Imagem da semana: bairro Nova Brasília

Ontem, fiz umas fotografias de Nova Brasília, um dos bairros que mais cresce em Imbituba. Com um comércio forte e diversificado, seus moradores não precisam se deslocar ao Centro, além de serem beneficiados com horário diferenciado de funcionamento no sábado à tarde.




A principal via do bairro, a Rodovia SC 437 (Rua Cônego Pe. Itamar Luiz da Costa), é uma das que possui maior fluxo de veículos do município. Em pouco tempo não terá mais condições de proporcionar fluidez ao trânsito. Embora seja o melhor acesso para o município de Imaruí, o grande movimento viário que se observa são de veículos que entram e saem do próprio bairro. É bom se pensar rapidamente em um acesso secundário, antes que o principal acesso transforme-se em um problema.

Nova Brasília recepcionou um bom número de pessoas que vieram de outros municípios em busca das constantes promessas de palanques que foram publicadas nos jornais de circulação estadual, notadamente quando se prometia o fim do desemprego com a instalação da ZPE, que nunca saiu do papel e o leilão do terreno onde seria construída já foi anunciado.



Muitos desses novos moradores migrantes instalaram-se em áreas públicas, sem qualquer infraestrutura e planejamento, criando no município mais um problema social.
É de conhecimento do Poder Público e dos empresários locais que o desenvolvimento das atividades portuárias trará mais alguns milhares de indivíduos de outros municípios para cá, atraídos pelas novas empresas que se instalarão em razão do Porto de Imbituba.

Esses novos moradores, na minha opinião, poderão ver Nova Brasília como o melhor bairro para morarem, em decorrência de uma infinidade de lotes com preços acessíveis e dentro de um bairro com comércio pujante. Aí vem o problema!
As grandes áreas de terras do bairro que logo estarão repletas de casas não receberam e não estão recebendo a atenção do Poder Público. Pelo menos, não tenho conhecimento.
Nas fotos abaixo, pode-se ver ruas estreitas em que passa apenas um carro por vez. São verdadeiras vias vicinais dentro da cidade. Hoje, isso não é problema, mas daqui a um ou dois anos será.
Nova Brasília poderá ter o mesmo problema que a Praia do Rosa vive hoje.

É preciso levar ao bairro de Nova Brasília o planejamento viário e de infraestrutura, de modo que os atuais proprietários se convençam da necessidade de perderem uma parte dessas terras em troca de uma maior valorização delas. Fabricar ruelas desprovidas até de calçadas é risco certo aos próprios moradores dos lotes lindeiros.

É inconcebível que se permita hoje uma desorganização espacial futura. Até porque tem-se ciência do prazo exíguo para que se prepare o município para o progresso que se avista.
É ponto indiscutível que a falta de planejamento espacial leva ao caos urbano, à formação de favelas, ao crescimento desordenado, à violência, à falta de serviços públicos e outras consequências negativas.

Hoje, fala-se em instalar uma secretaria regional no bairro, que seria a terceira do município. Penso que Nova Brasília precisa mais que uma secretaria que tenha na pauta consertar ruas. É preciso que o bairro tenha uma equipe técnico-profissional, e não política, que se debruce sobre os problemas do bairro e, em conjunto com outros órgãos públicos, pensem em organizar o presente e estabeleçam diretrizes para o futuro.

Um bairro que possui uma população maior que vários municípios catarinenses, que põe nas urnas aproximadamente 5 mil votos e já teve em duas administrações um prefeito morador do próprio bairro, não pode mais conviver com problemas como estes, decorrentes das ações necessárias que as administrações não fizeram até hoje.

As estradas estreitas mostradas abaixo não estão longe da parte do bairro em que se concentra maior densidade demográfica, e que num futuro não muito distante terão tantos moradores quanto a sua área central:























5 comentários:

  1. Nó no Nómaio 09, 2011

    Sem Comentário.....(?)

