Leitor, estamos a um ano das eleições municipais. Muito embora haja muito tempo até lá, sabe-se que não se fala em outra coisa senão nos candidatos a prefeito, quando o assunto é política.
Hoje, há dois pré-candidatos a prefeito declarados. Pelo PSDB, o nome é Jaison Cardoso de Souza. Pelo recém criado PSD, o nome é Christiano Lopes de oliveira, ex-DEM. O PT ensaia uma candidatura, mas até aqui os discursos petistas não confirmam uma candidatura própria.
Nas conversas que tenho com pessoas que gostam de falar de política, mas não possuem qualquer vinculação com os partidos PSDB, PSD ou PT, não há muita satisfação com os nomes indicados. É quase unânime a opinião da necessidade de um terceiro nome, seja dos mesmos partidos envolvidos ou por indicação de uma outra sigla partidária.
A insatisfação pode ser decorrente da crise política que afeta o país, que leva o eleitor a não acreditar ou confiar nos homens públicos, como pode ser consequência da sopa de letrinhas na política local.
A ausência de projetos e propostas de todos os partidos envolvidos também pode ser observada. E essa minha observação já externei há tempo em rede social, a qual foi corroborada hoje no Twitter, pelo advogado
César de Oliveira:
"Tenho ouvido falar no nome de vários pré-candidatos a prefeito e vereador. Agora, uma mísera proposta para a cidade, nada!
O que pretendem DEM, PMDB, PSD, PSDB, PV, etc., que Imbituba seja em 2020? Cadê projetos, propostas, ideias para reflexão da Sociedade?"
Um outro usuário dessa rede social,
Alisson Berkenbrock, em diálogo com César, disse que "Não gostaria de ver uma eleição de 2 candidatos apenas. Ruim pra democracia."
Diante dessa discussão no Twitter, que resume o que venho ouvindo nas ruas, resolvi elaborar uma enquete aqui no
blog. A última que fiz, entretanto, não foi possível alcançar os objetivos que se esperavam, pelos motivos que
expliquei naquela oportunidade. Nesta, porém, como entendo que não há como privilegiar nenhum dos dois nomes em evidência, os votos dos leitores do
blog podem, sim, indicar uma opinião consistente sobre o atual quadro político em Imbituba.
A enquete ficará no ar até 12/10/11.
Na ausência de uma terceira opção para as eleições de 2012 em Imbituba, perde a cidade, perde a democracia e perde a população. Até o momento nenhum dos 2 pré-candidatos me convenceu que está apto a assumir a prefeitura da cidade. Como colocou muito bem o César no Twitter, faltam propostas, projetos, algo possível de ser feito e não uma ZPE pra iludir a população.
ResponderExcluirGostaria de ver uma terceira via surgir com propostas que coloquem a geração de empregos, melhorias na educação e na saúde como prioridade, e não foque apenas na perpetuação no poder. Sabe Sérgio e leitores do Blog, uma terceira opção poderia não ganhar as eleições, mas se conseguisse instruir e mostrar a real dimensão que tem uma eleição numa cidade a pelo menos 5% da população, já faria sua campanha valer a pena.
Abraços.
Na verdade, nenhuma das duas opções são novidade, até porque até uns meses atrás eram aliados. E também dependendo da terceira opção anularei meu voto, pois estou cansado das mesmas idéias e pessoas no poder em Imbituba.Será que a população não entendeu ainda que eles só querem se perpetuar no poder como lembrou o Alisson?
ResponderExcluirBoa tarde Silveira. O problema que temos em Imbituba relacionado a poder é que são sempre as mesmas oligarquias se perpetuando no poder. Desde a emancipação de Imbituba o poder girou em torno do porto e da cerâmica, com exceção da época negra do porto de Imbituba, que foi quando o Osny assumiu a prefeitura pela primeira vez.
ResponderExcluirAdianto de antemão a todos vocês que teremos sim uma terceira opção nas eleições, e não estou falando do Nasser ou do Junior do PT. Trata-se de uma pessoa pouco conhecida na cidade, mas muito bem assessorada com amigos politizados e com projetos viáveis, sem utopias para Imbituba. Ele vai vencer? Acredito que não, mas vai incomodar, pode ter certeza.
Abraços.
Legal, vamos torcer para os acomodados que sempre votam nas mesmas pessoas (que por sinal pouco fazem pela cidade), mudar um pouco o voto, quem sabe assim teremos uma Imbituba melhor.
ResponderExcluirHoje, não vejo políticos, partidos, projetos, programas... o que resta a uns poucos decentes é incomodar.
ResponderExcluir