Polícia Federal: oxi não é uma nova droga

Parece que está longe de os países ganharem a guerra contra o tráfico. Alguns, como a Rússia, não têm políticas efetivas nem orçamento para combater o tráfico de entorpecentes.
No Brasil, o governo federal se vê impotente diante do crescimento do consumo de drogas, principalmente do crack.

No dia 07 de maio, publiquei o artigo "Mais destruidor que o crack, o oxi está se espalhando pelo país". Até, então, toda a imprensa nacional vinha noticiando que a "nova" droga, com poder viciante e letal maior que o crack, começava a chegar em várias regiões do país.

No dia 17 de junho, o jornal local Popular Catarinense divulgou que a Polícia Militar teria feito a primeira apreensão de oxi no município. A divulgação foi feita antes mesmo de a droga ter sido encaminhada para a perícia laboratorial, no Insituto Geral de Pesquisas.

Entretanto, no dia 09 de junho, no Acre, estado considerado como a porta de entrada do oxi no país, a Polícia Federal divulgou análise realizada por seu setor especializado em perícias, que analisou drogas apreendidas que seriam crack e aquelas que seriam oxi.

Segundo a Polícia Federal, que apresentou o resultado em uma coletiva à imprensa, "O estudo revelou que a composição da droga, o oxi, nada mais é que a cocaína em sua ‘quase pureza’, ou seja, seria a droga sem os processos químicos de refinamento que a torna mais demorada e cara para sua comercialização."

"De acordo com o perito criminal federal, Ronaldo Carneiro, não existe uma nova forma de apresentação da cocaína. O que está sendo veiculado pela imprensa nacional seriam informações sem fundamento científico."

"Outro ponto desmitificado foi a questão que o oxi seria uma mistura de cocaína com substâncias e reagentes químicos, entre eles, a gasolina e o querosene. Nas amostras não foram encontrados vestígios destes derivados.

A perícia revelou que os outros 20% de substâncias encontradas nas amostras apresentou uma variação entre 10 a 18,3% de Fenacitina acrescida à droga para aumentar seu volume. A Fenacitina é um composto utilizado em medicamentos como o Paracetamol, um antitérmico para alívio de dores e febre."

O fato de haver alta concentração de cocaína pura justifica a dependência rápida que ocorre no usuário.
Em outros artigos que li, a Polícia Federal afirma que a forte fiscalização que está sofrendo os solventes utilizados para a fabricação de cocaína injetável faz com que se redirecione a droga para a produção de crack com maior concentração de cocaína.

(Foto e Fonte: ContilNet)

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.