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, concordo com você, sou morador do bairro e é um local muito bom para morar. Pena que poucos se importam com esse lugar, a começar pelos moradores e em seguida pela administração pública. Minha rua é estrada de chão, é mais rápido transitar por ela à pé do que de carro, devido a quantidade de buracos. Não tem mais barro suficiente para tapar os buracos então quando a máquina passa basta uma chuva para voltar os velhos e conhecidos buracos. Acho que vou falar com o "JOÃO BURACÃO" quem sabe ele resolve o problema. Sem contar a lombada que fizeram em meio aos buracos que as vezes encosta o fundo do carro de tão alta e com buraco pelo dois lados. Alguns moradores limpam seu terreno e jogam o mato e as folha para a estrada que nem em um sítio se faz isso. Já fizeram abaixo assinado para calçar, sendo que tem um movimento considerável, mas um ano já passo e pelo visto vai passar muitos outros, pois a reunião com os moradores que é necessário até o momento ninguem se manifestou. Lógico que nem todos os moradores concordam, mas creio que isso não é necessário morador concordar, a administração pública deveria realizar a obra e pronto, pois ela tem meios para cobrar dos moradores. Todos serão beneficiados, sem contar a valorização do terreno. É isso, se for relatar todos os problemas do bairro, será necessário muito tempo. Pena, agradeço sua atenção pelo município e pelo visto é válida, pois os buracos do trevo da BR foi tapado, alguns dias após a publicação neste blog. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Jaelson, quanto mais pessoas divulgarem este blog e, como você, vierem aqui e postarem suas opiniões, com educação e sensatez como você fez, mais o blog será lido e respeitado.
    O único interesse pessoal em publicar artigos como esse é o fato de eu ser imbitubense nato e gostar de Imbituba.

    Quanto aos buracos no trevo de Nova Brasília, ao que sei não foram recuperados como deveriam. Há mais o que fazer lá para ficar bom.

    Espero que aquele artigo (http://migre.me/4uRvs) tenha repercutido, mas no dia seguinte à postagem, o vereador Elísio informou na sessão da Câmara que havia ido até Florianópolis em busca de solução para o problema. Ou seja, dias antes de eu publicar as fotos, o vereador já tinha ido ao DNIT. Se não estou enganado, ele teria ido com outro vereador. Acredito, portanto, que ele foi atendido. Como sou adepto do "Dai a Cezar o que é de Cezar", parabéns aos vereadores!

    Obrigado por sua participação aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Pena,

    O problema de urbanização ora vivenciado em Nova Brasília deve ser encarado como mais abrangente em nosso município, não se restringindo, portanto, apenas aquele bairro.

    Percebe-se nesse aspecto que apenas planejamento (Plano Diretor) não resolve. É preciso fiscalização e compromisso por parte da Prefeitura em fazer valer as normas estabelecidas com vistas a ocupação do solo e urbanização no Município.

    Outro aspecto importante é dotar suas secretarias, inclusive seus secretários(as) com pessoal dotado de formação, capacidade e compromisso com suas atividades.

    Nosso desenvolvimento não pode mais tolerar as improvisações vivenciadas até agora, sob pena de termos que pagar caro em futuro muito próximo pela incapacidade de gerenciamento de nossos problemas.

    ResponderExcluir
  5. Cândido, tomei o bairro de Nova Brasília como exemplo porque, como falei, acredito que será o bairro que mais crescerá nos próximos anos.
    Evidentemente que o que foi mostrado não é sui generis.

    Quando falo em uma equipe para o problema de Nova Brasília, em vez de uma SDR com "improvisações" - usando palavra sua -, incluo aí a fiscalização. Esse é o poder de polícia administrativo que as administrações mais temem em usar. A respeito de fiscalização, já falei aqui no blog, por via indireta. Ninguém me deu ouvidos e agora vão ter de rever o que fizeram.

    Resumindo, perfeitas suas colocações.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.