Câmara de Vereadores: 30ª e 31ª sessões ordinárias

Essas duas sessões foram realizadas nos dias 12 e 19 de setembro de 2011, respectivamente. A primeira tinha na pauta, exclusivamente, a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO, apresentada através do Projeto de Lei nº 4.149/2011, o qual dispunha sobre o exercício financeiro de 2012, sendo aprovado em 1ª discussão e votação. A 2ª discussão e votação correu na 32ª sessão.

César de Oliveira recebendo certificado
Na 31ª sessão foi realizada a entrega do certificado “Moção de Congratulação” a César de Oliveira, presidente da subseção da OAB em Imbituba, pelo trabalho que desenvolve representando os advogados vinculados a essa subseção, que compreende os municípios de Imbituba, Imaruí e Garopaba. César tem sido referência no município pelo seu esforço em promover a cidadania e a justiça social. Ele só não faz mais porque encontra obstáculos diante de pessoas gananciosas, antidemocráticas e invejosas - observações minhas.
César seria um ótimo vereador, mas sei que ele, por enquanto, não pretende ser candidato a cargo eletivo. E é bom que ele não seja, para não se decepcionar com os eleitores.

Em relação à 31ª sessão, fez uso da tribuna o Sr. Rui Carlos de Orleães, que falou sobre o tema Meio-Ambiente.
Durante seu discurso, Rui Orleães informou que enviaria o conteúdo de sua exposição oral para este blog, para ser divulgado, mas até hoje não o recebi.
Sua apresentação, que se pode dizer muito interessante, pois recheada de denúncias e de críticas acertadas ao Poder Público, principalmente ao corpo fiscalizador da prefeitura, sendo que algumas delas eu mesmo já publiquei aqui no blog.

Sei que apenas alguns leitores terão o interesse de ouvir a apresentação, contudo, é para estes que eu escrevo, é para estes que eu me dedico a manter este blog funcionando. Portanto, a esses interessados em lutar para ter uma Imbituba com qualidade de vida, deixo o acesso aqui para ouvirem as palavras de Rui.
Gostaria, também, de destacar as argumentações feitas pelos vereadores Dorlin Nunes Júnior (PSDB), Elísio Sgrott (PP) e Jesiel Oliveira Antulino (PSDB). Infelizmente, o áudio está incompleto, não se podendo ouvir a participação de todos os vereadores.

Proposições apreciadas:

Em regime de urgência, entraram na pauta dessa sessão os projetos de lei nº 4.161/2011 e nº 4.162/2011, os projetos de lei complementar nº 240/2011 e nº 241/2011, todos de origem do Poder Executivo, bem como o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2011 e o Requerimento n° 015/2011, de origem do Poder Legislativo.
-Projeto de Lei nº 4.143/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o município a conceder auxílio financeiro ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imbituba. (Aprovado) Não recebi nem há no site da Câmara o teor deste projeto, motivo pelo qual não o disponibilizei para consulta.

-Projeto de Lei nº 4.158/2011, de autoria do Poder Executivo, desafeta bem móvel e autoriza doação à Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e dá outras providências. (Aprovado)

-Projeto de Lei nº 4.159/2011, de autoria do Poder Executivo, desafeta bem móvel e autoriza a doação ao Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina e dá outras providências. (Aprovado)

-Projeto de Lei nº 4.161/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o município a repassar recursos financeiros à Liga das Escolas de Samba Imbituba – LESI, e dá outras (Aprovado) Não recebi nem está disponível no site da Câmara o teor deste projeto, motivo pelo qual não o disponibilizei para consulta.

-Projeto de Lei nº 4.162/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o município aconceder auxílio financeiro à Associação de Mães e Amigas das Gestantes e Idosasde Imbituba e dá outras providências. (Aprovado) Não recebi nem está disponível no site da Câmara o teor deste projeto, motivo pelo qual não o disponibilizei para consulta.

