É preciso exigir o impeachment

MBL Vem Pra Rua Revoltados Online
Por Roberto Motta*

Os dois problemas básicos do país são a degeneração institucional e a incompetência do Estado.

São problemas inter-relacionados, mas distintos, que se repetem em todas as esferas do Governo.

A degradação institucional afeta a polícia, o parlamento, as cortes superiores e a Constituição. Somem as garantias que permitem ao cidadão viver com segurança e tranquilidade. O Estado vira uma rede de ajuda mútua, onde os resultados de inquéritos, processos e CPIs são sempre negociados nos bastidores.

É tudo de mentirinha.

Roberto Motta
Já a incapacidade administrativa impede o Estado de cumprir suas funções básicas. É o uso do Governo como ferramenta de enriquecimento. Para se eleger é preciso dinheiro, e a eleição se justifica pelo acesso aos recursos públicos e aos contratos. Em outras palavras: o ministro e o secretário estão ali para fazer caixa, não para administrar a saúde ou os esportes. Esse é um mecanismo que se retroalimenta ao infinito.

Para fazer caixa é preciso que o prefeito reboque o seu carro e engarrafe a cidade com obras faraônicas que o município não conseguirá manter depois. O processo orçamentário é um teatrinho sem sentido, repetido por atores canastrões. Os legisladores são todos representantes de interesses especiais.

É preciso quebrar esse ciclo e inverter essas tendências. É preciso participar do Movimento Brasil Livre, do Vem Pra Rua, do Revoltados Online, da União Pelo Brasil, da Aliança Democrática e de todos os outros movimentos que pedem o impeachment.


É preciso exigir o impeachment.

É preciso exigir, a todo custo, decência e independência nas cortes superiores e nas agências reguladoras. É preciso planejar a privatização de todas as empresas estatais.

É preciso alterar o código penal para que criminosos, incluindo políticos corruptos, fiquem presos por muito tempo.

Precisamos estabelecer em nosso país um verdadeiro Estado de Direito, baseado no respeito à lei e a instituições sólidas.

Precisamos disso para sobreviver.

(*Roberto Motta é engenheiro, escritor, empresário e professor. Seus interesses são política, literatura, tecnologia, economia e tudo relacionado com o mar.)

Um comentário:

  1. Creio que, nesta minha longa e maluca vida, seja a primeira vez que entro num confronto com duas opções, e esta é a segunda. Sou favorável a Intervenção Militar por julgá-la capaz de resolver todos os problemas rapidamente, afastando os responsáveis e aqueles que são co-responsável por esta difícil situação, mas na falta da primeira aceitarei a segunda, tendo a certeza que as raízes que ficarem proliferarão.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.