Cuidado com a Língua: mas, mais e más
Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!
Nao é só gaúcho que fala "mas" errado, carioca também. Carioca fala "maes" (nao tenho til no pc, sorry), como se fosse plural de mae, para a conjuncao.
ResponderExcluirSugestao para próximos artigos:
- palavras com c cedilha (também nao tenho no meu pc!) e dois esses (ss).
Nao agüento (ainda existe trema?) quando recebo mensagens com "desculpe os erros, mas estava com preca" (com c cedilha).
- palavras com "l" (almejar) e com "u" (aumentar)
- verbos que deixam as pessoas confusas, por exemplo "encomodar" ou "incomodar" (uso sempre o "professor Google", mas muita gente o desconhece rsrsrs) e outros do genero
Pena, acho ótima sua idéia de esclarecer as dúvidas de portugues aqui. Muita gente tem preguica de procurar, outras tem (tb nao tenho circunflexo) vergonha de perguntar.
Uma conhecida minha diz que, quando nao sabe como uma palavra é escrita, simplesmente muda de assunto. Pode?
Cansei, também para nao ficar bancando a chata, de corrigir os jovens membros da família - todos universitários!!! - quando me enviam mensagens. Tao errado eu nao escrevia nem quando estava no antigo primário. Impressionante! Pergunto-me como conseguem passar no vestibular. O problema é que, hoje em dia, ninguém mais le livros. Pena!
Sei que nesses 26 anos que estou fora do Brasil muita coisa mudou - até mesmo na gramática -, mas, mesmo assim, ainda utilizo um livrinho ótimo (e ainda divertido) para tirar dúvidas nao só de gramática. Vale a pena.
1000 Erros de Portugues da Atualidade
Luiz Antonio Sacconi
Nossa Editora
O meu ainda é a 3a. edicao (1990), mas ajuda muito.
Olá! Boas sugestões as suas. Eu também me "encomodo" muito quando vejo universitários cometendo erros primários, como diziam meus professores de Língua Portuguesa.
ExcluirQuanto ao "mas" dos cariocas, aqui poucos aparecem e nunca notei isso no sotaque. Vou observar quando eu vir um.
A ideia de escrever posts sobre isso não é nova. Quando eu escrevia em um pequeno jornal que eu ajudava a editar, em 1996, eu já tinha uma coluna sobre o uso da Língua. E eu gostava e gosto de escrever porque me obriga a estudar e a aprender mais.
Em vez de usar o Google, vou sugerir um mecanismo de pesquisa excelente. É um dicionário online chamado Priberam. Eu uso sempre, porque ele é português e nos apresenta a grafia da palavra pesquisada, antes e depois do acordo da Língua Portuguesa.
Por fim, o trema faleceu no acordo da LP.