-Projeto de Lei Complementar nº 240/2011, de autoria do Poder Executivo, autoriza o chefe desse Poder a extinguir, por remissão, créditos tributários relativos a IPTU, ISS-fixo, taxas incidentes em razão do funcionamento de estabelecimentos e dá outras
providências. (Retirado para vistas por requerimento do Vereador Luís Antônio Dutra)

-Projeto de Lei Complementar nº 241/2011, de autoria do Poder Executivo, institui o Programa de Recuperação Fiscal do município de Imbituba - Refis Municipal e dá outras providências. (Retirado para vistas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação)

-Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2011, de autoria do Poder Legislativo, dispõe sobre o Veto Total ao Projeto de Lei nº 4.138, de 01 de agosto de 2011, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e a Comissão de Ética e dá outras providências. (Aprovado) Não recebi nem está disponível no site da Câmara o teor deste projeto, motivo pelo qual não o disponibilizei para consulta.

-Requerimento n° 015/2011, de autoria do vereador Valdir Rodrigues, requer a realização de Audiência Pública a fim de tratar do impasse sobre a demolição de imóveis na Praia do Porto para a execução do projeto de construção do terminal privado do Porto de Imbituba. (Aprovado)

-Projeto de Lei nº 4.160/2011, de autoria do vereador Valdir Rodrigues, dispõe sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas dependências dos ginásios de esportes localizados na circunscrição do Município de Imbituba, e dá outras providências. (Retirado para vistas pela Comissão de Legislação, Constituição e Justiça)

Dessa sessão, farei comentários sobre algumas proposições. A primeira exteriorização, como prometido anteriormente, é sobre o veto total apresentado pelo Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 4.138/11, aprovado por unanimidade pelo Legislativo na 25ª sessão ordinária. Para quem acompanha as sessões ou as publicações deste blog, pode estranhar esse fato inusitado. Afinal, foi o próprio Poder Executivo quem enviou o projeto ao Legislativo, e nessa oportunidade apresentou o veto total a ele. O Legislativo Municipal, entre outras alterações, mudou o projeto no que dizia respeito à escolaridade dos pretendentes a conselheiro tutelar, fazendo com que fosse estabelecido o requisito de Ensino Médio e não o de Ensino Superior, como prevê a lei em vigor.
O que aconteceu ninguém sabe. De qualquer forma, na minha opinião, foi sensato o veto.

Para quem não tem conheimento, os conselheiros tutelares compareceram na Câmara para verem a aprovação de direitos trabalhistas que não eram atinentes a eles, como licença maternidade, horas de sobreaviso, férias remuneradas e 13º salário.
O Estatuto da Criança e do Adolescente faculta a remuneração aos conselheiros tutelares, ou seja, não há obrigação do município sequer em pagar salarário a eles, conquanto haja essa previsão legal em Imbituba.
O que restou, portanto, desse aprova e desaprova foi somente a frustração após a euforia na 25ª sessão. E a vida segue...

Com referência ao Projeto de Lei nº 4.158/11, observo que os veículos foram entregues antes mesmo da aprovação do projeto. Ou seja, colocaram o carro à frente dos bois.

Sobre a audiência pública requerida pelo vereador Valdir Rodrigues, informo, para quem não sabe, que há um abaixo-assinado na internet para que o Ministério Público Federal tome medidas contra a construção do terminal privativo a ser construído pela empresa Imbituba Empreendimentos e Participações-IEP.
Quando da publicação desta postagem, havia 265 assinaturas nessa "petição pública".
Para quem tiver interesse em assinar a petição ou dar só aquela olhada curiosa, clique aqui.

Finalizando, veja aqui os releases distribuídos pela imprensa da Câmara, sobre as indicações dos vereadores.

2 comentários:

  1. Primeiro,cumprimentar O Blog "Pena Digital",por sua imparcialidade, sendo totalmente Imbitubense, e dizer aos Senhores Editores e Leitores, que estarei remetendo todo o material que foi levado ao conhecimento dos Édis desta Comarca, no grande expediente da sessão 31ª, para que todos desta cidade, temem conhecimento, de como funciona a política de nossa terra e o tráfico de influências supostos corruptos. Rui Carlos de Orleaes.

    ResponderExcluir
  2. Rui, sobre a imparcialidade referida, escrevi sobre isso num dos primeiros posts deste blog, que poderá ser acessado em http://migre.me/6gOn7.

    A respeito do material, estou aguardando.

    A título de informação, a todos os leitores, este blog sempre possuiu somente um editor.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.