Marketing sujo

Na semana passada, por email, recebi de um leitor uma reclamação que merece a atenção do Poder Público.
Sei que o problema aludido pelo leitor não acontece só aqui em Imbituba, nem se resume a um só estabelecimento. É quase geral. Contudo, não é por isso que se poderá usar esse fato como desculpa e não se apresentar qualquer solução.

O texto abaixo e o título deste post foi enviado por Fernando César Martins:
Gostaria de expressar minha insatisfação com a forma de divulgação utilizada pela loja Berlanda, em Imbituba/SC.
Quase que diariamente tenho que retirar panfletos de ofertas de minha casa, moto e carro. Em meu automóvel, tal atitude vem danificando a palheta do limpador (gostaria de saber se a loja vai me ressarcir do prejuízo). Em minha moto, por vezes, colocam mais de dois panfletos; além disso, verifica-se vários panfletos espalhados pelas ruas!

É um direito da loja fazer a divulgação de suas promoções, mas que entreguem os folhetos diretamente na mão das pessoas que têm interesse em recebê-los. Não é esse entupimento de papel que vai me fazer comprar na loja de vocês.
Gastem menos com papel e melhorem de fato os preços de seus produtos.
Em contato telefônico com o leitor, ele me disse que o mesmo conteúdo de sua mensagem foi enviado também por email à loja Berlanda, mas até hoje não obteve qualquer resposta.

Leitor, tendo em vista que a prefeitura de Imbituba recentemente divulgou a reedição da "campanha cidade limpa", bem que poderia incluir esse caso em sua lista de ações. Já que parece que não dão a mínima para o já surrado tema  poluição sonora na cidade, produzida pelo marketing barulhento, espero que se interessem em notificar as lojas para não sujar a cidade.
E que tal a ACIM e CDL também agirem contra essa profusão de som e papel?

Nós, consumidores, também temos de fazer nossa parte. Na era de proteção ao meio ambiente, temos de boicotar essas lojas que não o respeitam. Eu, por exemplo, não entro em loja que tem caixa de som na porta. É o meu modo de protestar.

Quanto aos empresários, sejam mais criativos e responsáveis!

(a foto é meramente ilustrativa)

4 comentários:

  1. Fico bem irritada com estes panfletos colocados nos carros, produz um efeito contrário do que a loja procura, eu, particularmente, não vou em lojas que praticam este tipo de marketing...

    Quanto a poluição sonora no centro está demais, cada dia que passa está cada vez mais insuportável... o Zé Francisco berrando em pleno centro... carros de som no último volume... é um caos urbano, e com a proximidade do natal, esta prática tende a piorar.

    Na minha opinião deram uma arma, para um retardado... é o caso do Zé Francisco, e agora para tirar dele acho muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Isso já ultrapassou todos os limites, quase que diariamente recolho dezenas de planfetos "grudados" no potão de casa, quando cada supermercado ou loja deixava 1 planfeto já era coisa de me deixar irritado, essa semana depois de várias semanas recebendo 2, 3 as vezes 4 planfetos de uma mesma loja, resolvi acumala-los e levei ao centro jogando os mesmos de volta ao seus estabalescimentos na porta de entrada. assim talvez eles entandam como é em nossas casas.

    ResponderExcluir
  3. Não houve retorno formal por parte da loja Berlanda, porém recebi somente mais um encarte em minha moto após a reclamatória. Hoje percebi um carro de som fazendo a divulgação das ofertas desta loja. Gostei dos comentários da Lindinha e do Rafael Vieira (gostei da atitude de devolver o material na loja), garanto que muitas pessoas estão incomodadas, mas infelizmente poucas se manifestam e a realidade permanece.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, é bem assim. A indignação que há não é externada. Em várias ocasiões reflito se o cidadão está mesmo indignado com os problemas que o abate. E são essas reflexões que me fizeram várias vezes parar de escrever aqui. Mas depois, teimosamente, volto.

    Rafael, eu também recebi um panfleto da mesma loja e o guardei para devolvê-lo. Acabou indo para o lixo, antes de eu concretizar meu objetivo. Mas não faltará oportunidade, infelizmente.

    Convido vocês a participarem da audiência pública sobre a poluição sonora na cidade, se também compartilham da mesma opinião de que precisamos impor limites. Divulgarei aqui a data, se for aprovada pelos vereadores.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.