Cuidado com a Língua: fulano, beltrano... siclano ou sicrano?
É muito comum usarmos os substantivos fulano e beltrano para designarmos pessoas que não conhecemos ou referir indivíduos que queremos manter no anonimato. Mas qual é a grafia correta do terceiro substantivo objeto deste post? É siclano ou sicrano?
Assim como é comum o uso dos três substantivos, igualmente o é a utilização equivocada do último deles. E esse equívoco é cometido até por pessoas com bastante escolaridade, sem escapar dele profissionais da imprensa, ocupantes de cargos importantes e até autoridades.
A grafia correta é sicrano!
A palavra siclano não existe. Existe a palavra ciclano, que é um composto químico formado por carbono e hidrogênio, cuja definição é: "Ciclanos (cicloalcanos) são os hidrocarbonetos que fazem parte da cadeia fechada, saturados e apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono." (Fonte: ColégioWeb)
Uma coisa que eu não sabia, mas fui pesquisar para apresentar um conteúdo completo sobre tais substantivos, é de onde eles originaram. Para valorizar a fonte de minha pesquisa, deixarei o link para que os interessados acessem, se houver interesse nessa origem.
Então, agora você já sabe! É fulano, beltrano e sicrano!
Conserto ou concerto?
Estão aí duas palavrinhas com significados muito diferentes entre si, mas que confundem a cabeça de muitas pessoas na hora de escreverem. E para provar que a confusão é comum, trago a ilustração abaixo, cuja imagem captei na semana passada, em um plotter colado em um automóvel.
Quando queremos falar de reparos, de remendos, de consertar algo, escrevemos conserto, com S.
Concerto, com C, é uma derivação do verbo concertar e usamos geralmente para falar de musicalidade, de apresentação musical.
Veja a definição de concerto, no dicionário Priberam:
"con·cer·to |ê| (derivação regressiva de concertar)
1. Combinação entre pessoas ou entidades. = AJUSTE, CONCERTAÇÃO, PACTO ≠ DESCONCERTO
2. Disposição .correta. = ORDEM
3. [Música] Execução de vários trechos musicais.
4. Consonância de vozes ou sons. = HARMONIA
5. Canto harmonioso das aves.
6. [Música] Trecho musical destinado a fazer sobressair um instrumento.
7. Cotejo e declaração de conformidade de uma cópia com o original."
Voltando ao plotter no carro, que aparece na imagem, eu recomendaria ao proprietário do estabelecimento comercial que voltasse à empresa que produziu a impressão e solicitasse o conserto da grafia.
É incrível o que se vê de palavras grafadas incorretamente em placas/adesivos/panfletos de publicidade! E até penso que as empresas desse setor deveriam sofrer punição por isso. Já escrevi sobre esse tema.
Mais duas palavrinhas desconcertantes: arreio e arrio.
Tão comum quanto os equívocos anteriores, você ouve ou fala assim:
-Arreio essas coisas aqui no chão ou já ponho nos armários?
-Arreia aí, que depois eu guardo.
O correto seria:
-Arrio essas coisas aqui no chão ou já ponho nos armários?
-Arria aí, que depois eu guardo.
O arreio é do verbo arrear (de colocar arreios), enquanto o arrio é do verbo arriar (de abaixar algo, colocar no chão, largar aos poucos).
Veja a conjugação desses verbos: arrear e arriar.
Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.
Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!