Aula de populismo na câmara de vereadores

Leitor, assisti ontem na câmara de vereadores de Imbituba a uma verdadeira aula de populismo barato, se é que populismo em algum momento não seja algo barato, desqualificado. Mas suas consequências são caras à sociedade, porque ele se multiplica pelas vozes que se ecoam num simples repetir falas, cujos argumentos – ainda que existam - não se sustentam, mas convencem os incautos ou os desprovidos de conhecimento e senso crítico.

A claque eufórica com cada palavra pronunciada sequer sabia ou pelo menos imaginava a profundidade que o teor exposto poderia alcançar, se fosse dissecado, examinado minuciosamente, explicado nos mínimos detalhes. Mas não era este o objetivo do explanador: discurso raso e entonado é a arma eficaz para manobrar a massa. Eu só lamentava a sanha provocada pela demagogia, eis que nada se podia fazer diante daquela apresentação teatral, que enganava dezenas de pessoas que estavam ali justamente para isso: ser enganadas.

Quase todo o "espetáculo" poderia ser comparado a uma missa rezada em latim. Ninguém entende nada, mas todos dizem "amém".

O orador recebeu apoio de seu colega de bancada, que mais eufórico que a própria euforia assistida, acabou dizendo o que não devia, embriagado pelos aplausos.

Mas não sei o que foi pior. Se a manipulação engendrada ou a inércia daqueles que poderiam transformá-la em pó.

Estamos mal. Muito mal, leitor!

2 comentários:

  1. Os que aplaudiram fora para aplaudir mesmo. A situação se cala porque sabe que estes manifestos não surtem efeito, e tem dado certo. Responder, mesmo acabando com a farsa, é fornecer palanque para a oposição, que não tem no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia desses publiquei no meu perfil no facebook a seguinte frase: "O segredo do demagogo é de se fazer passar por tão estúpido quanto a sua plateia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele." (Karl Kraus)

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.