Facebook: dicas para saber se seu amigo é um fake

Depois que escrevi o artigo Como saber se seu amigo é um fake, ele se tornou um dos mais lidos em meu blog, cujos acessos já passaram de 64 mil, enquanto mais de mil pessoas curtiram o artigo.
Desde então, dezenas de emails foram recebidos solicitando ajuda para descobrir se determinado "amigo" era um fake. Emails de mães preocupadas, namorados angustiados e amigos confusos compunham a maior parte deles. O interessante é que quase todos que buscam ajuda tinham quase certeza que estavam interagindo com fakes.

Conforme pesquisa realizada em 2012, mais de 8% dos perfis no Facebook eram fakes, totalizando mais de 83 milhões de perfis.
A partir de outro estudo, divulgou-se que 97% dos fakes indicavam ser do sexo feminino, e 58% desses dizem ser bissexuais. (Os perfis reais são formados por 40% de público feminino: veja pesquisa)

O que postei naquele artigo é só uma dica de como saber se o seu "amigo" é um fake. Não se precisa, porém, de grandes conhecimentos ou truques digitais para se concluir que uma pessoa é ou não quem diz que é.
Vamos a algumas dicas simples e importantes:

-o indivíduo não publica muitas fotos de si próprio, ou, usando a palavra do momento, não publica selfies;

-o indivíduo não publica foto dele com amigos;

-as fotos que possui em sua galeria são de paisagens, desenhos, frases e pensamentos etc.;

-os fakes, ao contrário dos perfis reais, procuram deixar suas fotos disponíveis para qualquer pessoa;

-ele não costuma atualizar com frequência seus perfis;

-eles não possui vários amigos com quem conversam sobre determinado fato que conviveram no dia anterior, na semana passada, ou uma festa que participaram, etc.;

-o indivíduo não possui vários amigos que demonstram que o conhecem;

-desconfie de perfis criados recentemente, mas que já possuem uma enorme relação de amigos, dos mais diferentes lugares do país;

-o indivíduo não mostra fotos da cidade em que mora;

-dificilmente você encontrará um fake que não seja esteticamente bonito;

-pode ser que mostre fotos com amigos, mas não indica quem são, e nem esses amigos compartilham as fotos ou comentam sobre elas;

-se menciona ter parentes, cuidado para não acreditar naqueles perfis que estão vinculados a esses parentes, pois também podem ser fakes. Siga as mesmas dicas acima para saber se esses "parentes" não são fakes;

-se você está se relacionando com uma pessoa (namorado, amigo confidencial) sem ter certeza quem ela seja, tome muito cuidado. Por segurança, não inicie um relação dessa sem ter certeza se a pessoa é quem diz ser;

-se num relacionamento via Facebook, a pessoa não quer enviar fotos feitas naquele momento que conversa com você, ela poderá estar escondendo algo, levando à sugestão de ser ela um fake;

-o fato de ter no perfil de seu amigo fotos que você não consegue encontrar através da dica que postei no artigo acima mencionado não quer dizer que ele NÃO seja um fake. Fotos que nunca foram postadas na web podem ser usadas nos perfis, sem serem da pessoa que possui esse perfil. Por exemplo: fotos de câmera ou pen drive ou CD furtados/perdidos. As fotos existentes nesses objetos passam a ser usadas como se fosse da pessoa que se apropriou delas, usando-as em seu perfil fake.

Abaixo, um dos emails recebidos de uma mãe aflita, que, com a dica publicada no artigo acima referido, teve certeza que o filho estava se relacionando com um fake, mas ele se apaixonou mesmo sabendo que sua correspondente poderia não ser quem dizia ser:

"Com as dicas que tive através do blog comprovei que a foto do Face era realmente falsa (aquela citada que me levou à outra foto na pesquisa do Google imagens).
Nenhum relacionamento seja ele de amizade ou amor deve começar com mentiras sejam elas grandes ou pequenas.
O Face tem servido para que muitas coisas sejam escondidas e outras tantas sejam mostradas, verdades ou mentiras.
Como é algo que envolve sentimentos só quis me precaver de saber como lidar com a pessoa que meu filho está se correspondendo a distância.
Ele já foi alertado, é maior e sabe de todas as futuras e possíveis implicações.
Normalmente tudo que começa errado tende a terminar errado.
A verdade sempre acaba aparecendo.
Sabemos parte dela e ficaremos atentos.
Sou grata por sua atenção e sua generosidade em colocar a público como podemos nos precaver de situações que possam nos parecem incomuns.
Não é meu objetivo fazer nenhuma investigação. Por ser inexperiente tudo pode deixar rastros e isso seria desastroso para o meu relacionamento familiar com meu filho e com a pretensa namorada e a família dela.
Sei que entenderá meus temores.
Outra vez agradeço muito sua atenção e qualquer instrução é sempre bem-vinda."

