Imbituba e a sinalização de trânsito

Basta caminharmos por algumas ruas da cidade para vermos placas de sinalização de trânsito deficientes, equivocadas ou mal instaladas. Em razão disso, muitos motoristas podem ser ou são autuados indevidamente.
Outro problema, e que é grave, são as lombadas ilegais ou irregulares, mas o município não toma nenhuma providência para adequá-las às normas do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. E sobre o semáforo e as lombadas eu já falei em postagens específicas.

Leitores, o § 1º do art. 80 do CTB estabelece: "A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN." (grifei)

Leitores, as duas fotos desta postagem mostram placas de sinalização quase que sobrepostas, em desacordo com a legislação de trânsito, causando confusão e transtornos para os condutores de veículos. A primeira está localizada na Rua Ernani Cotrin, e a segunda na Rua Irineu Bornhausen (essas duas podem não ser as únicas).

Nos locais que é proibido o estacionamento de motocicletas, a advertência sobre essa proibição não está perfeitamente visível aos motociclistas, pois as letras são minúsculas, não favorecendo uma leitura fácil e rápida. Parece até proposital.

Os artigos 81 e 90 do CTB dispõem:
"Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito."

"Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta."
Portanto, se alguém foi autuado em razão de deficiência da sinalização, o condutor poderá apresentar defesa prévia e ter seu recurso deferido, cabendo ao órgão de trânsito anular o auto de infração.

Mas o que o contribuinte pode fazer para que o órgão de trânsito responsável melhore a sinalização das vias?
A resposta está nos arts. 72 e 73:
"Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código."

"Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá."
Voltando às lombadas, diz o parágrafo único do art. 94: "É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN." (grifei)
Em Imbituba não só se mantêm as inúmeras lombadas irregulares como também se instalam outras da mesma forma. Consequência disso é o aumento do consumo de combustível e desgaste rápido de peças da suspensão dos veículos. Além, é claro, da não observância do texto legal.
A pergunta que fica é: por que não se faz corretamente?

Para termos um trânsito seguro é necessário não só a boa educação e fiscalização correta, como também uma perfeita sinalização e boas condições das vias.

3 comentários:

  1. Olá Pena, mesmo estado a mais de cinco mil kilômetros de distância, procuro sempre estar antenado com o que acontece em Imbituba.
    Pena meu amigo, aqui em Boa Vista RR a situação não é diferente em relação as sinalizações de trânsito. As policias, militar e municipal, não perdoam nenhuma falha do motorista, mesmo que a culpa seja da má sinalização. A unica parte boa e exemplar é a faixa de pedestre. Você vai cruzar uma avenida basta colocar o pé na faixa que o transito para imediatamente, isso porque a multa é pesada. Lhe enviarei algumas fotos dessa situação.
    Forte abraço
    Alisson Raniere Berkenbrock
    Boa Vista - Roraima.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria que esse assunto voltasse à pauta pois tenho visto vários acidentes de trânsito ocorrendo em Imbituba, e a situação da sinalização de trânsito continua caótica. Cruzamentos com nenhuma placa de preferencial, ou então com placa em todos os lados. Na Vila Nova as ruas são pessimamente sinalizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela!
      Pode já estar chata demais a minha desculpa, mas a falta de tempo para atualizar o blog como eu gostaria é o problema principal. Rascunhos são muitos, mas não consigo concluí-los para publicar novos artigos. Dentre eles está mais um sobre sinalização de trânsito.
      Quanto a voltar à pauta, mas você mesma pode fazer isso. O melhor dos blogs é isso, é que sempre se pode encontrar um post antigo, mas atual, e divulgá-lo por email ou nas redes sociais. Enquanto eu não publico novo artigo sobre o tema, faça isso, por favor! O fato deste post ser de 2010, milhares de internautas de Imbituba ainda não o acessaram.

      Obrigado por sua visita!

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.