A autofagia do PMDB imbitubense

Fiquei surpreso com a nota divulgada no jornal Popular Catarinense, dia 09, assinada por Júlio Attanásio, ex-presidente do PMDB de Imbituba.
A nota, em tom de desabafo e denúncia, traz críticas ao próprio partido e seus dirigentes, expondo os problemas de um PMDB que não consegue mais aglutinar seus filiados e mandatários. A nota, intitulada "A Verdade", foi consequência da eleição ocorrida no dia 4, para a composição do novo diretório municipal.
Dizia o texto:
Na composição da Chapa "ÚNICA" para o diretório municipal foi um absurdo o que aconteceu. Os ex-gigantes do PMDB Selma Elias, Osny Souza Filho, Valdir Rodrigues e Luís Gonzaga de Ávila, eternos rivais e desafetos se uniram. Não se sabe até quando e ficaram com 35 vagas no diretório para poder obter o controle do partido. Mas se enganaram, pois 10 PMDBISTAS autênticos que nunca usaram o partido em benefício próprio resolveram lançar uma chapa de oposição para concorrer à diretoria executiva de onde obtiveram 13 votos espontâneos e não de cabresto. A chapa dos 10 autênticos do PMDDB foi compostosta por: Almecy de Carvalho - ex-vereador; Dilson Lopes de Jesus - ex-presidente do partido por 2 gestões; Cláudio do RX - vereador atual e o mais votado da história do partido; Júlio Attanásio - ex-presidente; Luís Vieira - candidato a vereador; Eliene Martins Custódio - ex-vereadora; Jailson Teixeira - ex-secretário; Henrique Lage - membro atuante do PMDB; Maurício Rocha - militante atuante do PMDB.

Estas pessoas pela credibilidade que têm, estão recebendo apoio inconteste de muitos PMDBISTAS, de vários deputados estaduais, federais, prefeitos, lideranças e também de outras siglas partidárias do município de Imbituba que ligam parabenizando pela posição tomada. A partir desta data estes 10 autênticos e muitos outros que virão se juntar ao grupo ficarão vigilantes aos atos do partido e nada mais será tratado na surdina.
Para concluir, onde os ex-gigantes querem chegar? Elegeram para presidir o PMDB um político que passou pelos seguintes partidos: ARENA, PDS, PRP, PFL, PP, PRTB e agora PMDB.
O grande PMDB de Imbituba que já serviu de referência para o estado de Santa Catarina, pela sua organização, luta e conquista, hoje perdeu a sua identidade e está desfigurado.

Atenciosamente

Júlio Attanásio e os demais
Logo abaixo dessa nota, foi publicada uma outra, intitulada "REPRESENTAÇÃO" e assinada por Júlio Attanázio:
Será encaminhada uma representação contra o Pedro Machado Filho, junto ao Diretório Estadual solicitando a impugnação do mesmo por este estar inelegível até 2011 pelo fato de haver uma condenação transitada em julgado do período em que foi gerente da Casan em Imbituba.

Júlio Attanázio
Para quem não sabe, Pedro Machado Filho foi o vencedor da eleição do partido para presidente.

Após ler tudo isso no jornal, fiquei pensando: será que isso também contribuiu para a rejeição do nome de Osny junto ao Conselho Administrativo da Celesc?

E enquanto o PMDB esfacela-se, inúmeros filiados seus assinaram ficha no PSDB, na semana passada, para alegria de uns e tristeza de outros.

A grande verdade nisso tudo é que partido nenhum sobrevive longe do poder. Não há mais ideologias!
O PMDB era gigante enquanto administrou por oito anos consecutivos a prefeitura. Então, muitos e muitos, em busca de um cargo político ou um emprego, para lá rumaram. Ao deixar a prefeitura, o PMDB passou a encolher. O mesmo aconteceu com o PFL, enquanto esteve comandando a cidade. Depois, foi encolhendo até se transformar em um punhado de pessoas que, corajosamente, participavam das reuniões do partido. Voltou a crescer um pouco ao assumir o cargo de vice-prefeito, em 2004. Agora, é a vez do PSDB, que ficará engordando seu quadro até o dia em que deixar o poder.

Dizem que isso faz parte da política. Dizem que o número de filiados é importante para o partido. Dizem que é bom enfraquecer o opositor, arrebatando seus filiados. Dizem... Eu, em razão de tudo isso, preferi ficar sem partido! Por causa disso, penso que o Brasil deveria adotar o modelo americano e permitir que cidadãos pudessem se candidatar a cargos eletivos sem exigência de filiação partidária.