A história dessa mãe é um exemplo de um fato que não consigo entender. Por que, mesmo desconfiando que a pessoa com quem se relaciona é um fake, precisa provar isso? Por que essa necessidade de comprovar cabalmente a falsidade ideológica, quando poderia simplesmente bloquear o perfil? Por que continuar numa busca angustiante por uma prova indubitável, se a própria dúvida já seria o bastante para pôr fim a esse relacionamento? Por que continuar com esse relacionamento tão incerto e perigoso? É impossível que num país com mais de 70 milhões de usuários do Facebook você não encontre uma pessoa real que lhe agrade e comprove sua verdadeira existência.

Não busque uma prova para sua dúvida; procure fazer amizade/ter relacionamento com quem prove ser quem diz ser.

41 comentários:

  1. Eu acho q tenho um fake min enganando como eu descubro si realmente ela e um fake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franceildo, vou deixar um provérbio chinês como resposta: "Se um homem me engana uma vez, a vergonha é dele. Se ele me engana duas vezes, a vergonha é minha".
      Se você suspeita que é um fake, por que continuar mantendo contato?

      Excluir
    2. Mais e por q eu acho ela tao legal i ñ tenho certeza.si ela fake.tou em duvida.

      Excluir
    3. Está cheio de estelionatários legais por aí. E pessoas reais, também.

      Excluir
    4. joga a foto dela no google imagens, acabei de descobrir q meu amigo é fake, e ainda ta nos sites de melhor fotos pra fakes

      Excluir
    5. joga a foto dela no google +,ja descobri varios fakes assim

      Excluir
    6. Como coloco a foto no google+?

      Excluir
    7. No Google+ não sei se há como fazer isso. Caso não saiba como fazer no Google, acesse o artigo indicado no início deste post. Att. Sérgio

      Excluir
  2. Não entendo como pessoas que se dizem blogueiros configuram suas páginas com restrições de cópia. Devem se achar muito importantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como alguém perde tempo para criticar os que fazem alguma coisa para ajudar os outros. Para que você queria copiar? Não lhe basta o link para compartilhar?

      Excluir
  3. cara eu desconfio que um amigo meu tem um "fake"
    porque ele gosta das mesmas coisas que esse suposto "fake" ..te o mesmo sonho, gosta da mesma comida preferida, gosta dos mesmos cantores, e ainda o dia que esse suposto fake ficou ausente da internet ele tbem ficou,,, tudo isso já é suficiente pra dizer que ele é esse suposto "fake"???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, desculpe-me por "perder" seu comentário. Espero que você já tenha conseguido acabar com sua dúvida. Não tenho como afirmar que seu amigo usa esse perfil fake; só você mesmo para descobrir. Tente provocar algum tema diferente com um dos dois e depois veja se o outro falará sobre isso. Att. Sérgio

      Excluir
  4. Eu acabei me envolvendo com um fake,ele era gentil educada , mas sempre que eu pefia uma foto uma mensagen de voz, perguntava alguma coisa sobre dele , ele vinha com mensagens melosa. Mas mesmo acabei me apaixonando agora que acabou sonho com ele todas as noite s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, pode ter certeza que isso não aconteceu apenas com você; outras pessoas já passaram por isso. Mas tente se convencer de que essa pessoa só existe no seu imaginário, ela não é real; é um fake! Att. Sérgio

