O depoimento da "Professorinha"

Não é sempre que se ouve um depoimento tão corajoso e verdadeiro. O vídeo que já é sucesso no youtube, também transitou pelo twitter com muitos aplausos.
O desabafo de uma Professora, com "P" maiúsculo, levou a público a indignação de todos os professores do Brasil, mais precisamente do seu Estado do Rio Grande do Norte.
O discurso ocorreu em uma audiência pública na Assembleia Legislativa daquele Estado, nesta semana.
O nome dela: Professora Amanda Gurgel!

Leitores, inspirem-se no vídeo! Governantes, vejam e ouçam calados! Depois, façam alguma coisa pra mudar essa situação caótica que é o salário dos professores e a educação brasileira!



4 comentários:

  1. É a primeira vez que uma pessoa vem à público falar o que todos sabem, mas que os nossos governantes tentam esconder. A real situação da educação em nosso País. O depoimento da professora Amanda Gurgel é exemplo de coragem e determinação. A classe política deveria se envergonhar e refletir muito ao ouvir esse depoimento.

    ResponderExcluir
  2. Todos sabemos que a qualidade do ensino público está atrelada à qualificação do professor. Não há segredo: você qualifica o professor quando possibilita condições mínimas de salário e trabalho. Neste sentido, a lei do Piso Salarial do Magistério aprovada em 2008 representa um significativo avanço, muito embora seja insuficiente. É lamentável que alguns estados, tal como SC ignorem o que é de direito da categoria.
    A greve deflagrada pela magistério na última quarta quer sinalizar para o descasso de sucessivos governos diante da situação da educação. O valor do atual piso é de 1187 reais para o professor nível médio que perfaz uma carga de 40 horas semanais, o Estado de SAnta Catarina, uma das maiores potências econômicas do país, não cumpre a referida lei.
    O valor do piso do professor nível médio em SC é irrisório: 607 reais. Leitores, este é o incentivo que o governo catarinense oferece!!
    Por mais que você goste do que faz....por mais que você tenha vocação e postule os mais nobre ideais, a história tem nos mostrado que os idealismo tendem a fenecer quando não há condições mínimas de trabalho.
    Um professor indignado.

    ResponderExcluir
  3. Todos sabem que o desabafo da professora embora curto e com seu eco na rede social é uma gota no oceano. Nossos sacrifícios não interessam a ninguém. Mas, ninguém pode aceitar a idéia de que não é parte do todo, convivendo em sociedade.

    A escola e a academia são berços e ninhos de quem procura aprender, e por si, ser mais um a contribuir com o ensino através do estudo a que se dedicou.

    A professora compartilhou sua educação e sua indignação, não por uns trocados, mas para provocar aqueles que por ironia do destino recebem nosso voto, nossa confiança de que um dia vamos mudar para melhor.

    Mas como? Um Sistema feito para não funcionar onde a falta de educação parece ser tudo. Aí temos um engano. Existem outras mazelas enraízadas em nossa cultura, a falta de saúde pública, de moradia, de saneamento básico, os preconceitos, independente da cor, credo ou opção sexual.Vivemos conquistando de um lado e perdendo do outro.

    Viva a professora que não teve medo de se expor. Quanto aos políticos? Na sua maioria, ignoram o fato de viverem com o dinheiro público e se resumem frutos das mazelas de um país que ainda tem muito que aprender.

    ResponderExcluir
  4. Luluzinhamaio 20, 2011

    Assisti este vídeo ontem, simplesmente adorei, ela falou que estava engasgado na garganta dos professores da rede pública. É vergonhoso ao país o descaso institucionalizado à educação pública, ao ponto de uma corajosa Professora Brasileira enfrentar esta corja de Políticos e relatar com muita propriedade o que realmente está acontecendo com a educação brasileiro. Enquanto ela, bem como toda a sua categoria, ganhando um pouco mais que R$ 900,00, o Palocci em quatro anos multiplicou em 20 vezes o seu patrimônio. É, pessoal, nós temos que colocar o nosso nariz de palhaços, porque neste país, para mudar, só jogando uma bomba na Praça dos 3 poderes, em Brasília!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.