Imagem da semana: o "naufrágio" do monumento

No dia 22 de fevereiro, recebi um email do leitor R. C., em cuja mensagem pediu para que eu divulgasse a supressão de uma homenagem histórica feita à maior personagem da História de Imbituba.

Percebi que o fato lastimável observado por R. C. necessitava mesmo de registro neste blog.
Então, comecei a preparar este artigo e a procurar a foto que me faltava, para, hoje, publicá-lo no tema "Imagem da semana".

Ontem, constatei que o episódio que pretendia registrar aqui recebeu a mesma atenção do radialista Manoel de Oliveira Martins, em sua coluna no jornal Nosso Povo, publicada no último dia 25. E nela escreveu: "A verdade é que o monumento de quem tanto fez pelo desenvolvimento de Imbituba está no anonimato (...) E ainda dizem que história é cultura. É mesmo. Só que muitas pessoas não sabem ou não querem valorizar a cultura do passado."


Por trás dos tapumes colocados pela empresa Emacobras, onde deveria estar o monumento em homenagem a Henrique Lage...


...encontram-se apenas os restos da destruição do monumento construído durante o governo de Luiz Dário Rocha. Para este local foi trazido o busto de Henrique Lage, erigido inicialmente na praça que leva o seu nome, por iniciativa do industrial Comendador Dr. João Rimsa.


Ou se ergue um outro monumento ao maior homem de Imbituba ou restará apenas uma imagem amarelada nas páginas de nossa História. E esse monumento deve ser erguido na mesma praça, com o mesmo busto e a mesma placa... se ainda existem.


(Esta imagem possui direitos autorais e foi publicada mediante permissão expressa de seu autor. É proibido sua publicação ou reprodução sem autorização.)

Este era o monumento com o busto de Henrique Lage, o qual mostrava um navio em águas calmas, simbolizando o Porto de Imbituba. A História naufragou! 

Por acaso, encontrei esta matéria publicada na internet, no site do jornal O Popular, datada de 02 de julho de 2010, quando se completavam 69 anos do seu falecimento: "Henrique Lage, visão além do seu tempo"

E reforçando o questionamento do radialista Manoel de Oliveira Martins, pergunto: onde está o busto de Henrique Lage?

Atualização em 16/04/11

A informação de que o monumento teria sido erigido inicialmente na Praça Henrique Lage foi colhida na coluna de Manoel Martins, citada neste artigo.
Em contato com o ex-prefeito Luiz Dário Rocha e com Gilberto Barreto, presidente do CAPI e ex-diretor da Companhia Docas de Imbituba, ambos informaram que desconhecem o fato dessa construção na praça mencionada e afirmam que a ideia do monumento partiu da Companhia Docas de Imbituba, onde se encontra o molde do busto. O ex-prefeito afirmou que foi mesmo em seu governo a inauguração do monumento.

Mesmo diante dos fatos, ainda penso que a reconstrução deva ser feita na praça que leva o nome do homenageado.

8 comentários:

  1. Durante a vida escolar, gradativamente a formação ética é inserida. Lembro bem da querida professora Edilberta nos ensinando a história de Imbituba... desde o imbé, granja, porto, Laguna... até mesmo a canção e o hino, letras estas decoradas em minha mente, nas quais tenho orgulho de saber cantá-las do começo ao fim. Tb lembro da excursão para Laguna, para conhecer a casa de Anita e até mesmo o monumento dedicado ao Tratado de Tordesilhas.
    Não diferente... no meu pensamento "infantil" aquela "piscininha com uma estátua de um homem do lado da rádio difusora", onde tanto brincávamos e fazíamos educação física foi desmisticado! Até que mais uma vez na escola entendi o porquê daquela "piscininha com uma estátua de um homem do lado da rádio difusora". Me foi contada e aprendida (com toda certeza) a história do nosso patrono Henrique Lage e de não menos importantes personagens como família Catão, Comendador João Rimsa...
    Na minha cidade, assim como Laguna, também havia uma história, um monumento. Que orgulho! Além desse monumento também tinha "a Maria Fumaça na frente do Porto, tinha o relógio "parado" que ficava em um dos portões também pertencentes ao porto e tinha um Museu. Tinha. Mas é isso mesmo? Tinha e um ponto final?
    Não quero ser uma cidadã nata que n tenha como comprovar a história. Lembrando apenas das imagens registradas da "minha e nossa história" em minha memória. Porque agora a maioria das crianças "imbitubenses" nascem em Tubarão ou Florianópolis, pois bem isso já renderia um outro assunto.
    Voltemos ao assunto inicial, quero ser a cidadã que nasceu no "São Camilo", pelas mãos do Dr. Osvaldo, que teve formação no "Henrique Lage", que fazia catequese, educação física, Jeimb ali pelas redondezas "da piscininha com a estátua daquele homem". Faz parte da minha história e de muitas pessoas, acredito eu. Não quero dizer ao meu filho ali "tinha" um monumento. Encerro então dizendo "quero o monumento de volta". Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Leitores, esqueci de anotar na matéria que, pelo que fui informado, tanto o busto quanto o projeto arquitetônico do monumento erigido entre as "torres gêmeas" foram desenhados pelo engº e artista plástico Galileu Aritine, já falecido.
    Se alguém tiver alguma informação adicional, favor postar aqui.

    Vamos fazer um movimento pedindo a construção do monumento: "quero o monumento de volta".

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma PENA... cidade que não valoriza seu passado não tem futuro. Registro ainda que Imbituba não tem nenhuma RUA com o nome de Henrique Lage... que a maioria das cidades do carvão tem.
    Realmente lamentável. O falecido Dr. Ary, meu amigo, ex-gerente da Emacobrás deve estar muito triste. Ele, juntamente com o Luiz Dário que idealizaram este monumento. Questiono o seguinte: este monumento não seria um bem público? Como foi destruído pela iniciativa privada?

    ResponderExcluir
  4. Giovave, ao que tenho conhecimento, além de suas informações trazidas, o monumento foi custeado pela Companhia Docas e edificado em área da Emacobrás. Contudo, entendo que a destruição dele não poderia ocorrer, pois o busto é patrimônio histórico da cidade; e a homenagem mais ainda.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo... a Maria Fumaça está em Tubarão, totalmente reformada, aguardando a construção de uma garagem na Estação (Sec de Turismo) que sirva de abrigo, para poder voltar. Lembram do episódio de dar nome do Dr. Osvaldo do CEREM? Mais uma demonstração de que a cidade não valoriza sua história e seus "heróis". Diferente de Laguna.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha me questionado sobre o que estaria acontecendo por trás daquela cerca. Imaginei que na pior das hipóteses, não estavam preservando o monumento, mas DESTRUÍ-LO? Quando eu era criança eu era fascinado por aquele barquinho e era impossível não ficar curioso para saber quem era o homem de metal... Agora... bem... Henrique Lage só no nome do porto, se isso perdurar...

    ResponderExcluir
  7. Penélope Charmosafevereiro 27, 2011

    Simplesmente um absurdo, como tantos outros que acontecem em Imbituba!

    ResponderExcluir
  8. Quero deixar registrada minha inignação.
    Nunca ouvi dizer que monumentos históricos fossem destruido.
    Só aqui acntece algo assim.
    Poderiamos pensar que foi roubado,mas se aconteceu pq a policia não foi acionada pelo poder publico?
    Vivemo em um país muito jovem, mas temos conciênca do que é históra.
    Hoje interligados a internete vimos que na França e outros paizes, cemitérios q são atração turisticas. Sem ironizar , mas tem até museus com a história dos penicos.
    E, aqui destroem um monumento que foi feito ao fundador do porto, e que trouxe oprogresso para a Cidade de Imbitba. Verdade que o monumento não estava a altura deste grandes GRANDE EMPRESARIO HENRIQUE LAGE.
    Mas era o que nos fazia lembrar q havia passado por nossa cidade um grande vizionista, fez uma vila que se tornou cidade e, nã foi reconhecido por aqueles que chegaram depois dele, destruindo toda uma HISTÓRIA.Deixando as gerações futuras sem memória.
    É lastimavel.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.