Cuidado com a Língua: mas, mais e más

Pois é, leitor, eu disse que se aquele artigo tivesse um bom número de acessos, eu publicaria outros sobre Língua Portuguesa, sobre os nossos erros comuns do dia a dia. Não foi tão bom quanto eu esperava - ou já esperava? -, mas escreverei por algum tempo o Cuidado com a Língua, para ver se consigo atrair mais alguns leitores. Assim, eu compartilho conhecimento e também aprendo mais. Vamos lá!

Existem umas palavrinhas parecidas que costumam levar o indivíduo a errar, quando vai escrever. No momento de falar não há problema, pois elas têm quase o mesmo som, exceto para a gauchada. Elas compõem um conjunto de três palavras: mas, más e mais. A primeira é conjunção, a segunda é adjetivo e a terceira é advérbio, pronome ou substantivo, conforme a oração. 

Mas é uma conjunção adversativa: "Ele ganhou a eleição, mas não era o que eu esperava"; "Dizem que é necessário estudar, mas para ocupar cargo público não precisa ter muito estudo".
Observe que a vírgula sempre antecede a conjunção.
Você pode substituir a palavra mas por todavia, porém, entretanto, no entantocontudo. Nunca a substitua por mais!

A palavra mais é muito usada como se fosse mas. É comum ver comentários nas redes sociais, assim: "...eu iria, mais tive que trabalhar". Em hipótese alguma o mais substituirá o mas!
Dizem que não se pode escrever mais bem ou mais mal, e que o correto é melhor ou pior. Não é bem assim. Antes do particípio, não só se pode como se deve. Por exemplo: "Havia candidato a vereador mais bem preparado que alguns que se elegeram". "Esse radialista parece mais mal informado que o outro."

A palavra más é plural do adjetivo . Exemplo: "ela não é , sozinha; ela e a irmã são más".
Não lembro de ter visto alguém escrevendo essa palavra de forma errada, mas a incluí apenas para enriquecer o texto. 

Quanto à piada sobre a gauchada, no início do artigo, é porque gaúcho não fala "mas"; fala "mans"! E pronuncia de tal forma, com uma pausa tão grande, que o som se destaca na frase, como se existisse uma vírgula após o "mans": "Eu adoro Porto Alegre, 'mans,' decidi morar em Imbituba".

É isso. Se alguém tiver alguma sugestão para o próximo artigo - vou esperar sentado -, envie para blogpenadigital@gmail.com.

Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui. 

2 comentários:

  1. Nao é só gaúcho que fala "mas" errado, carioca também. Carioca fala "maes" (nao tenho til no pc, sorry), como se fosse plural de mae, para a conjuncao.

    Sugestao para próximos artigos:
    - palavras com c cedilha (também nao tenho no meu pc!) e dois esses (ss).
    Nao agüento (ainda existe trema?) quando recebo mensagens com "desculpe os erros, mas estava com preca" (com c cedilha).

    - palavras com "l" (almejar) e com "u" (aumentar)

    - verbos que deixam as pessoas confusas, por exemplo "encomodar" ou "incomodar" (uso sempre o "professor Google", mas muita gente o desconhece rsrsrs) e outros do genero


    Pena, acho ótima sua idéia de esclarecer as dúvidas de portugues aqui. Muita gente tem preguica de procurar, outras tem (tb nao tenho circunflexo) vergonha de perguntar.
    Uma conhecida minha diz que, quando nao sabe como uma palavra é escrita, simplesmente muda de assunto. Pode?
    Cansei, também para nao ficar bancando a chata, de corrigir os jovens membros da família - todos universitários!!! - quando me enviam mensagens. Tao errado eu nao escrevia nem quando estava no antigo primário. Impressionante! Pergunto-me como conseguem passar no vestibular. O problema é que, hoje em dia, ninguém mais le livros. Pena!

    Sei que nesses 26 anos que estou fora do Brasil muita coisa mudou - até mesmo na gramática -, mas, mesmo assim, ainda utilizo um livrinho ótimo (e ainda divertido) para tirar dúvidas nao só de gramática. Vale a pena.

    1000 Erros de Portugues da Atualidade
    Luiz Antonio Sacconi
    Nossa Editora

    O meu ainda é a 3a. edicao (1990), mas ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boas sugestões as suas. Eu também me "encomodo" muito quando vejo universitários cometendo erros primários, como diziam meus professores de Língua Portuguesa.

      Quanto ao "mas" dos cariocas, aqui poucos aparecem e nunca notei isso no sotaque. Vou observar quando eu vir um.

      A ideia de escrever posts sobre isso não é nova. Quando eu escrevia em um pequeno jornal que eu ajudava a editar, em 1996, eu já tinha uma coluna sobre o uso da Língua. E eu gostava e gosto de escrever porque me obriga a estudar e a aprender mais.

      Em vez de usar o Google, vou sugerir um mecanismo de pesquisa excelente. É um dicionário online chamado Priberam. Eu uso sempre, porque ele é português e nos apresenta a grafia da palavra pesquisada, antes e depois do acordo da Língua Portuguesa.

      Por fim, o trema faleceu no acordo da LP.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.