Iniciativa de moradores ornamenta canteiros de ruas

Quando mudou seu escritório de advocacia para outra sala do mesmo prédio, a advogada Erica Pittigliani decidiu investir na imagem da nova sala, mas o canteiro central da rua não contribuía para isso. E por que não adotá-lo? A ideia não era recente, mas nem sempre se consegue fazer o que se deseja, quando envolve custo. Aproveitando, porém, a satisfação profissional em poder estar em seu novo escritório, a adoção do canteiro entrou nos custos da mudança. 

E por que não divulgar a iniciativa e mostrar como era e como ficou o canteiro central da rua, em frente a sua sala? Fiz isso. A ideia era contagiar os demais vizinhos a fazerem o mesmo. Ou até mesmo contagiar outros moradores de outras ruas de Imbituba. Eu não esperava, porém, que a divulgação na rede social Facebook fizesse tanto sucesso. Não contabilizei os compartilhamentos havidos, mas foram milhares de likes.

Vejam as fotos divulgadas no Facebook:

Como era antes

O canteiro era areia e mato

No dia anterior à finalização do canteiro, já haviam furtado flores

O canteiro foi finalizado no dia 28/03/16
ornamentação de canteiros, canteiro adotado por morador
Hoje as plantas já deram flores,
mas a manutenção tem de ser constante
Pouco mais de um mês, a iniciativa de divulgar para contagiar deu seus primeiros frutos. O casal de advogados Ricardo Farias Rosa e Cristiane Joaquim Rosa, que possui escritório na mesma rua, adotou parte do canteiro da testada de seu prédio.



Na sequência, a Rede Feminina de Combate ao Câncer já providencia o nivelamento do canteiro para ornamentá-lo, além de melhorar a calçada em frente ao prédio em que presta relevantes serviços à população.


Mas os bons exemplos não param por aí. O advogado e vereador Luís Antônio Dutra também foi contagiado e adotou um dos canteiros de sua rua. É de se destacar que apenas uma pequena parte fica em frente a sua residência. A maior parte fica defronte a imóveis de vizinhos.




Em outra rua da cidade, parte do canteiro é utilizada para plantar hortaliças e ervas para chás, que ficam à disposição dos moradores. O canteiro é mantido limpo e as árvores podadas.



Eu sei que muitos não concordam com esta ideia de os moradores adotarem canteiros. Alegam que é obrigação do município manter tudo limpo, e é para isso que os tributos também são pagos por nós contribuintes. Penso, porém, que aqueles que não querem gastar plantando gramas ou flores, poderiam pelo menos cuidar dos canteiros feitos pela prefeitura. Sabemos que tudo para o Estado sai mais caro que para a iniciativa privada. Imagine, então, quanto dinheiro nosso, através de tributos,  é utilizado para manter limpos esses canteiros centrais. Se fossem todos mantidos pelos moradores, o dinheiro poderia ser usado para melhorar as ruas ou em outras obras de infraestrutura. E estaríamos dizendo ao Poder Público: faça sua parte, pois já estamos fazendo a nossa e parte da sua!

Faça o mesmo na sua rua e divulgue para incentivar outros mais.

6 comentários:

  1. Uma ótima iniciativa...Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Minha rua não tem canteiros, não é calçada, mas nos os moradores a mantemos limpa. Cortamos grama e a conservamos.

    ResponderExcluir
  3. Passei por lá hoje, ficou lindo. Por iniciativa própria sempre podemos melhorar algo ao nosso redor. Ficou um Capricho! Parabéns a Érica e todos os outros que estão sendo contagiados por esta iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Também passei por lá. Ficou ótimo. Tomara que outros sigam o exemplo.
    Na Alemanha também há padrinhos e madrinhas de canteiros, mas lá (estou em Imbituba atualmente) as prefeituras fornecem o material (plantas, terra, etc), as pessoas "só" fazem o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. O Joao e a Vera, donos da Pousada Praia da Villa onde estamos hospedados na Vila Nova, mantém os canteiros da rua em frente à pousada e também do outro lado da rua - e até mesmo os terrenos dos vizinhos e os caminhos que passam por eles! - sempre bonito e limpo, com a grama sempre bem aparada.
    Parabéns aos dois!
    Se as chuvas pararem antes de irmos embora, bato fotos e coloco aqui.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Creio que a partir de iniciativas como esta, cada um fazendo a sua parte e indo além, multiplicando as ações, buscando parcerias, conseguiremos todos, juntos, ter uma Cidade cada vez mais bonita e desenvolvida.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.