A tríplice aliança em SC e a eleição presidencial

As alianças políticas em Santa Catarina de olho nas próximas eleições estaduais começam a tomar corpo. De um lado, compondo a tríplice aliança, PMDB/DEM/PSDB, que pretendem manter a mesma coligação com o objetivo de se manterem no poder, onde estão há quase 8 anos. Na outra banda, PT e PP tentam formar um casal cujos padrinhos são Lula e Dilma Rousseff.

Em decorrência dos fatos policiais que jogaram no turbilhão da mídia o nome de Leonel Pavan (PSDB), este já não possui o mesmo apoio que tinha para assumir, em abril, o cargo de governador, e a aliança tríplice esmoreceu.
Eis que surge, então, a "Força Municipalista".

Prefeitos de inúmeros municípios ligados ao triângulo partidário se unem na missão de salvar a assunção de Pavan ao governo do Estado, tentando com isso cumprirem acordo assumido nas eleições de 2006: Luiz Henrique sai e Pavan assume o governo. Essa renúncia deveria ocorrer em janeiro deste ano, porém, por conta do indiciamento de Pavan na Operação Transparência desencadeada pela Polícia Federal, ela não ocorreu.
O plano do PSDB era eleger Pavan em outubro, contando com sua visibilidade ao assumir o governo e tendo ao seu lado o apoio de PMDB e DEM, enquanto todos apoiariam Luiz Henrique para assumir uma vaga no senado.

O envolvimento do nome de Pavan em caso investigado pela Polícia Federal mexeu em tudo isso, e o plano do PSDB torna-se mais difícil de ser posto em prática. E não só isso. A própria tríplice aliança torna-se frágil. E é essa tal "Força Municipalista", encabeçada por Ronério Heiderscheidt (PMDB) (prefeito de Palhoça), Eduardo Pinho Moreira (PMDB), Raimundo Colombo (senador-DEM), João Paulo Kleinubing (DEM) (prefeito de Blumenau), Milton Hobus (DEM) (prefeito de Rio do Sul), Dário Berger (PMDB) (prefeito de Florianópolis), Wanderlei Agostini (DEM) (prefeito de Curitibanos), e José Roberto Martins (PSDB) (prefeito de Imbituba), que tenta dar sustentação ao plano anteriormente traçado.

Ontem, na residência de Pavan, esses e outros políticos reuniram-se para prestar apoio e traçar as estratégias políticas para que o vice-governador assuma o governo do Estado.
As próximas reuniões serão realizadas em Curitibanos, no próximo dia 22; e, em março, em Chapecó, no dia 1º, em Jaraguá do Sul, dia 8, em Blumenau, dia 15, em Imbituba, dia 22, e o último encontro será em Palhoça, no dia 31.

Na reunião de ontem, o prefeito José Roberto defendeu que a tríplice aliança, seja quem for o candidato ao governo, deve respaldar a candidatura de Serra à presidência da República.

Diante dessa defesa do prefeito de Imbituba, ficam duas perguntas: se o PMDB nacional está pleiteando a vaga de vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT), o PMDB estadual não apoiaria a provável candidatura de Michel Temer (PMDB)?
O PMDB catarinense conseguiria explicar aos eleitores de SC a decisão de apoiar Serra (PSDB) e não Michel Temer?

A única certeza é que para os caciques dos partidos tudo é explicável, tudo é justificável. Entretanto, nunca aceitam a manifestação de apoio de seus filiados a outros políticos não indicados por eles, ainda que de mesma sigla partidária.
A máxima é: faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

(foto: Jéferson Baldo - fonte: Adjorisc)

Um comentário:

  1. Vamos deixar de analfabetos políticos.
    Vivemos em outros tempos.Hoje a noticia esta dentro de todas ou maioria das casas. VAMOS VOTAR CERTO, Olhando o passado de cada candidato, e mais ver com quem estão.Vou usar um chavão muito antigo."ME DIGAS COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS"
    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.
    VAMOS APRENDER VOTAR PARA QUE TENHAMOS O GOV QUE MERECEMOS. Depois de eleito não adianta ficar falando mau nos pontos de ônibus e bares , até mesmo em casa se estressando com o governo que tem. não vai adiantar chorar depois, pq a educação esta ruim a saúde em decadência.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.