Muitas pessoas compareceram a esta sessão. Três motivos para a Casa estar cheia: Moção de Congratulação a Jeziel Pamato de Souza, extensivo aos funcionários administrativos da ex-administradora do Porto de Imbituba, a Companhia Docas; Moção de Congratulação à estudante Fabíola Floriano Farias; e a Indicação nº 107/13, do vereador Renato Figueiredo, que solicitava aumento salarial às agentes comunitárias de saúde.
Matérias lidas no Grande Expediente:
-
Projeto de Lei n° 4.345/2013 – Desafeta parcela de bem público situado no Centro de Imbituba de sua destinação primitiva e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo
Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e à Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Imbituba
-Projeto de Lei n° 4.346/2013 – Dispõe sobre alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2013, e abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento do exercício de 2013 para o Fundo Municipal de Saúde de Imbituba e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo Municipal.
Despachado pela Mesa – Entrada na Ordem do Dia em Regime de Urgência Especial
(Conteúdo não disponibilizado no site da Câmara de Vereadores)
-Projeto de Lei Complementar n° 277/2013 - Altera a Lei Complementar n° 2.623, de 19 de março de 2005, que instituiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba - PDDSI, e dá outras providências. Origem: Executivo Municipal. Autoria: Prefeito Jaison Cardoso de Souza.
Despachado pela Mesa – Entrada na Ordem do Dia em Regime de Urgência Especial
(Conteúdo não disponibiliza no site da Câmara de Vereadores)
-
Projeto de Lei Complementar n° 278/2013 - Dispõe sobre extinção e criação de cargos e vagas na Estrutura Organizacional Básica do Poder Executivo do Município de Imbituba e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo Municipal
Despacho da Mesa – Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça em 25/03/13 e à Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Imbituba
Informação: este projeto apresenta os novos salários do staff da Prefeitura Municipal de Imbituba.
|
Início da sessão |
-
Requerimento n° 012/2013 – Requer ao prefeito que informe como está o orçamento da solução da contenção do córrego existente na Vila Santo Antônio.
Autoria: Vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB)
Despacho da Mesa Diretora
Comentário: o próprio vereador afirma em seu requerimento que já solicitou verbalmente, várias vezes, informações sobre esse orçamento, mas nunca o recebeu. Não basta ser vereador para conseguir as coisas. E se um vereador não consegue, imagine um cidadão comum.
-
Requerimento n° 013/2013 – Requer ao prefeito informações sobre o Projeto do Centro de Eventos.
Autoria: Vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB)
Despacho da Mesa Diretora
Opinião: bato na mesma tecla: a área onde é realizada, dentre outras, a Festa do Camarão, não é o melhor lugar para a construção desse centro de eventos.
Indicações apresentadas:
-
Indicação nº 102/2013 – Indica ao prefeito a elaboração e execução do projeto de uma pista de skate na Praça Santana, no Distrito de Vila Nova.
Autoria: Vereador Renato Figueiredo (PSD).
-
Indicação nº 103/2013 – Indica ao prefeito a ampliação e/ou a criação da drenagem na Rua Duque de Caxias, no bairro Centro, próximo ao trevo; na Avenida Brasil, no bairro Paes Leme, próximo à Escola Estadual Engenheiro Annes Gualberto; na Rua João de Carvalho, no bairro Nova Brasília, próximo ao salão paroquial.
Autoria: Vereador Renato Figueiredo (PSD).
-Indicação nº 104/2013 – Indica ao prefeito a elaboração de projeto para a construção do Mercado Público, através de concurso entre arquitetos e engenheiros, tomando por base a arquitetura açoriana.
Autoria: Vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB).
(O conteúdo desta Indicação não está disponível no site da Câmara)
Opinião: não acredito na construção desse mercado; pelo menos em curto prazo.
|
Pausa na sessão, após a entrega das moções de congratulação. E o povo? |
-Indicação nº 105/2013 – Indica ao prefeito a realização de parceria com o SENAI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – SEASH, visando oferecer cursos de qualificação profissional de mão de obra especializada, a fim de atender à demanda do mercado de trabalho no município de Imbituba.
Autoria: Vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB)
(O conteúdo desta Indicação não está disponível no site da Câmara)
Opinião: esses cursos profissionalizantes são sempre bem-vindos, no entanto, pelo que sei, o número de interessados fica sempre aquém do esperado, quando são realizados no município. Perguntem no SINE.
