Carnaval 2010 em Imbituba

Conforme informações recebidas da assessoria de imprensa da prefeitura, no último dia 15 o prefeito entregou ao presidente da Liga Carnavalesca de Imbituba, Jatir Amorim, metade dos recursos aprovados pela Câmara de Vereadores, que totalizam R$ 120 mil - 20% maior que o repasse do ano passado.

Ainda segundo a assessoria, "O Prefeito Beto Martins aproveitou a oportunidade para sugerir que para os próximos anos os organizadores promovam alguma rifa ou evento para arrecadar mais recursos para o carnaval. 'Com isso, com certeza as escolas e blocos poderão se organizar mais cedo e ter mais tranqüilidade nos preparativos', destacou."

Leitores, gosto de Carnaval e participo da folia sempre que posso. Embora eu veja que valores repassados às escolas e blocos sejam investimento em turismo, concordo que as escolas e blocos devem fazer sua parte no sentido de angariar fundos privados para seus desfiles, sem ficar dependendo exclusivamente do Poder Público.

O desfile neste ano será realizado em dois dias, sábado e segunda-feira. Na sexta-feira terá o tradicional baile municipal no Imbituba Atlético Clube, com a banda The Claytons, que também, na segunda-feira, animará a festa no clube.

Neste ano, pelo que soube, o Carnaval realizado pela prefeitura será na praia, ao contrário do ano passado, que foi realizado na mesma área onde se realiza a Festa do Camarão. Em razão daquela mudança, houve muita polêmica e até publiquei um post sobre isso. E em razão dessa polêmica, este foi o tema da primeira enquete feita neste blog, cuja a pergunta era: "Onde você gostaria que fosse realizado o Carnaval de 2010?".

O resultado, após 74 votos, foi o seguinte:

a) no "pavilhão"= 15 votos (20%);
b) na praia = 39 votos (53%);
c) nos clubes e na avenida = 20 votos (27%);
d) tanto faz = zero votos.

Ao que parece, venceu a maioria e o Carnaval volta para a Praia da Vila.

Agora, volto com outra enquete sobre o Carnaval, que estará disponível até o dia 31.

6 comentários:

  1. Pena, o carnaval faz parte da cultura brasileira, e acho até razoável esse repasse de verbas para as escolas, pois como você mesmo disse é investimento em turismo. Sabemos que todos nós somos beneficiados com 0 turismo, em especial o comércio local, e por esse motivo acredito que a CDL também deveria contribuir com os blocos e escolas, de forma a "aliviar" a carga sobre a câmara de vereadores e a prefeitura, afinal, 120 mil seriam bem melhor aplicados em outras áreas, como saúde e principalmente educação.
    No mais, como não sou fã de carnaval, boas festas a todos, estarei em São Luiz, isolado do mundo.
    Abraços
    Alisson Raniere.

    ResponderExcluir
  2. Não sou contra o carnaval, mas sim contra ajuda financeira do município.
    Temos escolas de sambas registradas, e blocos carnavalescos, que todos os anos recorrem ao dinheiro publico para fazerem seus desfiles.
    Os blocos e Escolas de Samba, que hoje ja não passam de blocos, usassem a imaginação e começado a resciclar suas fantasias, termina o desfile os integrante entregue a diretoria as fantasias para que no ano seguinte a maioria possa ser recriada conforme o enredo. Imaginem qtos quilos de lantejoulas e miçangas podem ser reaproveitados, junto com as fantasias.
    Ninguém neste país ensinou a fazer carnaval com o Joãozinho Trinta do Rio de Janeiro.Ele dizia que tudo pode ser transformado, e ensinou muitas crianças e adultos a arte da reciclagem.
    Falo pq ja trabalhei nos dois primeiros desfiles de escola de samba de Imbituba. E nada é devolvido.
    120.000,00 reais é muito dinheiro , para ser somente resolvido pelo prefeito e câmara de vereadores, deveria ter a participação do contribuinte. Temos tantas nessecidades muito mais urgentes.
    Vias fluviais, casarios abandonados que poderiam tornar-se , centros de cultura como museu, teatros e outros.
    Sou contra ao desperdício.Tanto dinheiro para apenas 1 hora. Vcs não acham demais?

