Perguntas e respostas sobre a vacina contra a gripe suína na Alemanha
Até agora não houve na Alemanha nenhum caso de morte por gripe suína, mesmo assim o Governo está tomando as providências necessárias para que continue assim. E no Brasil?
O Governo alemão já encomendou 50 milhões de doses da vacina contra a gripe suína, vacina esta que ainda não está completamente pronta. Com isso surgem muitas perguntas: quem vai ser vacinado, quando, como e quem paga?
A partir de quando haverá a vacinação em massa?
De acordo com os planos atuais, no outono 2009 começará a vacinação, portanto, com bastante tempo antes de começar a onda anual (inverno) de gripe. O Instituto Paul Ehrlich (pesquisador da vacina) está bastante confiável de que esta previsão será alcançada. Mas garantir ele não garante, pois alguns componentes da vacina ainda estão em fase de testes.
Quem primeiramente receberá a vacina?
Os detalhes da vacinação será regulado por um Plano de Vacinação Nacional. De acordo com ele, primeiramente estão os grupos de risco: grávidas, pacientes crônicos, pessoal da saúde (médicos, enfermeiros, etc), pessoal que trabalha com o público em geral (policiais, corpo de bombeiro, etc).
Há vacinas para todos?
Os dois fabricantes da vacina na Alemanha, GlaxoSmithKline Biologicals e Novartis Vaccines & Diagnostics, declararam que estão capacitados para fabricar o quanto for necessário. O Ministério da Saúde assegurou que todos estão suficientemente preparados para receber os pedidos de vacinas para cobrir todo o território nacional. Os Estados da Federação requisitaram 50 milhões de doses, o bastante para cobrir aproximadamente 30 por cento da população. Em caso de necessidade, estão preparados para solicitar doses extras.
Se os pacientes se tornarão imunes ao vírus H1N1, ainda não ficou provado. Esta especulação baseia-se no fato de que idosos continuam imunes à gripe suína. Possivelmente, imunidade adquirida ao longo da vida através de doenças com o mesmo tipo de vírus. Esta tese, entretanto, nao está provada.
Como vai funcionar a vacinação?
O paciente receberá duas doses da vacina num período de aproximadamente duas semanas. A proteção total será alcançada dez dias após a segunda dose. Quem vai aplicar e coordenar toda a operação - se consultórios médicos, autoridades de saúde pública ou hospitais - ainda não está decidido. Provavelmente, cada Estado será autônomo para optar.
Haverá efeitos colaterais?
O coordenador dos testes em todo o país, o médico bávaro Frank von Sonnenburg, acha que a vacina é bem compatível. A nova vacina contém, em boa parte, elementos já testados em outras vacinas contra gripe. Mas que reações, como pequenas manchas vermelhas na pele, febre baixa e dores de cabeça não estão excluídas.
Os críticos temem, entretanto, que a vacina não tenha sido testada suficientemente, a fim de se reconhecer efeitos colaterais raros. Além disso, a WHO (Organização Mundial de Saúde) adverte que, pelo menos, momentaneamente, a compatibilidade da vacina para crianças e fetos no começo da gravidez não foi suficientemente estudada.
A vacina contra a H1N1 também protege contra gripes específicas de cada estação?
Não. Assim como as outras vacinas contra gripe também não protegem contra a gripe suína.
Quem paga?
Todos os segurados das Caixas Públicas serão vacinados gratuitamente. As Caixas particulares, de acordo com o Ministério da Saúde, também se comprometeram a assumir os custos.
A vacina será obrigatória?
Não, na Alemanha, qualquer vacina preventiva é voluntária.
Pois é Malu, aí nenhuma morte, aqui, que nesta semana comemoramos nossa Independência, mas continuamos dependente, são 657 mortes até hoje (2/09), dados do Ministério da Saúde. São Paulo o estado mais rico da federação, 261 mortes e Santa Catarina 20 mortes.
ResponderExcluirO Brasil tem a sexta maior taxa de mortalidade entre os 15 países com maior número de mortes, segundo a Folha de São Paulo. País de terceiro mundo é assim mesmo.
Para quem quiser saber sobre um medicamento que pode ajudar muito no combate às infecções provocadas pela gripe A, acesse este link:
ResponderExcluirhttp://veja.abril.com.br/noticia/saude/remedio-colesterol-pode-combater-gripe-diz-estudo-509190.shtml
A bem da verdade, e para não deixar o assunto morrer, pois saúde é do interesse de todos, tenho que informar as tristes novidades. De 01 de setembro, quando escreví este texto, até hoje, já morreram 6 pessoas. Assustador é que uma delas nem os sinais da gripe apresentou. Só depois de internada com mal estar generalizado (mas sem sinais de gripe!) é que a doença foi detectada.
ResponderExcluirDepois desta sexta morte o Governo espera que o povo decida-se pela vacinação. Eu vou continuar esperando, como todo mundo, pelos resultados daqueles que já se vacinaram pois não quero servir de cobaia para a indústria farmacêutica. Só tenho uma vida e até hoje - tói, tói, tói - saudável!