Cuidado com a Língua: 'encomodar' e verbo ver

Vamos a mais alguns costumeiros erros cometidos diante da Língua Portuguesa.
Lamentavelmente, o último artigo não foi curtido nenhuma vez pelo pessoal do Facebook. Quando o assunto é educação, parece não haver muitos interessados. Mas conforme informei no início deste ano, não vou mais escrever pensando exclusivamente nos internautas locais, nem me limitar a postar sobre temas vinculados a nossa cidade. A blogosfera possui um público imenso e há internautas ávidos pelos mais diversos temas. E eu quero compartilhar meus conhecimentos com todos aqueles que procuram aprender mais, assim como leio conteúdos de sites e blogs com o mesmo objetivo.

Voltemos ao tema.
Por sugestão da minha leitora Malu Peters, vou falar de um verbo que muitas pessoas erram ao escrever: incomodar. Surpreende-me a quantidade de internautas nas redes sociais que não sabem escrever corretamente esse verbo. Exemplos:

-"Se não for encomodar, eu gostaria de pedir que publicasse minha reclamação." Estarei à disposição para publicar e você não vai incomodar, a menos que continue escrevendo encomodar.

-"Eu me encomodo com política." Eu não me incomodo com ela, mas, sim, com os maus políticos.

 O verbo incomodar começa com "i"; então, por que alguém vai escrever com "e"?

Verbo ver

Agora, vou falar de um erro comum cometido até por quem tem bastante conhecimento em Português. Trata-se da conjugação do verbo ver no futuro do subjuntivo.
Exemplos:

-Quando eu ver aquele candidato mentiroso, cobrarei o que prometeu!
-Se aquele eleitor me ver, ficará indignado.
-Quando vocês verem o filme, concluirão que a história se repete.
-Se nós vermos como funciona os bastidores da política, perderemos qualquer esperança em um futuro melhor.
Leitor, a conjugação correta do verbo ver nesse modo de conjugação é a seguinte:

-Se - quando eu vir; se - quando tu vires; se - quando ele vir; se - quando nór virmos; se - quando vós virdes; se - quando eles virem.

Corrigindo os erros nas frases acima:

-Quando eu vir aquele candidato mentiroso, cobrarei o que prometeu!
-Se aquele eleitor me vir, ficará indignado.
-Quando vocês virem o filme, concluirão que a história se repete.
-Se nós virmos como funciona os bastidores da política, perderemos qualquer esperança em um futuro melhor.

Então, leitor, se você vir alguém falando de forma errada, ajude-o a falar corretamente, se ele não se encomodar incomodar com isso. Porque há muitos que não gostam de ser corrigidos, pois acreditam que isso é um constrangimento. Há casos em que as pessoas reagem dessa forma: "eu falo assim mesmo e pronto!". Então, fazer o quê? Deixe o indivíduo continuar falando "assim mesmo"!

Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.

3 comentários:

  1. Pena, para complicar mais ainda, talvez devesse ter escrito sobre os verbos VER e VIR. Aí a turma fica enrolada nos cabelos das pernas hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já nem relacionei neste post os outros verbos com a mesma forma de conjugar... imagine se eu misturar esses dois. Deixei para o próximo artigo.

      Excluir
  2. Muito bom!! Obrigada pelas dicas. haha

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.