-
Indicação nº 106/2013 – Indica ao prefeito a apresentação de projeto e a realização de convênio com a FUNASA, objetivando a construção de, aproximadamente, 80 (oitenta) módulos sanitários a serem destinados às famílias de baixa renda do município de Imbituba e que não possuem banheiro.
Autoria: Vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB).
Opinião: boa indicação. O governo federal possui muito dinheiro disponível para ações sociais a serem realizadas pelos municípios, bastando apresentação de projetos para receber essas verbas. O número de residências em Imbituba sem banheiro chega a centenas!, e outras centenas possuem banheiros precários. Uma ação social forte para resolver esse problema é necessária!
-
Indicação n° 107/2013 – Indica ao prefeito o pagamento do novo piso salarial de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) aos Agentes Comunitários de Saúde, piso instituído pelo Ministério da Saúde.
Autoria: Vereador Renato Carlos de Figueiredo (PSD)
-
Indicação n° 108/2013 - Indica ao Diretor-Presidente da Ferrovia Teresa Cristina, Senhor Benony Schmitz Filho, a ampliação da contenção paralela à ferrovia e que foi construída no bairro Vila Nova.
Autoria: Vereador Rui Geraldo Rodrigues (PSDB)
Entrega das Moções de Congratulação:
Foi homenageado com o Certificado “Moção de Congratulação” o ex-administrador do Porto de Imbituba, Senhor Jeziel Pamato de Souza, extensivo à toda sua equipe administrativa, pelos investimentos realizados no Porto e pelo merecido respeito.
A moção que deu origem à homenagem é de autoria da Vereadora Léa de Oliveira Lopes e foi aprovada pela maioria dos membros da Câmara de Vereadores de Imbituba no dia 04 de março de 2013.
Também foi homenageada com o Certificado “Moção de Congratulação” a estudante Fabíola Floriano Farias, por ter apresentado a maior média entre os alunos das escolas públicas localizadas entre os municípios de Florianópolis e Araranguá. A Moção que deu origem à homenagem à estudante é de autoria do Vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza e foi aprovada por unanimidade, no dia 11 de março de 2013. (texto enviado pela Câmara de Vereadores)
|
Jeziel Pamato de Souza, na tribuna; e Fabíola Floriano Farias, posando para o blog |
Proposições apreciadas:
Em Regime de Urgência Especial, foram incluídos na pauta o Projeto de Lei Complementar n° 277/2013 e o Projeto de Lei n° 4.346/2013, ambos de origem do Executivo Municipal.
Origem: Poder Executivo Municipal. (Aprovado, por unanimidade)
-Projeto de Lei Complementar n° 277/2013 - Altera a Lei Complementar n° 2.623, de 19 de março de 2005, que instituiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba - PDDSI, e dá outras providências.
Origem: Poder Executivo Municipal. (Aprovado, por unanimidade)
(O conteúdo deste projeto não está disponível no site da Câmara)
-Projeto de Lei n° 4.346/2013 – Dispõe sobre alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2013, e abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento do exercício de 2013 para o Fundo Municipal de Saúde de Imbituba e dá outras providências.
Origem: Poder Executivo Municipal. (Aprovado, por unanimidade)
(O conteúdo deste projeto não está disponível no site da Câmara)
Vereador Renato Carlos Figueiredo. (PSD) (Aprovado, por unanimidade)
Opinião: mesmo com parecer contrário da assessoria jurídica da Câmara, o projeto foi aprovado, tornando de utilidade pública uma entidade que não possui nenhum serviço público prestado à sociedade. No resumo da 7ª Sessão está o conteúdo do parecer jurídico. Lamentável!
Autoria: Mesa Diretora. (Aprovado, por unanimidade)
Opinião: não gostei do projeto. Como foi escrito, não possibilita que cidadãos não vinculados à alguma entidade associativa possa oferecer anteprojetos de lei para apreciação dos vereadores. Pelo menos, foi o que entendi ao ler. Esperava algo bem mais democrático.
Autoria: Vereador Guilherme Santos Souza (PMDB). (Aprovado, por unanimidade)
Opinião: já dei minha opinião sobre este assunto, no resumo da 7ª Sessão, publicado neste blog.
