Emacobrás e o loteamento Granja Henrique Lage

Mais de uma semana sem postar nada, por falta de tempo, e porque resolvi deixar o blog um pouco de lado, por puro desânimo em mantê-lo no ar. Falta-me mais que vontade; falta-me acreditar em um futuro melhor. Mas vamos lá. E como as chuvas não passam, piorando a vida de muita gente, seja economicamente ou até mesmo no humor, falarei sobre uma entrevista do prefeito, na semana passada, acerca dos problemas causados pelo mau tempo dos últimos dias.

José Roberto Martins (PSDB) reclamou das áreas invadidas no município, culpando a população por se instalar nesses locais sem infraestrutura, os quais, geralmente, são os mais atingidos em caso de chuva intensa - e são os que mais reclamam. José Roberto lembrou do caso do loteamento feito pela Emacobrás - o Granja Henrique Lage -, no qual se venderam lotes sem infraestrutura e o município foi condenado pela Justiça a fazer o que a Emacobrás não fez, sob pena pecuniária de R$ 5.000,00 por dia. O prefeito cobrou a responsabilidade da Emacobrás e do governo municipal da época (leitores, eu não sei quem era o prefeito quando o loteamento começou a ser implantado e os lotes vendidos).

A primeira foto, feita na semana passada, mostra um veículo atolado na areia que desceu de uma das ruas não pavimentadas do loteamento Granja Henrique Lage. Em todas as enxurradas acontece o mesmo problema. A areia desce e interdita a Rua Nicolau da Rosa Matos, que é asfaltada (foto ao lado).

Bem, leitores, quanto a esse problema causado pela Emacobras, José Roberto conhece o caminho da casa do dono e o que pode fazer para exigir que a empresa cumpra suas obrigações com o município.
A respeito de áreas invadidas, não entendo como a prefeitura pavimenta ruas nessas áreas, como é o caso de uma via pavimentada no ano passado, em Vila Alvorada. Enquanto isso, não pavimenta uma rua no Centro, devidamente projetada, como é o caso da rua da delegacia de polícia, que é uma vergonha. Só fica em ótimo estado quando há festas no "pavilhão de eventos".

Ao pavimentar ruas em áreas invadidas, a prefeitura avaliza a invasão. E como já escrevi em postagem específica, o problema não é recente, mas não se pode, porém, permanecer errando. E quem paga a conta é o município.

Veja o que diz a Justiça com referência ao loteamento Granja Henrique Lage.

8 comentários:

  1. Não desanime, Pena, pois o seu blog é o único veículo de comunicação de Imbituba que relata a realidade nua e crua, sem qualquer tipo de maquiagem (da situação ou oposição).

    O loteamento Granja Henrique Lage é uma vergonha!!!

    O prefeito Beto Martins critica a Emacobrás e as gestões anteriores, também critica a decisão da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público que condenou corretamente o Município, vez que o Loteamento foi aprovado pelo mesmo sem qualquer tipo de infra-estrutura.

    As pessoas compraram os terrenos, construíram e obtiveram a autorização para construção da Secretaria responsável do Município, ou não teve a devida fiscalização pelo órgão competente. Ou seja, a responsabilidade é do Município, SIM.

    Além do mais, todos os moradores deste loteamento pagam IPTU, o mínimo que o Município poderia oferecer a estes contribuintes era infra-estrutura.

    Qual é a infra-estrura que temos??? Hoje para construir, temos de pagar para ter a rede de água, energia... simplesmente uma vergonha.


    E o que é pior! Fazem 2 semanas que as chuvas cessaram, e a rua Ernani Cotrim continua num péssimo estado! Nós moradores, temos que fazer um verdadeiro rally para chegar ou sair de casa. Dias atrás, o caminhão de lixo atolou. Poderia ser comigo, ou com meus vizinhos.
    Até quando vamos esperar que a decisão judicial seja cumprida ou que uma patrola passe na rua!

