Câmara Municipal: 7a. sessão ordinária

Dessa vez eu não tive tempo para ouvir pela internet a sessão da Câmara, mas vou relatar o que se passou, conforme divulgação oficial da assessoria de imprensa.

Foi aprovada emenda à Lei Orgânica Municipal alterando o prazo da licença-maternidade, passando dos atuais 120 dias para 180 dias.

Leitor, caso você não saiba, foi aprovada lei federal (Lei 11.770/2008) aumentando essa licença, visando à saúde da criança, que poderá receber mais atenção da mãe. Só que essa licença, com 180 dias, só vale para as empresas e órgãos públicos que aderirem ao programa referido naquela lei, os quais poderão abater, no imposto de renda, os valores integrais de salários pagos (60 dias) à empregada beneficiada.

A emenda aprovada na Câmara Municipal foi para que as funcionárias públicas municipais também passassem a ter essa licença de 180 dias. Embora louvável a iniciativa dos vereadores Christiano Lopes (DEM), Zeli Pires (DEM) e de Rogberto Pires (PPS), autores da emenda, acredito que só quem poderia apresentar esse projeto seria o Poder Executivo, já que a emenda gera um custo financeiro a esse poder, senão vejamos: se uma funcionária da prefeitura ficar dois meses a mais afastada, a prefeitura terá de pagar à(ao) substituta(o) dois meses mais de salários, onerando a folha de pagamento. Portanto, salvo melhor entendimento, acredito que o prefeito vetará a emenda, por uma questão de legalidade.

É bom informar que a imprensa oficial da Câmara divulgou essa emenda como se ela já tivesse sido aprovada definitivamente na Câmara, mas a matéria ainda deverá ir a uma segunda votação, para depois, então, caso seja aprovada novamente, ser encaminhada ao prefeito.

Já o vereador Dorlin Nunes (PSDB), solicitou ação mais efetiva da prefeitura, no sentido de coibir (sabe o quê, leitor?) o lixo em terrenos baldios e até mesmo às margens das vias da cidade, problema este já bastante divulgado aqui neste blog!

O vereador quer que a prefeitura fiscalize e notifique todos os proprietários de imóveis que estejam em desacordo com o Código de Posturas. Disse o vereador: “Sabe-se que existe no município legislação vigente que disciplina a limpeza de terrenos baldios (...). O poder público precisa cobrar de seus proprietários a fim de evitar problemas maiores no futuro.”

Pois é, leitor, nem parece que existe código de posturas no município!

Teve uma indicação feita na sessão passada que quero destacar. O vereador Zeli Pires (DEM) apresentou indicação requerendo a implantação de uma unidade emergencial 24 horas para atender às comunidades do Sul do município.

A imprensa oficial da Câmara divulgou que a indicação foi feita depois que "O vereador" ouviu "vários pedidos da comunidade".
Acredito que faltou dizer que o vereador fez a indicação depois que leu a coluna Política & Sociedade, escrita por mim, no Jornal O Popular, ou leu aqui no blog — ou será que não? —, onde sugeri a implantação do posto de saúde 24 horas, no Centro, para atender todo o município!!!

Uma ideia puxa a outra. Pena que não citaram a origem da ideia, pois eu ficaria muito feliz. Vou começar a cobrar direitos autorais!

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.