Novo colunista do blog começa a escrever nesta semana

Leitores, mais um imbitubense foi convidado para ser colunista deste blog. Assim como César de Oliveira, o novo colunista sempre participou ativamente da vida da cidade, principalmente quando o assunto era política. Como suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores, ele assumiu uma das vagas no legislativo municipal, por seis meses, em 2001.

Hoje, mesmo afastado da militância partidária, ele continua sendo uma das pessoas mais críticas do processo político, não só de Imbituba como do Estado. E quando falo em ser crítico, não quero dizer daquele indivíduo que tudo critica sem fundamentos, que faz oposição a um contexto político pela simples paixão de ser oposição. Falo de um cidadão que apresenta suas críticas baseadas em conhecimento e com um só objetivo: uma cidade e uma sociedade com melhor qualidade de vida.

Eu tinha quase certeza que ele não era leitor do blog, mas mesmo assim encaminhei o convite, pois sei que o leitor terá prazer em acessar o blog e ler seus textos.

Meus primeiros contatos com ele foram nas idas e vindas da UNISUL, no ônibus, no fim dos anos 80 ou início dos 90, quando algumas vezes conversávamos, ou melhor, eu parava para ouvi-lo falar de Marx, Engels, socilalismo, política. Sempre com um livro à mão, sob o pequeno feiche de luz da lanterna de sua poltrona, consumia - e consome - conhecimento como se fosse seu alimento. E para ele sempre foi!

Mas deixando um pouco de lado as qualidades desse cidadão, tenho que confessar uma coisa. Por muito tempo o vi como alguém extremamente radical em seus conceitos, principalmente no campo político.

Há muitos e muitos anos sem manter contato com ele, seu nome foi me sugerido para integrar este blog, mas, ao lembrar daquele radicalismo que eu preconceituava, eu resisti à ideia. Entretanto, lembrei também que em vários momentos de minha vida eu fui radical - ou ainda sou?
Além disso, sua indicação tinha o respaldo de pessoas muito inteligentes, e não poderia eu, portanto, deixar de ler, apreciar e saborear as ideias de um professor que leciona (Língua Portuguesa e Literatura) com prazer, de um advogado que exerce sua profissão com ética e de um cidadão que tem coragem de expor o que pensa.

Ademais, eu não poderia, ancorado apenas em minha visão do passado, impedir que alguém pudesse usar este blog para compartilhar seus vastos conhecimentos, pois eu estaria afastando-me dos objetivos que me levaram a criar este espaço de comunicação e, com certeza, eu seria radical com essa atitude.

Convite feito, convite aceito. Toda quarta-feira os leitores poderão ler as crônicas de Ledeir Borges Martins! Entretanto, ainda nesta semana haverá a primeira publicação.

Assim como informei ao anunciar o nome de César de Oliveira, as opiniões tanto minhas como de qualquer colunista serão independentes.

Ledeir, bem-vindo ao blog Pena Digital!

2 comentários:

  1. Arthur Cavalcanti Ladenthinoutubro 22, 2009

    Que ótima notícia!!!
    Fui aluno do Ledeir da 5a. a 8a. série... no fim dos anos 80 e início dos anos 90... faz tempo...rs
    Com certeza, foi um dos melhores professores que tive, não somente pelo conteúdo curricular, mas pelo enriquecimento das aulas paltada por sua ideologia política e moral.

    Parabéns pela escolha 'Pena'... este será mais um grande motivo para minha assiduidade a este blog.

    Arthur Cavalcanti Ladenthin

    ResponderExcluir
  2. Arthur, eu não fui aluno de Ledeir, mas, no meu tempo de Annes Gualberto, sempre ouvi dizer que ele era um ótimo professor.
    E, com certeza, seus textos enriquecerão bastante o conteúde deste blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.