    ResponderExcluir
  3. Alisson, as escolas, seus dirigentes, devem se organizar logo após o Carnaval e pensar no próximo espetáculo, como fazem as grandes escolas de samba. Se as grandes, que têm muitos patrocinadores privados e know how, trabalham o ano inteiro, como que os nossos pequenos grupos de foliões querem fazer tudo em cima da hora?
    Quanto a São Luiz, você está se referindo à capital do Maranhão ou ao bairro de Imaruí, que dizem que é muito bonito?
    Eu vou estar na avenida, talvez.

    Brasil, não tiro sua suas razões. E sua sugestão de reciclagem é muito importante. Contudo, desconheço se as fantasias dos foliões são custeadas pelas escolas.

    Obrigado pela participação de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Pena,até onde conheço, a maioria do dinheiro vem do município para as escolas e blocos.
    Hoje muitas fantasias são alugadas das escola de samba, que ja foram usadas no ano passado. De Laguna e Florianópolis.
    Veja! As escolas de samba acima citadas, Guardam as fantasias e reforma e alugam, assim ganham dinheiro para ajudar nas novas.
    As primeiras escolas que era levado a sério com jurados e tudo mais.O município tinha sua participação, e as escolas faziam rifas. Mas a fantasia pertence a escola na maioria. os componentes voluntários bordam e ajudam nas confecções de bordados, mas se paga costureiras para trabalhar dentro dos barracões ou salão. No ano passado foi no centro de convivência que a vila nova fez suas fantasias.
    e os foliões pagassem as fantasias, o município não precisaria dispor desta verba.. usaria somente para ornamentar a avenida..
    Que não é nem para turista, é só para maioria do povo do Município.E vamos ser justos o povo fica mau acomodado, sem nenhum conforto..

    ResponderExcluir
  5. Brasil, já tivemos ótimos desfiles de carnavais na Av. Dr. João Rimsa. Não lembro bem os anos, mas foram antes de 1990. As escolas já estavam quase se profissionalizando. De repente, voltou-se à estaca zero. Se queremos mesmo ter desfiles carnavalescos que empolgue a população e turistas, temos que trabalhar nisso o ano inteiro. Em cima da hora, nada se fará com perfeição; e as exigências para que o Poder Público dê mais dinheiro serão constantes.
    E acredito que dê para envolver a população nisso, pois se é para fazer festa todo mundo trabalha. E nós, do Sul, ainda falamos mal dos nordestinos.

    ResponderExcluir
  6. Lembro muito bem deste tempo trabalhei muito.(Vila Nova)
    Trabalhei como modista e costureira. bordadeira nos dois grandes desfiles.Foi eu que fiz os vestidos de porta bandeira e mestre sala, que levava dois casal para avenida.Tbm fiz fantasias para outras alas.
    Na época todos colaboravam o trabalho girava dia e noite.Se não me engano o 1º presidente foi o Cardoso, hoje jornalista, depois veio o Vavá.
    E outros.O Cardoso trouxe para avenida Figurinos desenhados por carnavalescos do Rio.
    Aprendi muita coisa sobre carnaval na avenida com Ele. Na época cada ala era responsável por suas fantasias e adereços.E todos trabalhavam juntos.
    Não sei pq mas ninguém mais quis pegar a diretoria, e foram deixando de um ano para outro. Ou vi na rádio a presidente da escola de samba da vila nova pedindo a participação da comunidade, pois são poucos os q participam..
    Ser presidente de escola de samba, para ir para avenida e concorrer é bem difícil, sem a comunidade para ajudar. e pelo que sei ninguém quer esta responsabilidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.