a falecer por motivo de acidente de trabalho com 18 anos de idade, trabalhei no porto quando houve o periodo da grande movimentação de conteineres, fazia vistoria para reparos dos containeres e conferencia de lacres de conteineres ovados, por causa da má administração do porto de Imbituba todas as linhas de carga através de conteineres se foi para outros portos que promoveram uma taixa de embarque mais atrativa, com isso fiquei desempregado por consequencia de interesse de alguns de não baixar a taxa no porto de Imbituba. Hoje graças a Deus Trabalho na Marinha Mercante na área de exploração de Petróleo, não visito devez enquando Imbituba, como você afirmou no seu comentário anterior, mas sim moro em Imbituba a 40 anos e sei muito bem os vicios sobre a administração portuária do nosso municipio. Agora estou na fase finalde Graduação em uma faculdade para acender a minha profissão e assumir um cargo mior de responsabilidade em uma plataforma de Petróleo, gostaria de salientar que todo o meu capital ganho em outro estado deixo aqui em nosso municipio, e também descodo quando você fala que não avista mais jovens nas esquinas pois quse Todos estão empregados, você deve está tirando pelo seu bairro, esta não é a realidade, você tem um exemplo na quele que vos escreve, pois para ter um salário digno e reconhecimento tive que sair de Imbituba, já tem um numero de quase 60 Imbitubenses trabalhando na área de prospecsão de Petróleo estes mesmos que tiveram a ideia boa de não esperar por estes que estão ai no poder por várias decadas, portanto amigo não vivo de política e Nem meus familiares, o verdadeiro foi que alguns membros de minha familia tiveram que sair de nossa querida Imbituba e ir trabalhar na nossa capital como exemplo de vários que já foram. Você sabia que que um numero asustador de jovens estão vendendo drogas como se fosse uma coisa normal na nossa cidade ao contraria do que você falou, se ve sim muitos nas esquinas fazendo a venda do intorpesente, chega até se comentar por brinacadeira que a mais vendedores do que usuários esta é uma situação muito alarmante.
    Portanto quero que a administração do nosso porto mude, para que estes que estão ai saiam e de lugar a novas ideias, mas digo uma coisa esta é a redenção do porto, mas se as coisas não melhorarem que espero que melhore, ai tenho muita pena de nossos jovens.

    ResponderExcluir
  8. Caro Emanuel somente hoje 21.12.2013 tomei conhecimento de teu post datado do dia 18.12.2012.Tomando ciência do conteúdo tive dois impactos um que trouxe satisfação e outro preocupação.
    Fiquei satisfeito por mais uma vez ter notado que dialogo com uma pessoa de posição firme e que defende seus pontos de vista. Preocupado pela afirmação de não teres mencionado o nome de minha família neste diálogo de idéias, o que me levou a pensar ter eu feito isso.
    Relendo minhas postagens constatei que isto não ocorreu no que se refere a ascendentes e descendentes, restando, pois ser referente às famílias “colegas portuários e políticos”.
    Considerando que mais adiante afirmas:...não dependo de política e nem meus familiares... portanto não te ofendi neste item também (família partidária) e com relação aos portuários citei somente o que elogiaste como uma boa pessoa.
    Solicito ao amigo informar onde cometi esta grosseria para que possa me retratar ou justificar.