E esta foi mais uma sessão. Mas por que o título deste post fala que o fim foi melhor que o meio. É porque houve um bom debate entre os vereadores, a respeito de vários temas, valendo a pena permanecer até o final da sessão. Caso o leitor tenha interesse em saber quais temas foram discutidos, acesse o áudio da sessão, que está disponível no site da Câmara.
Para finalizar, vou divulgar um fato político. Não sei se já foi comentado em algum meio de comunicação. Se não, e se for verdade o que me contaram, será mais uma notícia divulgada com exclusividade aos leitores deste blog.
Chegou ao meu conhecimento que a vereadora Léa de Oliveira Lopes (PSD) está interessada na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, substituindo o atual secretário, Nazil Bento Júnior (PSDB).
Caso isso se concretize, o PSD de Imbituba pretende proporcionar aos suplentes de vereadores a possibilidade de sentar em uma cadeira da Câmara. A cúpula do partido teria decidido que todos os suplentes fariam um rodízio na vaga de Léa, podendo exercer por alguns meses a função de vereador. Boa estratégia!
E por hoje é só. Até a próxima!
Casa cheia, sinal de que os cidadãos de sua cidade se interessam pelo andamento administrativo!!
ResponderExcluirAproveito para convidá-lo a participar mais uma vez do BookCrossing Blogueiro, já na 6ª edição que acontecerá do dia 16 ao dia 23 de Abril.
Ficarei feliz com a sua presença, participando ou ajudando a divulgar!
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Teixeira de Andrade)
Boa semana!!
A casa cheia foi uma excepcionalidade. Depende do que será discutido.
ExcluirQuanto a minha participação, não poderei. Primeiro, porque fiquei decepcionado com o resultado daqui, no ano passado. Segundo, porque eu gostaria de anunciar em rádio essa campanha, para melhor divulgação e não sofrer com outra decepção. Mas agora não dará tempo de conseguir essa divulgação. Talvez, na próxima.
Obrigado por lembrar de mim. Abraço.
homenageado com o Certificado “Moção de Congratulação” o ex-administrador do Porto de Imbituba, Senhor Jeziel Pamato de Souza, extensivo à toda sua equipe administrativa, pelos investimentos realizados no Porto e pelo merecido respeito
ResponderExcluirSem querer ofender a pessoa física do Sr. Jeziel e de sua equipe aministrativa, mas os investimentos realizados pela Companhia Docas de Imbituba (pessoa jurídica) no Porto de Imbituba não são passíveis de homenagem. É de conhecimento público que a administração da CDI está sob investigação e que a AGU assegurou judicialmente o bloqueio de bens desta companhia
Em resumo, o momento não é para homenagens.
Embora não tenha ficado claro em seu comentário, acredito que você esteja separando a diretoria da Companhia Docas de Imbituba dos acionistas controladores dessa empresa. Como não foram divulgados os nomes das pessoas investigadas pela Procuradoria da República (eu mesmo publiquei na época, no Facebook, o link que você traz agora), creio que não se pode fazer ilações sobre vínculos entre esses homenageados e o suposto desvio de dinheiro.
ExcluirA vinda da Santos Brasil e os investimentos feitos por ela teriam sido frutos do empenho dessa equipe, o que até hoje não li nada que desmentisse esse feito. Logo, se a homenagem não veio em data apropriada, veio tardiamente.
Obrigado por sua participação.
Fica a sugestão de leitura:
ResponderExcluirhttp://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=223309&id_site=3
Att
Caro Penna,
ResponderExcluirO que quero dizer é que, quando órgãos públicos como Procuradoria-Geral da União, Receita Federal e Antaq identificam irregularidades como desvio de dinheiro, dilapidação do patrimônio, ocultação de bens e de operações financeiras ilegais, a prudência manda que aguarde-se a apuração dos fatos para prestar qualquer tipo de homenagem. Especialmente quando já há uma decisão judicial que concorda com os argumentos apresentados e determina o bloqueio de todos os bens dos envolvidos.
Em resumo, não estou fazendo separação alguma entre diretoria e acionistas. Penso que são mandatários e executores. Caso se confirmem as evidências, são ambos culpados.
Sobre o a vinda da Santos Brasil para trabalhar como arrendatária de área pública do Porto Organizado de Imbituba, penso que muito se deve ao potencial logístico do Porto e pouco ao trabalho da diretoria da antiga empresa administradora (CDI).
Abraço.