Tecon Imbituba inicia operações com portêineres

Recebi da assessoria de comunicação da empresa Santos Brasil a matéria que publico abaixo, referente ao início das operações dos dois portêineres instalados no Porto de Imbituba.

O texto, que recebi ontem, foi enviado para vários meios de comunicação, mas se você ainda não leu, terá a oportunidade de ler aqui no blog.

Tecon Imbituba inicia operações com portêineres no 
Os dois portêineres adquiridos pela Santos Brasil, no valor de US$ 15 milhões, para o terminal administrado pela Companhia em Imbituba (SC), foram inaugurados nesta semana. Na quarta-feira, dia 14, foram realizados 248 movimentos para importação e exportação em uma linha da América do Sul, com descarregamentos de cobre chileno e carregamentos de cerâmica catarinense. Já na quinta-feira, dia 15, os equipamentos operaram um navio com importações diversas que faz a rota América Latina e Caribe, cuja escala inicial, prevista para Itajaí, teve que ser remanejada para a alternativa Imbituba em função das chuvas que assolaram a Região Centro-Norte de Santa Catarina.

Os portêineres são capazes de atender as maiores embarcações do mundo, os navios ULC, Ultra Large Containership, operando simultaneamente dois contêineres de 20 pés carregados ou um contêiner de 40 pés carregado. A capacidade do guindaste para contêineres é de 65 toneladas ou até 80 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ªfileira de contêineres de grandes embarcações.

“O avanço já apareceu nestas primeiras operações, uma vez que houve um aumento de 50% em nossa produtividade. Tínhamos um índice de 30 MPH (movimentos por hora) com os dois guindastes MHC (Mobile Harbor Crane), e agora, com os dois portêineres single hoist, obtivemos uma movimentação superior a 45 MPH no navio AS Catalania”, explica Bruno Figurelli, Diretor Executivo do Tecon Imbituba.

Com a finalização das obras de ampliação do Tecon Imbituba e o aprofundamento do calado para 15 metros, o terminal localizado no Sul de Santa Catarina será capaz de receber super navios que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que em 2012 o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios, capaz de transportar cerca de 8.600 TEUS.

Todos estes investimentos, aliados às características naturais de porto marítimo, sem limitação física ou restrição de acesso devido a mau tempo, colocam à disposição de armadores e da cadeia produtiva um dos mais eficientes pólos portuários do Sul do país.

O objetivo da Santos Brasil é equiparar Imbituba às condições de tecnologia, equipamentos, infraestrutura de cais e retroárea dos maiores portos brasileiros, oferecendo não só um grande terminal em Santos, como também colocando à disposição uma alternativa à altura na Região Sul.

"A cadeia logística de abrangência do nosso terminal em Imbituba começa no Paraná, se estende por todo o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podendo alcançar alguns países do Mercosul”, diz Bruno Figurelli. Segundo o Diretor, "com o início das operações destes guindastes, a conclusão da ampliação do cais e a dragagem, a capacidade de movimentação do terminal passará dos atuais 150 mil contêineres para 450 mil contêineres por ano".

Investimentos em Santa Catarina

Desde que ganhou a concessão do Tecon Imbituba por meio de licitação pública, há três anos, a Santos Brasil vem ampliando e preparando o terminal com alta tecnologia e infraestrutura para receber linhas da Ásia, Europa e Américas. No total, estão previstos investimentos de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local.

A primeira fase das obras de ampliação contemplou a liberação de 300 metros de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro deste ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 metros lineares de comprimento de cais.

Outro investimento da Companhia na região foi a aquisição de uma área de 2 milhões de metros quadrados, destinada ao Retroporto Industrial de Imbituba, localizada em frente a um trecho já duplicado de 4,5km da rodovia BR-101. O espaço visa apoiar o desenvolvimento sustentável do Porto e prevê a instalação de toda a estrutura de suporte à operação como pátio regulador, armazéns, terminal de vazios, bem como a instalação de indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, indústrias exportadoras, de autopeças, além de montadoras de veículos.

O Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos do Governo Federal, por meio de projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do qual faz parte a dragagem de aprofundamento de 11 para 15 metros de calado, bem como a duplicação da via de acesso. Além disso, está prevista a construção da Ferrovia Litorânea, que ligará o Norte de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, integrando a Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 14 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 2,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente.

Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país. A produtividade do Tecon Santos, por exemplo, é a mais alta do Brasil: 80,38 MPH (movimentos por hora) em média. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde -PA e Imbituba –SC) e um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos.

Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de governança corporativa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
Por oportuno, informo aos leitores que esta publicação é realizada gratuitamente, assim como todas as demais neste blog.
Observação: a edição e revisão da matéria recebida é de responsabilidade da assessoria de comunicação da Santos Brasil em Imbituba

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