    ResponderExcluir

  9. Continuando a responder comentário de 18.12.
    Quanto a um discurso por mim feito para o Geraldo da Pousada na Ribanceira de fato fiz dois. O primeiro no lançamento de sua candidatura na qual estava presente o Candidato a Prefeito pelo mesmo partido. No segundo fui o Mestre de Cerimônias em uma homenagem que a comunidade prestou a ele na qual estavam presentes lideranças de outros bairros e um deputado estadual de Santa Catarina, pertencente a um partido contrario ao do Geraldo.
    Nesta época fui um dos coordenadores da campanha e tive a oportunidade de conhecer Beto Martins, a quem sigo desde aquela época com muita satisfação e orgulho.
    Participei ativamente da campanha em todas as áreas, até na segurança. O fiz por amizade ao filho dele e não cobrei nada. Ao término das eleições fui convidado por Geraldo e filho para explorar a Lanchonete e administrar a pousada, pois pensavam desenvolver um programa turístico aproveitando o que dispunham. Trabalhei dois anos e meio e ganhei muito dinheiro, mas foi pelo trabalho que executei, o serviço era remunerado com base em percentuais sobre o arrecadado. Todos finais de semana recebíamos até 50 turistas. Geraldo, Filho e eu remunerávamos nossos colaboradores acima dos valores do mercado e mesmo assim eles não correspondiam. Tive que manter sempre um para substituir outro insatisfeito culminou que num feriadão de novembro minha cozinheira não foi trabalhar porque estava de aniversário e sua auxiliar porque iria limpar o túmulo dos pais dia 1º e receber visitas de parentes dia dois. Resolvemos encerrar as atividades, eram muitos problemas e nos não precisávamos trabalhar tanto.
    Quando a Andrade Gutierrez trabalhava no porto teve que trazer funcionários do norte e nordeste, pois os daqui não queriam trabalhar após as 17 horas nem sábados, domingos e feriados e eles tinham prazos a cumprir. Estou comentando este assunto por ter presenciado dentro da PM no dia 22.12.2012, data em que os funcionários receberam os salários de dezembro, um funcionário falar abertamente contra a administração de Beto Martins. Verdade amigo, muitos imbitubenses tiveram que buscar fora alternativas de trabalho, mas muitos botaram fora a oportunidade de trabalhar aqui.

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus as ratazanas que deixavam o nosso querido porto as minguas estão sendo descobertos, a várias empresas em nome destes que estão ali administrando estão sendo acusadas de desviu de dinheiro inrregularmente, seus bens foram bloqueados para garantir o pagamento de dividas referentes a encargos e outras transações mal intecionadas praticadas por estas empresas gerenciadas por estes ai que sempre usaram o nosso porto para lavar o dinheiro ilicito.
    agora o bixo vai pegar, são 20 pessoas involvidas vamos ver isso vir a tona.

    ResponderExcluir
  11. Vou esperar vir a tona, ai comento.No momento estou comemorando a nomeação de Beto Martins para compor o secretariado do Governo do Estado o que ratifica ter sido Beto um ótimo Prefeito, principalmente se considerarmos que ele derrotou o candidato do partido do governador e o partido a qual pertence não compor a base aliada do mesmo. Ate novas notícias fundamentadas não vou comentar mais, pois tenho adversários e tu inimigos.

    ResponderExcluir
  12. Você mesmo é muito atrazado, mais uma vez você metendo politica no meio, já lhe disse que nem estou ai para politica pois estou calejado de mentiras, se qualquer candidato a prefeito de Imbituba ganhasse para mim estaria, muito bom, o Importante é ver Imbituba em primeiro lugar, gostei de uma primeira decisão do nosso prefeito Jaison em transferir a festa do camarão para meiados do ano, com isso estara longe das programações de festas do inicio do ano, com isso trazendo mais públicos ao evento.
    Sobre o porto continuo afirmando e apoiando o poder público federal que está fazendo uma devassa na administração que por muitos anos prejudicou nossa cidade, já lhe disse não vivo de politica e nem brigo por isso, quero te dizer que o nosso ultimo prefeito o Sr. Beto, foi um dos melhores prefeitos para mim em todos estes anos, em seus 2 mandastos tive a oportunidade de estar em Imbituba e assim votar nele para ser nosso prefeito. Portanto te afirmo quem está procurando rinchas politicas é você, não olhe só para frente procure alhar ao seu redor.

    ResponderExcluir
  13. Por um erro meu, um comentário do leitor foi excluído deste artigo, motivo pelo qual republico:

    "Emanuel, foi um prazer conversar contigo, já expomos nossos pontos de vista. Até a próxima." (Blog do Rambo da Riba)

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.