      Excluir
  5. Uma vez eu criei um perfil fake,e uma menina se apaixonou tanto por mim,que eu fiquei incomodado por estar a enganando assim,Então um dia resolvi me revelar...tirei uma ft minha com o nome dela num papel colado ao meu rosto.Eu pensei que ela ia ficar muito brava e me bloquear,mas nao,ela me perdoou por eu ter falado a verdade pra ela.E hoje nos conhecemos pessoalmente e estamos juntos namorando .Ela admitiu que não se apaixonou pela pessoa que via na foto,mas sim,pelo o que eu era por dentro.Pois minhas conversas com elas demonstravam o que eu era por dentro...e era o que ela gostava.Então pessoal,digam sempre a verdade,mesmo que doa.Sejam vocês mesmo,isso é sinal que vocês gostam Dde si mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Essa pessoa já entrou em vídeo chamada comigo, mais acredito que seja fake! E agora dúvida cruel. Primeiro ela tava na cidade que é morava aí quando decidi ver ela, ela teve que viajar, agora eu mudei de cidade ela voltou!

    ResponderExcluir
  7. Valiosas estas informações. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por isso, Gislaine. São dicas simples que podem evitar grandes dores de cabeça. Abraço!

      Excluir
  8. assunto particular.... dentro dos padrões, Pena Digital fornece informações de forma restrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, não entendi sua pergunta. Envie sua dúvida via "contato" deste blog. Att. Sérgio

      Excluir
  9. Pena, você conhece um meio de obter informações de uma pessoa por nome? Ja tentei vários e vários sites todos deram ruim (Essa pessoa fez uma prova para a mesma escola que eu e o nome dela apareceu na lista e tudo mais..) é um amigo virtual de longa data mas creio que parte do que ele diz é mentira, porém ele manda audio, fotos (que aparentemente são dele sim, porem nunca fez chamada por webcam) mas ele nunca saiu comigo em 3 anos DE amizade virtual queria puxar a ficha dele e tudo mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho conhecimento de algum site que faça isso. Att. Sérgio.

      Excluir
  10. Mano, vlw pelas dicas, acabo de bloquear um fake que queria me enganar, essas dicas me ajudaram muito, vlw👍✌

    ResponderExcluir
  11. isso foi muito útil... descobri que era fake mesmo ainda bem que não sou do tipo que manda nudes! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Uma menina min mandou uma solicitação do facebook soq ela não tem Muinta foto e diz ela que o face é novo pq o antigo tinha acontecido alguma coisa louca...
    Ela tb diz ser primo do meu amigo e meu amigo conficar sóq tb pode se que ele tenha feito a fake pra min enganar. Então eu queria saber se essa Pessôa é Fake ou não

    ResponderExcluir
  13. Suponho que uma pessoa criou um fake meu pois fui acusada de mandar foto para ela mesma com se fosse eu me deixou má condições com esta pessoa que me acusou duvidou da minha integridade e não acreditou que não foi eu ... depois descobrir um face com meu nome sem foto provavelmente fez o que fez e apagou a foto do perfil e aí tem como descobrir de quem é esse face quem fez? já que suponho do autor?como devo proceder? lembrando que conversei sim com essa tal pessoa mas em momento algum enviei fotos pra ela.

    ResponderExcluir
  14. Quando pessoas driblam a web cam, alguma coisa está errada. O caso da Brenda eu já cito como suspeito. Já cansei de desmascarar fakes no skype, se tratando apenas de mulheres é claro, coisa mais do que comum que acontece. Gente abram os olhos, pois nem sempre o google imagens vai rastrear, e se a pessoa está usando fotos que não são postadas em redes sociais? Não confiem apenas na voz e em perfil de facebook e whatssap, ainda mais pra quem está se apaixonando pelo suposto fake.

    ResponderExcluir
  15. Oque leva um homem hetero a fazer,um faik se passando por mulher bi ?

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci um rapaz ele é legal, gentil, diz ser psicólogo, me contou sobre a sua vida. Mas, depois que expressei meus sentimentos pra ele, ele disse que tem câncer e ele excluiu o facebook e depois veio se despedir de mim. Disse que foi ao médico e que ele disse que o câncer se espalhou. E que excluiu todas as suas contas, tanto do face, whattz, etc... e que agora só vai viajar com a sobrinha e viver a vida dele. E mais, que não quer me envolver nisso. Devo acreditar que ele é um "fake" ?

    ResponderExcluir
  17. tem algum meio para descobrirmos esses fakes, pois aqui na minha cidade estão denegrindo imagens de pessoas por causa dessa política suja...