    Enfim, eu insisto em morar em Imbituba, na esperança que esta cidade vá decolar, no entanto, os fatos mostram que Imbituba está muito longe de ser um Mar de Oportunidade, e que o jogo de interesses de um grupo político obsta o desenvolvimento de Imbituba.

    ResponderExcluir
  2. Pena:
    É assim mesmo. Vez por outra parece que estamos condenados a apenas sermos platéia. E o teatro que se desenrola a nossa frente parece fora de nosso controle. Se desistirmos, que mundo deixaremos aos nossos filhos, netos, às gerações futuras?
    Portanto isista. Nunca se está sozinho quando se juntam as pedras que ajudam a construir um mundo melhor, mesmo quando muitas dessas pedras retornam em nossas cabeças. Há luz no horizonte. Nem tudo está perdido. Continue fazendo sua parte.
    Abraço,
    Gilberto Barreto

    ResponderExcluir
  3. Ao Anônimo, agradeço por suas palavras. Peço, porém, que, na próxima vez, indique pelo menos um pseudônimo pra eu me referir a você.

    Sr. Gilberto, agradeço também por seu incentivo, mas é difícil olhar pela janela e ver sempre a mesma paisagem e os mesmos transeuntes. Em nossas conversas de mesa de bar sobre Imbituba chegamos a conclusões quase iguais. E isso me fez sugerir seu nome para candidato a prefeito, quando eu escrevia para um jornal da cidade, em 2009. Essa sugestão deixou alguns inquietos. Mas sabemos que não é fácil ser candidato numa cidade pequena, por diversos motivos políticos e sociais.

    Aproveito a oportunidade, embora um pouco atrasada, para parabenizá-lo pelo seu aniversário.

    ResponderExcluir
  4. Eu moro ali naquele prédio, e realmente, é um caos quando a chuva é torrencial. Temos que cuidar ao atravessar a rua em direção ao centro, pois até os pedestres atolam. Neste dia (que foi batida a foto), atolaram mais de 5 carros e um microonibus. Tirando que os moradores nao podiam estacionar seus carros nas garagens, devido a enxurrada de barro que descia das ruas do loteamento Village correndo o risco de atolar tbm. Não há solução pra isso, já recorremos a todas as autoridades da cidade, e ninguém pode fazer nada.

    ResponderExcluir
  5. Juh, os moradores poderiam ajuizar ação contra a Emacobrás e o Município. Poderia ser uma ação de obrigação de fazer, com pena pecuniária estabelecida pelo Juiz, enquanto nenhum dos dois resolve o problema. Poderia também, talvez, uma ação de indenização contra os mesmos.

    Obrigado por participar do blog.

    ResponderExcluir
  6. É, vou agilizar estas informações aos moradores. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. morador granja henrique lagesetembro 24, 2010

    Pelo que parece, de acordo com reportagem do jornal popular, finalmente essa rua vai ser asfaltada em 2011!! tomara...

    ResponderExcluir
  8. Estou em situação igual a sua, não acredito em futuro melhor.

    Moro com meus pais no bairro Village, não nessa área supostamente invadida. Meu pai paga IPTU e o que temos é uma rua cheia de pedras e buracos.

    Antes da última eleição para prefeito, o Beto fez uma reunião na associação do bairro e ficou decidido que ele asfaltaria duas ruas antes das eleições (o que foi feito) e o resto depois (o que ainda estamos esperando).

    Questionei o prefeito pelo Twitter a respeito dessa situação. E ele? Disse que não havia promessa alguma, e pra variar (como bom político), jogou a culpa nos governos anteriores. E mais, se gabou de ter sido o único a fazer algo em 20 anos no bairro.

    A questão é: pra nós moradores do Village não importa no momento de quem é a culpa. O que importa é que a situação é caótica por aqui quando chove! Não sei porque os políticos tem essa mania de culparem governos anteriores, ou então dizerem que não fizeram algo mas o anterior também não fez! Eles foram eleitos justamente pra isso, pra MOSTRAR SERVIÇO. São pagos pra isso! Muito bem pagos!

    Convido o prefeito a vir passar uma semana na minha casa, quando estiver chovendo bastante..

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.