Eleições 2016 em Imbituba: breves comentários

Voltando a escrever no meu blog, o assunto não poderia ser outro: política. Farei uma análise do resultado das eleições municipais em Imbituba, em dois tópicos.
Ninguém imaginava que o resultado fosse uma vitória pra lá de maiúscula da coligação PT/PMDB.
Todos os comentários a partir das coligações fechadas eram de que não havia como PSD/PSDB perder a eleição. Bem, todos, não. Vejam meu comentário no Facebook, no dia 16 junho de 2016, antes mesmo das coligações definidas:

Apenas três internautas tiveram coragem de compartilhar a minha previsão.
Quando publiquei isto no Facebook, apenas algumas pessoas curtiram, porque não havia, naquela época, como acreditar nessa possibilidade. Todas essas curtidas que hoje aparecem no post, foi porque, durante a campanha, passou-se a ver a previsão como grande possibilidade:



O PR-Partido da República, no qual sou filiado, iniciou conversando com uma coligação e acabou noutra. Eu sempre deixei claro o meu interesse por uma terceira via, e até sugeri que o próprio PR, ainda que sozinho, apresentasse essa terceira via aos imbitubenses. Fui voto vencido.
Minha estimativa é de que conseguiríamos, sozinhos ou coligados com outros partidos pequenos, entre 3.000 e 4.000 votos. Elegeríamos um vereador, com possibilidade de dois.

Outra previsão opinião minha, publicada no dia 03 do mesmo mês, que até muitas pessoas que participavam diretamente das negociações não acreditaram. Eu disse para guardarem a imagem porque sabia que esta união PSD/PT/PMDB não aconteceria:

Pelo número de curtidas e compartilhamentos, pouquíssimos acreditaram no que eu falei.
O desenrolar das negociações partidárias se direcionavam para o que acabou sendo as duas únicas alternativas aos imbitubenses, e, então, no mesmo dia 16 de junho, eu postei:

E perguntaram na música da barca de que lado eu estava!?
Como candidato a vereador, evidentemente que eu não tinha outra saída, a não ser fazer minha campanha de forma independente. Eu tinha, por opção minha, que ser coerente com tudo o que escrevi ao longo dos últimos anos. De um lado, o PT, partido que possui ideias que tanto divirjo. Do outro, um candidato que estava com bens bloqueados pelo Judiciário, sendo que uma das ações foi iniciada a partir de representação minha ao Ministério Público em Laguna. Quando apresentei a representação, publiquei neste blog (acesse https://goo.gl/hPzJL0) e divulguei no Facebook, mas os imbitubenses não deram importância a ela. O fato só se tornou relevante nos últimos dias de campanha, quando o Portal Ahora divulgou em sua página. Pois é.

Promotora de Justiça informa na ação civil pública que fui eu o autor da representação.

Diante do que aconteceu em Imbituba, como também deve ter acontecido em centenas, talvez milhares de municípios, não se pode afirmar que os brasileiros não sabem votar, porque isso não é uma verdade absoluta. É preciso de alguns "porém" ao se afirmar isso. Quando não se têm opções para melhor escolher, não há o que se fazer.

Mas o que deu de errado na estratégia da coligação perdedora? O que só se ouvia no início da pré-campanha era que não tinha como Christiano Lopes/Rui Rodrigues perderem a eleição! Afinal, todos os ventos sopravam a favor da coligação, com prefeitura, porto, governo do estado e mais de 70 candidatos a vereadores. A minha análise sobre esta pergunta virá em breve, no segundo tópico deste tema. Clique aqui para ler.

Um comentário:

  1. Muito bom ler textos objetivos e escritos com inteligência. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.