Vereador Christiano compara Imbituba a Sucupira

Leitores, em 2009, escrevi um post intitulado "Imbituba é Sucupira, sim!", referindo-me, principalmente, a um fato que entendi ser, além de ilegal, danoso ao comércio local, quando se deu preferência a um comerciante, em detrimento dos demais.

Embora eu tenha recebido críticas, não acredito que eu não pudesse opinar sobre o fato, muito menos ter feito uma comparação entre Imbituba e a fictícia Sucupira.

Não foi a primeira vez que alguém usou essa comparação para reclamar de alguma coisa na cidade, em todas as "gestações" - como diria Odorico - , nem tão pouco o comporativo é exclusivo para Imbituba. Já ouvi, em alguns municípios pequenos, cidadãos apontando as semelhanças entre suas cidades e aquela da novela O Bem Amado.

Bem, "vamos botar de lado os entretantos e partir para os finalmente".

No último sábado (04), o vereador Christiano Lopes de Oliveira (DEM) escreveu o seguinte, em seu perfil no twitter: "Tem coisas acontecendo na Prefeitura de Imbituba que lembram Sucupira. Perderam a noção do ridículo. Depois não digam que não sabiam."

O vereador se apresentava indignado em razão de fato que ele mesmo indicou no twitter, no dia seguinte, respondendo à indagação do Jornal Notisul, feita através da mesma rede social. Respondeu ele: "Inauguraram com pompas prédio que já existia e foi ampliado, no final do mês de Janeiro com placa de Dezembro, só para constar o nome do ex-secretário. E ainda, não colocaram na placa o nome da Vice-prefeita!!! História digna de Dias Gomes"

Tratando-se de vereador filiado a partido que apoia o governo, a crítica de Christiano acabou abalando ainda mais o relacionamento dos dois partidos (DEM-PSDB).
O fato poderia ter passado em branco, se o Jornal Notisul não tivesse publicado a twitada do vereador.

A construção a que se refere o edil, não foi apenas uma simples ampliação. Para quem conhecia as duas minúsculas salas existentes onde foi edificado o novo prédio, de forma alguma pode-se dizer que foi uma "ampliação".
Diga-se de passagem, que as abafantes salas foram construídas, se não estou enganado, na época em que Jerônimo Lopes e Juarez Lopes, tios do vereador, eram prefeito e secretário de obras, respectivamente. Desde então, ao que eu saiba, nunca foram feitas quaisquer benfeitorias no sentido de ampliá-las ou propiciar maior conforto para quem as ocupa. De lá para cá, já se passaram mais de 20 anos.

É de se estranhar, ainda, que o vereador tenha citado um foguetório realizado na inauguração do referido prédio, já que isso é procedimento comum em Imbituba, para qualquer coisa, e aí, sim, é de se comparar com Sucupira. Inclusive houve foguetório durante sua posse como presidente da Câmara de Vereadores, em 2009.

Outro fato que acontece em Imbituba, que relembra a novela, é o de reclamarem da imprensa, quando não escrevem o que querem ou do jeito que querem. Qualquer crítica, ainda que fundamentada, é tida como um ato político-partidário: "Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta", como dizia Odorico Paraguaçu.

Ao que me parece, ficar brigando por não colocar na placa inaugural o nome de sua tia, a vice-prefeita Léa Lopes de Oliveira, não passa de uma reclamação sucupirense, pois há motivos mais importantes na cidade para os quais merecem a atenção não só da administração como de todos os vereadores.

Para encerrar, cito mais uma frase de Odorico, em homenagem ao vereador Christiano: "Esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país."

10 comentários:

  1. Falando em Christiano Lopes, este último deu o título de cidadão Imbitubense a um dito Cesar Luiz Pasold, e este último, recentemente foi homenageado, na Câmara dos Vereadores de Imbituba, pelo Vereador Christiano, com toda uma pompa, sobre um livro referente à história da Câmara dos Vereadores de Imbituba:
    Além de não acrescentar nada para a população carente que precisa de ajuda em vários sentidos, não ví nenhuma declaração de nenhum ex-Vereador no livro, nem, sequer uma sobre os trabalhos mais importantes que estes realizaram. E o povo tem que engolir goela abaixo este tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  2. Resposta do prefeito ao Jornal Notisul, hoje:

    “A obra foi concluída em dezembro, portanto, as informações da placa não estão incorretas. A magnitude da obra foi amplamente atestada pela imprensa e por todos os presentes na solenidade, o mesmo que pode ser feito por quem ainda o desejar. O fato é que os funcionários da secretaria de infraestrutura levaram décadas para terem uma sede mais digna de sua dedicação ao município. A não inscrição do nome da vice-prefeita (Léa Lopes de Oliveira) poderia ser tratada de outra maneira e em outro foro, de forma mais educada e sem precisar ofender a honra da cidade e do atual governo, do qual não apenas a tia vice-prefeita faz parte, mas o pai e outros parentes ocupam postos chaves da administração, todos indicados por ele, que devem neste momento sentir-se igualmente ofendidos. Se eu fosse escrever o lado “sucupiriano” de Imbituba, estaria falando do passado e não do presente, o faria em livro e não no twitter, pois o espaço seria curto. Contudo, nunca o farei, pois entendo que amar e respeitar Imbituba é sempre falar bem dela e não depreciá-la na imprensa por evidente motivação política”. Beto Martins - prefeito de Imbituba.