    ResponderExcluir
  18. Preciso de ajuda conheci uma menina de outra cidade estou gostando muito dela não sei se ela é fake meus amigos ensistem q ela é fake

    ResponderExcluir
  19. Tem um menino que eu converso no face mas eu não sei se ele é fake.. eu gosto de conversar com ele, mas eu tenho medo que seja fake. Como posso saber de maneira rápida se ele é ou não?

    ResponderExcluir
  20. Olá, entendo oque esta querendo explicar sobre fakes e ajudar as pessoas a descobrir sobre.
    Mais também é errado incentiva-los a acreditar que qualquer foto do perfil indicado é fake, pois pessoas muitas vezes podem pegar fotos das mesmas e jogar na internet. Portanto indiferentemente de estar ou não na internet não significa que essas pessoas são fake.
    Se um dia, claro que nao sei quando. Os técnicos de informática criarem um app tudo bem entenderemos sendo ou não^^
    Bjos ♥

    ResponderExcluir
  21. Entratanto, não acho que seu ponto de vista esteja errado, respeito sua opinião
    Seu blog é super cooperativo então não deixarei de visita-lo quando possível ^^

    ResponderExcluir
  22. Uma menina mando solicitações de amizade no face pra mim e para meus amigos, e me falaram que ela era fake, mais depois veio um amigo que disse que ela tinha mandado um nudez pra ele. Eu pesquisei se ela era fake e pelo oq parece é. Mais se ela é fake como ela mandou nudez pro meu amigo? ??

    ResponderExcluir
  23. Por mais chato que seja , estou desconfiado de uma garota , eu namoro com ela a distância pelo whatsapp mas tbm tenho o face dela e vejo as fotos de seus parentes e tals porém não conheço nenhum, quando peço pra ela me mandar áudio ela diz que está ocupada e que não pode mandar no momento , só dps de algumas horas é que ela manda . Desconfio que seja outra pessoa a falar por ela

    ResponderExcluir
  24. Não adiantou para mim,eu pesquisei e a única coisa que aparece são fotos com o mesmo tom de cor e não exatamente a mesma foto. Estou tentando ajudar uma amiga minha mas está muito difícil, a menina nunca fez chamada em vídeo inventou uma desculpa quando ela pediu,quase não envia aúdio, a primeira publicação do facebook é em 3 de Abril desse ano, e me xingou várias vezes sem nenhum motivo quando minha amiga disse a ela que que eu suspeito que ela é fake. Minha amiga conheceu ela no IMVU.

    ResponderExcluir
  25. Oi amigo!, a um tempo conheci uma mulher no face,o nome dela era Gabrielle Cristina, ela tinha umas fotos q me eram familiar, eu nem me importava muito com ela no início da amizade, ate ai tudo bem,oor eu ser um pouco curioso, fiz uma pesquisa no google e descubrí q as fotos q essa mulher postava era de uma atríz americana!,eu fiquei p da vida, disse um monte p ela. Ela me disse q ñ era fake, o nome era da personagem do filme q ela atuou!,ela fala q gosta de mim, q sou seu melhor amigo, quer me conhecer pessoalmente..etc,Ela disse q mira em BH, eu tenho minhas dúvidas ela diz Q e atriz americana Reneé O'Connor,vc poDe me sjudar?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!estou em contato com um face fake.como encontro a verdadeira pessoa dona das fotos?

    ResponderExcluir
  27. Conheci um cara, meus filhos acham que é fake porque ele não tem amigos e só fotos, suponho que não seja dele.Falou que mora em Londres mas trabalha na Argentina e segundo ele sua profissão é engenheiro civil,falando hoje pelo face contei o que meus filhos falaram ele me bloqueou, suponho que seja fake mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Conheci uma pessoa de que vive muito perto de mim, diz que quer que vá ter com ela para a conhecer, o perfil foi criado a cerca de uma semana e a pessoa afirma que cansou do outro, e tem fotos dela... para ver com quem estava a falar e tentar ter a certeza se era uma foto do momento pedi para tirar uma fotografia com uma colher na mão, recusou se. Mas enviou me uma foto dela no quarto e do livro que estava a ler... nao sei se hei ou nao de acreditar nela... esta sempre a pedir para ir ter com ela mas a verdade e que tenho medo que seja alguém com más intenções

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.