Sem semáforo seria melhor?

Há tempo venho questionando a necessidade do único semáforo da cidade.

Posso estar pensando como a minoria, mas tenho argumentos para defender a retirada daquele equipamento de trânsito.

Veja bem, leitor, se você chega em um cruzamento que possui semáforo, quase que com total segurança, entra no entrocamento quando o sinal está verde para você, pois não espera que um outro veículo atravesse no sinal vermelho, certo? Bem, mas furar sinal vermelho, ali, é comum, até porque não há qualquer fiscalização. Portanto, a sua segurança está em risco.

Por outro lado, se você chega em um entrocamento que não possui semáforo, sua atenção e cuidados serão redobrados, pois você sabe que haverá necessidade de visualizar todo o fluxo de veículos, de modo a ingressar no cruzamento, com segurança.

O que faz os motoristas a não obedecerem aquela sinalização é o fato de a luz verde ficar acesa por apenas alguns segundos. Assim, todos querem passar ao mesmo tempo, antes que o sinal mude. E embora dure apenas pouco mais de dois minutos até que o sinal volte a abrir para você, sua paciência esgotou-se. Psicologicamente, é uma eternidade.

No dia de hoje, o semáforo estava com problemas e apenas as luzes amarelas acendiam de forma intermitente. Entretanto, quem vinha do Fórum, não via nenhuma luz acesa, e ficava, então, esperando que alguma luz acendesse. Em vão. E não é raro aquele aparelho apresentar problemas.

E, mesmo sem funcionar, hoje, o trânsito fluía normalmente, para a felicidade de todos.

Mas alguém poderá perguntar: e os pedestres? Eu penso que esse semáforo também não dá segurança aos transeuntes, pois enquanto o sinal está fechado para uma rua, está aberto para outra, havendo sempre riscos aos pedestres, com a agravante de que terá que observar se algum condutor vai furar o sinal. E quem não lembra que já houve vítima fatal ali, atropelada sobre a faixa de pedestre, mesmo com semáforo?

Sem o semáforo, o trânsito fluirá lentamente, possibilitando maior segurança aos transeuntes.A instalação de taxões, antes e depois das faixas para pedestres, podem proporcionar maior segurança, reduzindo ainda mais a velocidade no local.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.