Qual a força dos partidos nanicos?

Leitor, primeiramente, quero informar que Imbituba não possui 22 partidos, como publiquei no dia 06/06/12. A política imbitubense está servida por 25 partidos, os quais se alinharam da seguinte forma: o PSD carreou para si 16 siglas partidárias; o PSDB aglutinou 6; o PT, porém, lançou candidato com chapa pura e sem nenhuma coligação.

Esclareço que os números mostrados abaixo foram coletados hoje na base de dados do TSE-Tribunal Superior Eleitoral. Pesquisei cada partido envolvido na eleição municipal e extraí o número total de seus filiados que constam no site.

Vamos, então, aos números de filiados de cada partido:

-Coligação que apoia o candidato Christiano Lopes de Oliveira (PSD):

PMDB - 1.976
PSD - 281
PR - 165
PDT - 138
PRB - 121
PV - 83
PTdoB - 46
PSL - 20
PCdoB - 9
PHS - 8
PSB - 8
PMN - 7
PSDC - 7
PRP - 4
PTC - 4
PPL - 0*
PTN - 0*

(*não há registro de filiados destes partidos no site do TSE) 

-Coligação que apoia o candidato Jaison Cardoso de Souza (PSDB):

DEM - 2.232
PP - 2.121
PSDB - 1.388
PPS - 266
PTB - 109
PSC - 96
PRTB - 17

-Partido dos Trabalhadores, que tem Rosenvaldo da Silva Júnior como candidato a prefeito:

PT - 198

Observa-se que a primeira coligação possui uma grande quantidade de partidos, cujo objetio é aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio. E essa estratégia pode ser comprovada quando se vê nas relações divulgadas no TSE que alguns filiados saíram de outras siglas maiores, que já fazem parte da coligação, para formarem partidos nanicos que aderiram à mesma coligação.
É o jogo político de uma campanha eleitoral. Cada um utilizando as estratégias e artimanhas que tem a seu alcance para vencer o adversário.

Nesta sopa de letrinhas, resta saber - e só as urnas irão demonstrar - se os filiados de cada partido votarão em suas agremiações.
E falando em fidelidade partidária, observei no decorrer desta pesquisa que o PP é o partido que possui os filiados mais fiéis, havendo, proporcionalmente às demais siglas, o menor número de cancelamento de filiações.

Não comentarei mais nada sobre os partidos nanicos elencados acima, porque já falei sobre eles em artigo publicado anteriormente. Entretanto, há um fato que não comentei e que é usado constantemente como piada em conversas políticas: há partidos que cabem numa kombi... ou num fusca!

3 comentários:

  1. Os dados aludidos acima são merecedores de algumas interpretações:
    - O PSD não conseguiu transferir nem 20% do contingente de filiados do DEM para o seu espectro político;
    - Apesar de ter o maior número de filiados, acredito que, o DEM dos partidos grandes é um dos mais fracos;
    - Filiação não é necessariamente sinônimo de militância;
    - Alguns partidos nanicos revelam uma profunda incoerência ideológica, o caso do PC do B é emblemático. Não há identificação, pelo menos no campo ideário, entre o referido partido e o PSD. Comunismo e liberalismo são conceitos antitéticos!;
    - Há partidos nanicos que de tão inexpressivos dificultam a literatura política a desenhar os seus respectivos aspectos ideológicos, como é o caso do PMN, PHS, PRP, PPL, PTC< PTN e outros;
    - A coligação que apóia a candidatura de Christiano Lopes, apesar de ser formada por mais agremiações políticas, em termos majoritários, é de menor envergadura;
    - As coligações revelam a capacidade que um candidato ou partido tem de aglutinar outros candidatos e agremiações, mas não são indicadores fidedignos da aprovação popular. Deste modo, uma coligação com um maior estrutura pode sair derrotada.

    ResponderExcluir
  2. Ah, vale lembrar que ainda consta na lista de filiados algumas pessoas que nos precederam na Eternidade.

    ResponderExcluir
  3. Desconheco qualquer pesquisa ou estudo que aponte o horario politico obrigatorio no radio, como fator que possa ter influencia e poder de convencer eleitor a definir por este ou aquele candidato. Seja na disputa por uma vaga no legislativo ou a chefia do poder executivo jamais ouvi vencedores e vencidos, apontarem este quesito como primordial para o sucesso ou fracasso do seu objetivo.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.