É a política, senhores! É a política...

Será que alguém vai dizer que estou errado? Pode ser. Nem sempre estou certo, não é verdade? E ninguém sempre está; isto também é verdade.

A política é complicada. É mais complexa que casamento. Pior ainda quando há coligações. Como eu disse na rádio NBCFM, acredito que há mais dificuldades em administrar uma coligação do que a própria cidade. E é por isso que passei a ser contra as coligações.

Mas quero falar de uma expressão que é muito comum se ouvir na política: "tá morto!". Significado dela: não se elege mais; não tem mais apoio dentro do partido; ninguém o(a) ouve mais.

Quando Léa Lopes de Oliveira (DEM) perdeu a eleição, em 2000, eu estava lá. É, no antigo PFL. Diante de vitória expressiva de Osny Souza Filho, cansei de ouvir que o PFL estava morto, porque não tinha nenhum outro nome que pudesse alavancar o partido. Christiano Lopes de Oliveira ainda era um garoto. E Léa também estaria "morta".

O mundo deu quatro voltas ao redor do Sol, eu me desfiliei do PFL - e continuo sem filiação -, e em 2004 o PFL reviveu e Léa ressuscitou.
Por outro lado, Osny teria "morrido". E com ele mais alguns soldados de muitas guerras.

Mais umas voltas ao redor do Sol e ... vão dizer a mesma coisa? Não sei, mas a verdade é que muitos estão ressuscitando, embora aqui não seja Betânia, cidade onde Jesus fez o milagre da ressuscitação.

Quando uma parte do PMDB elegeu Pedro Machado Filho, o Peduca, como presidente da sigla, tentavam "matar" Osny. Entretanto, a ação de medição de forças ressuscitou o ex-vereador do partido e rendeu matéria no jornal, conforme pode-se ler no artigo que publiquei em 2009 (A autofagia do PMDB imbitubense).

Nessa gangorra política, onde quem está em cima, hoje, poderá estar embaixo, amanhã, "o povo é um pequeno detalhe", como disse o leitor que se assina como "Nó no nó".
Outro comentário que poderia fazer parte deste artigo é do leitor "Toninho Linhares", que você poderá ler no mesmo artigo no qual foi publicado o comentário anteriormente citado.

Eu penso que a experiência de alguns políticos é salutar à democracia, ao governo e à própria política, mas aqueles que a vontade do eleitorado enviou para fora do cenário político deve ser respeitada. O povo não é soberano?
É a política, leitores! É a política...

Atualização: minha desfiliação do PFL ocorreu em 2007, embora no artigo tenha ficado subentendido que ocorreu em 2004.

2 comentários:

  1. Toninho Linharesabril 09, 2011

    Primeiro que em política ninguém mata. Ninguém morre. Todos se transformam.
    Mesmo considerando que houve assassinato político, temos que levar em consideração que, o assassino de hoje pode ser o ressuscitador de amanhã.
    Entendo que a arte de ressuscitar cadáver político é conseqüência de dois fatores:
    - Falta de espaço para novas lideranças com idéias diferentes dentro dos partidos político.
    - Coligações. (Com derrotados em eleições anteriores é mais fácil negociar).
    É lamentável que as pessoas que comandam os partidos políticos não respeitem a vontade popular.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o filósofo Hegel: os fenômenos políticos aparecem duas vezes na história: a primeira como tragédia, a segunda como farsa. Definitivamente, a história política de Imbituba não conjuga verbos irregulares.
    Arrison Richelly.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.