Planejamento do trânsito de Imbituba

Gostei de saber de uma notícia que tive conhecimento através da diretoria de comunciação da prefeitura de Imbituba, divulgada no dia 06/09/11. Segundo o órgão oficial, a "Controladoria e DEMUTRAN planejam estudos para o Trânsito de Imbituba"

Segue a informação, que você já deve ter lido na mídia:
O Controlador Geral e Planejamento (CGP), Gean Fermino começa a desenvolver em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), através do seu Diretor Carlos Fernando Demétrio, estudos a respeito das necessidades do trânsito da cidade.

De acordo com o Controlador a idéia surgiu em virtude das necessidades encontradas no dia-a-dia e de uma solicitação da CGP ao DEMUTRAN sobre algumas informações de procedimento. “Em função dos movimentos urbanos de Imbituba, se faz necessário iniciar uma busca de dados para começar a discutir aspectos fundamentais e concretos para o futuro da cidade”, afirma Gean.

O propósito da parceria é dar início no desenvolvimento de um estudo básico sobre o sistema viário para no futuro próximo, identificar e prospectar cenários de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo.

O Foco será o trânsito central bem como os acessos norte e sul, estabelecendo uma metodologia técnica para a contagem, classificação e análises dos dados coletados. Após, haverá um processamento com encaminhamentos de outros planos e projetos.

Gean desta ainda que é possível que seja necessário a contratação de especialistas para a aferição e validação do projeto, porém, é uma ação antecipatória e de planejamento. “Dentro do escopo ampliado de atuação da Controladoria Geral, por iniciativa própria, são ações que vão auxiliar de curto e médio prazo para encontrar soluções para restrições existentes”, disse. (grifei)

Este estudo sobre o trânsito faz parte de um Plano maior que é chamado de Plano Integrador de Imbituba, que está sendo desenvolvido pela Controladoria Geral, a fim de estimular, nortear e servir de ação estruturante para as demais secretarias.
Uma informação que me chamou a atenção foi a que grifei acima, sobre a "contratação de especialistas".
Em março de 2011, quando escrevi Lombadas irregulares continuam afrontando a legislação, eu disse: Que tal contratarem um engenheiro de trânsito para a cidade? Talvez muitos acidentes poderiam ser evitados, sem se precisar futuramente ouvir a piadinha de que Imbituba é uma cidade planejada, cada rua uma lombada.

O que me deixou contente com essa notícia veiculada é que estão planejando para o futuro. É disso que as cidades precisam: planejamento. E não é pra hoje, não é pra amanhã. Esse planejamento tem de ser mirando um futuro mais distante. Assim, se gasta menos, quando se tem essa visão e se planeja bem.

As administrações tendem a realizar ações somente objetivando resolver problemas imediatos, não contribuindo para o crescimento com qualidade de um município. Precisamos planejar o sistema de saúde, de educação, de infraestrutura, de segurança, de habitação, de meio ambiente etc. E esse planejamento deve ser feito para décadas, com base no crescimento econômico e populacional que se prevê para as próximas décadas.
Por exemplo, desconheço um planejamento de pavimentação de vias no município. Pelo que vejo - e sempre vi -, não há um plano de prioridades - qual via deve ser primeiro pavimentada? Qual tipo de pavimentação atende às necessidades e ao meio ambiente? A via deve ter sistema de captação de águas pluviais ou não será necessário? Quais áreas devem ser desapropriadas para abertura e adequação de vias?
Isso é mero exemplo.

Tenho conhecimento da existência de planejamento para o sistema de saneamento de Imbituba, pois há  lei federal que exige dos municípios esse plano. A maioria dos municípios, é de se ressaltar, ainda não obedece à exigência legal.

Parabenizo Gean pela iniciativa, e deixo uma frase, cuja autoria, infelizmente, desconheço: "Um político pensa nas próximas eleições; um estadista nas próximas gerações."

E se pode afirmar que Imbituba já teve um estadista chamado Henrique Lage, que planejou a cidade para muito além de seu tempo. Aí, depois dele, vieram administradores e empresários que não tiveram a mesma visão desse grande vulto de nossa História. Deve ser porque o mundo mudou. Os comportamentos mudaram. Estamos mais imediatistas, em vez de estadistas.

Observação: a foto e a revisão do texto em destaque é de responsabilidade da diretoria de comunicação da prefeitura municipal de Imbituba

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.