POLÍTICA, ÉTICA E MORAL

Por César de Oliveira

A leitura de mensagens postas no Twitter pelas pessoas que sigo é que motivou a escrever este texto, buscando aclarar conceitos e, especialmente, a utilização indevida da Moral nas questões políticas.

Inicialmente, devemos buscar entender o que significam Política, Ética e Moral. Podemos dizer que Política, na concepção que nos interessa, seja o conjunto das práticas que tem por objetivo a conquista do Poder no âmbito do Executivo ou do Legislativo, seja como presidente, governador, prefeito, deputado ou vereador.

A Ética pode ser entendida como o conjunto de normas e princípios que norteiam a conduta do ser humano, sendo seu objetivo primordial a obtenção da Felicidade.
Já a Moral abrange as regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.
A Ética é de ordem pública; a moral, de índole privada.

Verifica-se, portanto, que Ética e Moral não se confundem, especialmente no âmbito da prática política, porque o Político não pode levar em conta seus valores morais, já que tem que pensar em relações públicas e, nesse sentido, mais de forma ética que moralmente. É nesse contexto que deve ser entendida a célebre frase de Maquiavel: na busca do Poder, os fins (a felicidade) justificam os meios (morais ou imorais)¹ .

Por isso, não se deve estranhar quando Lulla se junta com Maluf ou "amigos" de ontem se tornam "inimigos" hoje, podendo voltar a serem "amigos", futuramente. Eticamente, tal agir é perfeitamente justificável, porquanto busca obter ou manter o Poder, traduzido em Felicidade para qualquer Político.

Moralmente, porém, tais comportamentos não podem ser criticados ou repudiados, sob pena de moralizarmos a Política, como se ela fosse um encontro de relações nossas, relações particulares.

Exemplificando: posso ficar moralmente ofendido a ver um amigo conversando amigavelmente com alguém que ele sabe ser meu inimigo. Por considerar que ele está sendo desleal (falta moral) comigo, eu o excluo do meu rol de amigos e corto relações de amizade com ele. Por outro lado, o contato do presidente de meu partido com o presidente de outro partido adversário, buscando obter um acordo para chegar ao Poder ou mantê-lo, se insere no plano da Ética, porquanto obter o Poder através de acordo e não da força é uma prática democrática, por excelência.

Logo, acordos políticos, mesmo com adversários, são sempre eticamente corretos. Moral, caráter não cabem nesse contexto.

¹Segundo meu amigo Arrison Berkenbrock, Maquiavel não teria escrito a frase "os fins justificam os meios". Segundo ele, no Capítulo XVIII d' O Príncipe, consta em seu texto original a afirmação "si guarda al fine", cujo significado é "o que conta por fim são os resultados", e não "os fins justificam os meios".

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.