6 comentários:

  1. Caro jornalista, acredito que o ex-prefeito Osny Souza Fº não precisou de ajuda alguma para ser humilhado em nível estadual, como o ex-futuro presidente, que nunca foi....Esse caminho ele trilhou por si só e com maestria (vide Diário Catarinense do dia 08.10.09, pág. 3 e 45).
    Agora que é uma vergonha um partido como o PMDB, com um lindíssimo histórico de lutas, enveredar por caminhos tão tortuosos, isso é. Meu Pai que foi um dos fundadores do ANTIGO MDB, ao lado de grandes nomes de um passado recente, deve se envergonhar ao acompanhar em outra dimensão tamanhas falcatruas que ocorrem aqui no andar de baixo. Mas, aos poucos como o próprio título sugere, o ritual de autofagia estará completa e quem sabe estas sanguessugas busquem saciar sua fome em outras paragens...

    aloha,

    Beda Batista.

    ResponderExcluir
  2. Beda, lembro-me um pouco do trabalho de seu pai no PMDB. Mesmo na época da ditadura, tinha coragem de assumir a postura de oposicionista ao regime militar e apoiar a candidatura de Eduardo Elias para prefeito.
    Hoje, ao contrário daquelea época, o (P)MDB não passa de um amontoado de pessoas vindas de todos os partidos, sem qualquer vinculação com a história da sigla. E até ícones históricos fizeram ou andam fazendo o que tanto combateram no passado.
    O PMDB mostra-se como um dos partidos mais fisiológicos do país, e ao tomarem atitudes como a de indicar o nome de Osny para Celesc, pouco se importam com a opinião pública.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Caro pena, me dá pena da política neste país, porém o que está acontecendo com o PMDB de Imbituba é reflexo do PMDB Estadual e Nacional. Os caciques do partido fazem qualquer acordo, para conseguirem para eles, cargos em qualquer governo. O PMDB não tem mais ideal, veja, em Imbituba o partido é oposição do atual governo, mas por causa da tríplice aliança, até parece que é situação, estão todos esperando uma boquinha, é vergonhoso. Ainda bem que apareceu meia dúzia de peemedebista, que ainda gosta do PMDB e não de cargos, e não aguentando tantos desmando, botou a boca no trombone. Entretanto, não é só o PMDB que sofre deste mal, vejam quantos políticos assinaram fichas no PSDB. Assinaram porque querem alguma coisa lá, os mesmo já foram PMDB, e como a única coisa que sabem fazer é mamar, ai pulam de galho em galho. Temos que eliminarmos da política, pessoas desta natureza, vamos dar chance a novas lideranças, quem sabe no futuro teremos partidos de verdade e uma Cidade respeitada.

    Muito triste, mais confiante.....

    ResponderExcluir
  4. Nó no nó, como eu escrevi num comentário acima, o PMDB é um dos partidos mais fisiologistas deste país, mas é triste que as pessoas, alegando paixão pelo partido, continuem a votar em pessoas que nunca deram e nada têm a dar pela cidade. É lamentável que o PMDB tenha eleito um presidente que já tenha tramitado em todos os partidos, sempre em busca de "espaço", como eles costumam justificar suas mudanças de partidos. Mas nós, pessoas já vacinadas contra esses tipos de políticos, sabemos que o motivo das frequentes mudanças é outro.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade esse é o PMDB que sempre existiu, intereisseiros e desprovidos de ética, pois durante os anos de Chumbo nunca fizeram nada, sempre foram oposição de mentira....
    Tanto que com a "redemocratização" foi o partido que mais liderou ministério n]nos governos ederais, sejam eles PT, PSDB sempre em busca do poder, se sujeitam a qualquer coisa para tal! Então em nossa cidade o que acontece é o reflexo do que sempre foi esse partido de intereisseiros, se na proxima eleição ganhar o DEM haverá uma migração para o partido da família Lopes... ou para p PT, PDT seja qual for o que estiver no poder... isso é o que mais me preocupa pois as vezes votamos com a esperança de mudanças e da um tempinho e lá estão todos eles rondando o poder novamente!

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  6. Ao leitor que enviou comentário dizendo que "Osny se deu mal duplamente", solicito que envie novamente seu comentário, pois não seguiu as regras estabelecidas neste blog. As regras são:

    "Assine seu comentário (de preferência escolhendo a opção "conta do google" - gmail, se você tiver uma, ou indique seu nome ou um nick (apelido), escolhendo a opção "nome/URL").

    Não serão publicados os comentários assinados como "anônimo"."

    Aguardo seu comentário novamente.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.