    ResponderExcluir
  3. Penélope Charmosafevereiro 10, 2011

    Concordo com todo post, Pena!

    Adorei a resposta do Beto Martins (sutil, educada e inteligente) em confronto com a comparação mesquinha e leviana que o Christiano fez no Twitter.

    Achei a declaração do Christiano ridícula, pois a atual gestão (Beto Martins e cia) já fizeram coisas bem piores, e ele nada declarou, bem como na maioria das vezes assinou em baixo ou estava junto comemorando.

    Está clara a dor de cotovelo, uma vez que o nome da família dele não apareceu e, o do Jailson (suposto adversário do Christino nas próximas eleições municipais), apareceu na bentita placa. Chega ser infantil esta declaração.

    Pelo que eu observo, entendo que nenhum nome que foi divulgado para cadidato a prefeito de Imbituba esteja preparado para exercer tal função, justamente por estas mesquinharias, já que estão mais preocupados em ter o nome numa porcaria de placa ao invés de se preocupar e resolver os reais problemas do município.

    Além disso, a atual gestão tem muito que melhorar, está muito longe de ser um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. Samira Leandrofevereiro 10, 2011

    Interessante, o próprio prefeito confirma que o pai, e outros parentes do vereador Christiano estão empregados na prefeitura. E o Nepotismo Cruzado? Não existe lei em Imbituba? Ninguém cobra isso?

    ResponderExcluir
  5. 1) Samira, infelizmente, não há vedação na legislação municipal quanto ao nepotismo cruzado.
    Obrigado por sua participação.

    2) Ao leitor que disse que "Estão fazendo uma tempestade em copo d'água", informo que não publiquei seu comentário porque não foram observadas as regras para comentar aqui. Não entendo por que acessou o blog mais de 3 vezes, desde ontem, e só hoje resolveu escrever aquela besteirada toda. Sinceramente, fiquei com pena de você.

    ResponderExcluir
  6. Samira Leandrofevereiro 10, 2011

    Pode não ter lei municipal, mas e a lei Federal?
    "O Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou para o nepotismo cruzado a proibição de se contratar, sem concurso, parentes para cargos de chefia, direção ou assessoramento para o serviço público. Ao discutir a proposta de súmula vinculante, texto cujo teor deverá ser seguido em todo o País, o STF decidiu barrar também nos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) a prática que compreende na troca de favores em que um político contrata o parente do outro e recebe, em troca, a nomeação de familiares."

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Farias Castro (Vila Nova Alvorada)

    Apos ler todo o conteúdo, inclusive no jornal notisul, rogo a todos os deuses, orixás, santos e seres angelicais para que o vereador Cristiano jamais assuma a prefeitura de Imbituba. Sua postura é de uma infantilidade unica na cidade. A mosca azul picou a criança, sem dúvida.
    O DEM ou PFL como preferirem tem um historico de nepotismo nesta cidade. Não precisamos ir muito distante no tempo para enxergar isso. Seu tio foi na minha opiniao o pior prefeito que tivemos, e veja bem que, nos meus 55 anos de idade vivi muita coisa aqui.
    O prefeito José Martins deve afastar de sua administração essa gente que tanto mal fez a cidade. Contudo isso até tem um lado poético e hironico, a esperança da familia Lopez em retomar o poder foi a causa de seu sepultamento. Cristiano cometeu suicídio politico com suas pueris palavras.

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo, ouso discordar de sua afirmação: "essa gente que tanto mal fez à cidade.". Primeiro porque, se fosse assim, não teriam, pela 2ª vez, colocado Jerônimo Lopes na cadeira de prefeito; não teriam eleito a vice-prefeita Léa Lopes por duas vezes consecutivas; nem tampouco feito de Christiano Lopes o vereador mais votado da cidade e com dois mandatos, sendo apontado como um dos pré-candidatos a prefeito.
    Se cometeram erros em suas vidas públicas, não se pode apontá-los sem lembrar dos acertos. Todos nós erramos, não é verdade?

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo,

    estou muito interessado sobre o assunto que você abordou, quando fala sobre o nepotismo do DEM/PFL:
    Você poderia, com a sua experiência de vida, e de conhecimento de Imbituba, nos dar uns exemplos de nepotismo deste partido na cidade?
    Paulo

    ResponderExcluir
  10. Samira, desculpe-me pela demora em responder seu questionamento.
    Como falei, Imbituba possui uma lei contra o nepotismo, mas ela não abrange o nepotismo cruzado.
    Em discussão com um amigo a respeito do tema, entendemos, que ´para fazer valer a decisão do STF, é necessário que o Ministério Público proponha ação civil pública para que o município passe a observar a vedação do nepotismo cruzado.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.