Processos de dispensa de licitação desaparecem da SDR de Laguna
Diante da informação do MP local, encaminhei e-mail à Ouvidoria do MP estadual, no sentido de obter informações de como proceder quando um órgão público se recusasse a entregar documentos requeridos por algum cidadão, com base na Lei de Acesso à Informação.
A resposta da Ouvidoria foi esta: "... informamos que, em caso de irregularidade, Vossa Senhoria deve contatar a Promotoria de Justiça da Moralidade Administrativa da Comarca."
Ao informar à Ouvidoria que eu já havia tomado essa providência, recebi esta resposta:
"Quanto à decisão do Promotor de Justiça, não é atribuição da Ouvidoria fiscalizar ou fazer qualquer tipo de ingerência nas suas atividades,mesmo porque a Constituição Federal garante autonomia aos Membros do MP.
Havendo discordância da decisão do Promotor de Justiça, há dois caminhos: 1) interpor recurso junto ao Conselho Superior do MPSC (quando as normas assim prevêem, e que, nesse caso, não parece cabível em uma análise bastante superficial); 2) representar contra o Promotor de Justiça junto à Corregedoria-Geral do MPSC, se a sua decisão não estiver de acordo com as normas legais, o que pode ser feito via Ouvidoria ou diretamente ao órgão correicional pelo e-mail cgmp@mpsc.mp.br.
Destaca-se que tanto o recurso ao Conselho quanto a representação à CGMP devem ser feitas de forma fundamentada."
Voltemos ao MP de Laguna.
Com a intervenção da representante desse MP, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna (SDR) afirmou que entregaria a documentação que solicitei, cuja informação recebi de uma funcionária do MP lagunense.
Bem, deixando também de lado as indignações da funcionária, esta se comprometeu em fazer as cópias, no prazo de alguns dias.
Suspeitar de dolo no sumiço dos documentos é algo que não é difícil imaginar. Mas como provar?
"Art. 32. Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar:
I - recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa".
Na prefeitura, no entanto, foi instaurada sindicância para apurar os fatos que levam às supostas irregularidades cometidas pela empresa mencionada. A sindicância foi instaurada a partir da denúncia formalizada pela mesma pessoa que informou o fato ao Ministério Público. Aguarda-se o resultado.
Seguem cópias dos documentos pertinentes ao caso:
Requerimento dirigido à SDR Laguna - 28/11/12 |
Página 2 do requerimento |
Requerimento dirigido à Secretaria Municipal de Administração de Imbituba - 13/11/2012 |
Ratificação do requerimento em Imbituba - 22/01/13 |
Ofício recebido da SDR Laguna informando o sumiço dos documentos - 04/03/13 |
Documento anexo ao ofício recebido |
Documento anexo ao ofício recebido da SDR |
Documento anexo ao ofício recebido da SDR Laguna |
Documento anexo ao ofício recebido da SDR |
Boletim de ocorrência: vários procedimentos licitatórios sumiram da SDR de Laguna |
Boletim de ocorrência registrado com data (13/03/13) posterior à do ofício encaminhado |
Parabéns pelo novo formato do Blog PENA DIGITAL... sem dúvida de cara nova mais com notícias cada vez mais quentes.
ResponderExcluirTodo cidadão tem direito de fiscalizar os órgãos públicos sim! Afinal... o dinheiro para pagar tudo isso sai do nosso bolso, é muito fácil administrar uma repartição com o dinheiro público. Vai fundo PENA DIGITAL!
A SDR de Laguna e a secretaria municipal de administração demonstrou desrespeito com um cidadão. A SDR foi além. Apresentou sua irresponsabilidade com documentos públicos importantes.
ExcluirO caso é sério. Perder documento? Processo de licitação? Hum... um bom caso para um MP atuante.
ResponderExcluirO fato demonstra a dificuldade que um cidadão enfrenta para tentar exercer a sua cidadania! E está quase desamparado nessa tentativa.
ExcluirPois é Sergio, já conversei contigo sobre o MP e sobre as Leis nossas. Estou torcendo por ti. Avante amigo.
ResponderExcluirVeja que o MP não é todo esse guardião da lei que diz ser.
Excluir