"Serei candidato a vereador em 2012" - parte final

Leitor, a cada dia, na mídia local ou em simples conversas entre amigos, mais nomes surgem como pré-candidatos a vereador. Alguns são divulgados como se fossem modelo ideal de político ou o salvador da Pátria! Como se a população estivesse mesmo acreditando que surgirão nomes capazes de representar seus anseios econômicos e sociais. Como se o eleitor estivesse imaginando que a crise de descrédito nos políticos estivesse dando trégua. É quase uma promoção de lançamento de produto, quando se apresentam apenas as qualidades, as quais, geralmente, são comuns a qualquer outro eleitor que nunca foi candidato.


Leitor, quem você quer mesmo como vereador de Imbituba? Alguém que represente um grupo enconômico? Uma família? Um grupo de amigos? Um partido? Uma categoria? Uma classe? Um bairro?
Você deseja ter mesmo uma câmara competente, com vereadores que saibam legislar e tenham coragem para fiscalizar - que é este o ofício principal - ou pretende escolher um vereador que lhe dê ou prometa algo em troca de seu voto, para que depois você permaneça dizendo que vereador não faz nada?

A pessoa que você ajudou a eleger em outra/última eleição não foi um bom vereador, mas mesmo assim votará nele, novamente, se ela for candidata? Você votará no seu amigo, porque simplesmente é amigo, mesmo sabendo que ele não terá competência para legislar? Deixará de optar por um cidadão que você acredita que seria um bom vereador, mas não votará nele porque não possui chances de se eleger? Votará num parente de político porque acredita que isso, por si só, o qualifica para o cargo, embora nunca tenha exercido qualquer função pública ou atividade social? Digitará o número de um candidato simplesmente porque ele é novo, sem saber se suas ideias são progressistas ou acompanham os ensinamentos de políticos retrógrados que não representam o melhor da política local? Você votará em um político ficha suja ou pensa que essa decisão é apenas do Judiciário, não cabendo o julgamento a você?

Leitor, sei que não é fácil escolher, decidir. Sei que muitas vezes nos enganamos ou somos enganados, por mais que se faça uma análise, por mais que tenhamos conhecimento das ideias do candidato. Pior, contudo, é quando fizemos nossa escolha baseada em argumentos fúteis ou sem nenhuma análise.
E se você se exclui desse processo, se não dá a devida importância, se não se interessa por política, saiba que há quem se envolva como se defendesse a própria vida, e serão pessoas como essa que poderão fazer de Imbituba um lugar melhor ou pior para se viver. (Leia o post: O desinteresse pela política leva a oligarquias)

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.