Vereadores querem mais lombadas!

Novamente, estou aqui ouvindo, pela internet, a sessão da Câmara de Veradores. De treze indicações, três foram requerendo lombadas em frente de estabelecimentos de ensino, para tentar resolver o problema de excesso de velocidade de condutores de automóveis, ônibus e, principalmente, de imprudentes motoqueiros, que não são poucos e, pelo que percebo diariamente, são esses quem mais se excedem na velocidade e não respeitam qualquer lombada. Muito pelo contrário, usam esses "morros" como se fosse um obstácvulo de motocrosss, fazendo acrobacias em plena via pública.

Totalmente fora do padrão legal, as lombadas de Imbituba transformam-se não em impedimento à velocidade, mas em riscos materias aos veículos, como à própria segurança viária.
Se as lombadas fossem feitas seguindo-se os padrões legais, ainda assim é necessário todo um procedimento legal para que seja instalada e não somente se solicitar uma lombada nessa ou naquela rua, e lá vão os funcionários da prefeitura fazer um morrinho de asfalto, ou levantando lajotas, ou despejando barro! Alguém já viu uma lombada maior que aquela em frente à oficiana Casa das Baterias? Eu nunca vi!

E mesmo depois de ser instalada, deve ser monitorada, por um ano, para se saber se sua instalação surtiu os efeitos que se esperava. Caso contrário, ela deve ser retirada, conforme determina o Contran.

Conforme o padrão determinado, há dois tipos de lombadas: tipo I - largura igual à da via, comprimento de 1,50 metros e altura máxima de 8 centímetros; tipo II - largura igual à da via, comprimento de 3,7 metros e altura máxima de 10 centímetros.

O próprio Ministério Público de Santa Catarina já ajuizou ação civil pública obrigando a prefeitura de Florianópolis a retirar todas as lombadas instaladas com dimensões fora do padrão legal, como também firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o município de Bombinhas, no mesmo sentido.
Além disso, há a Lei Estadual Nº 13.314/2005 que obriga a se implantar refletivos em todas as lombadas. Qual a cidade cumpre essa lei?

Em Blumenau, as instalações de lombadas físicas na cidade, a pedido de vereadores é bastante polêmica, como você poderá ler na Folha de Blumenau.

Bem, e qual seria a solução? Podemos resolver com as lombadas a alta velocidade dos automóveis, mas não das motocicletas dirigidas por aqueles motoqueiros otários que adoram "aparecer na fita".

Sugiro que conscientização permanente e fiscalização policial nos locais em que haja escolas, hospital e órgãos públicos com bastante fluxo de pedrestres é uma das soluções. Melhor ainda é a lombada eletrônica. Mas esta custa caro.

3 comentários:

  1. Como sempre para o contribuinte os rigores da lei.
    Ministério Público neles para arrancar de vez estas lombadas.

    ResponderExcluir
  2. Para o contribuinte os rigores da lei da Área Zonal. Celso Três neles...

    ResponderExcluir
  3. Não sei se os dois comentários foram da mesma pessoa, mas vamos lá!
    Quanto ao primeiro comentário do "anônimo", acho mesmo que as lombadas, instaladas durante muitos anos na Zimba, devem ser refeitas, obedecendo-se à legislação.

    Quanto ao segundo comentário, não entendi a "Área Zonal". Área Azul? Bem, se for isso, o Procurador da República Celso Três não teria qualquer competência para atuar em qualquer caso relacionado com essa área, pois trata-se de questão municipal.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.