Enquanto isso, do outro lado do mundo...

Caros leitores do Pena Digital, meu nome é Karin, natural de Imaruí/SC, tenho 31 anos e moro atualmente em Auckland, Nova Zelândia, onde estou estudando Gastronomia. Convidada para escrever um pouco sobre o país em que estou vivendo, estou aqui para contar um pouco para vocês sobre minha experiência e sobre como as coisas funcionam aqui do outro lado do mundo.

Karin Vieira Roussenq
Primeiro, agradeço pela confiança e oportunidade de estar um pouco mais pertinho do Brasil, através do blog Pena Digital, que tem inúmeros acessos todos os dias, com seu conteúdo interessante e importante, o qual acompanho daqui, para estar sempre por dentro do que acontece por aí. E a vocês, leitores, pelo tempo que será dedicado à leitura de minhas simples palavras postadas aqui. Sintam-se livres para comentarem, questionarem e sugerirem temas, se quiserem.

Como primeiro assunto para levar a vocês, resolvi apresentar a Nova Zelândia, falar um pouquinho de maneira geral sobre o país. Então, vamos lá!

Nova Zelândia (New Zealand, em inglês, e Aotearoa, em maori) é uma ilha situada no sudoeste do Oceano Pacífico, dividida em duas ilhas principais, conhecidas como Ilha Sul e Ilha Norte.

Tem como idioma oficial o inglês. O Maori, o idioma falado pelos nativos da Nova Zelândia e das Ilhas Cook, no Pacífico, é hoje utilizado por aproximadamente 100 mil pessoas.

Embora Auckland, localizada na Ilha Norte, seja a cidade mais populosa, com uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes (o país tem no total pouco mais de 4 milhões de habitantes), a Capital da Nova Zelândia é Wellington, situada há mais ou menos 500 km de Auckland.

Entretanto, Auckland é a cidade mais importante, com uma diversidade cultural impressionante. Estruturada para receber os turistas e locais, com o Aeroporto Internacional, o porto, que recebe navios de grande porte, iates e veleiros, e a Sky Tower, principal ponto turístico, com 320 metros de altura, de onde é possível se ter uma linda vista de toda a região. A cidade é repleta de ótimos restaurantes, sempre preparados para receber bem e oferecer o que se tem de melhor em todos os tipos de comidas de todas as partes do mundo, e também diversos pubs para quem aprecia a vida noturna.

O sistema político da Nova Zelândia é a monarquia constitucional com uma democracia parlamentar. Tem como Rainha e Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II.

O clima é ameno, variando de subtropical, na Ilha Norte, a frio e temperado, na Ilha Sul. Ainda não tive a oportunidade de viajar muito por aqui, mas segundo informações, os lugares mais lindos estão localizados na Ilha Sul (e os mais frios também). Tem dias que parece que ligaram o ar condicionado no máximo e esqueceram de desligar. A chuva é presença constante aqui, dificilmente passa-se um dia que não chova (e não é exagero meu não, chove muito nessa terra).

Longe de tudo e de todos, a Nova Zelândia é considerada a massa de terra mais isolada do planeta e tem como vizinhos mais próximos a Austrália, Nova Caledónia, Fiji e Tonga. Resultado desse isolamento, o ecossistema desenvolvido aqui é único. Originalmente, não haviam predadores, sendo os únicos mamíferos nativos duas espécies de morcegos. Os maoris trouxeram cães e o rato da polinésia. Com o passar do tempo, outros animais foram sendo trazidos para cá, como bovinos, coelhos, gatos etc., o que acaba por prejudicar todo o ecossistema, tornando determinados animais em pragas, sem os predadores naturais.

O pássaro símbolo do país é o kiwi – uma ave do tamanho aproximado de uma galinha, que não voa, tem hábitos noturnos e está ameaçado de extinção. Como símbolo da Nova Zelândia, sua imagem é exibida em tudo que se relaciona ao país.

Região recheada de vulcões (só em Auckland são em torno de 50 – inativos, porém), de lindas praias, como Coromandel, a qual eu tive o privilégio de conhecer, considerada uma das 10 mais lindas praias do mundo, Nova Zelândia é um lugar especial, mágico eu diria, que encanta quem aqui se encontra. Se você procura um lugar para passar férias inesquecíveis, ou está querendo estudar inglês, ou algum outro curso específico, como gastronomia, business, etc., Nova Zelândia pode ser esse lugar.

Aqui, a vida não passa simplesmente; aqui, as coisas acontecem! E são inesquecíveis!

9 comentários:

  1. Legal Karin, seja bem vinda!
    Poderia nos fornecer maiores informações de como funciona o turismo ai?
    O que é vendido, como e por quem?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Karin!!!!

    Vc poderia falar um pouco mais das casas onde vc morou?

    Bjos

    Rafael Kambara

    ResponderExcluir
  3. Olá Karin,

    Vc pode me contar um pouco mais sobre as moradias ai na NZ?

    Bjos

    Rafael Kambara

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Giovane! Vamos falar sobre turismo sim! Logo, logo trago informações pra vocês. Abç

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Karin! Adoro ler tudo que você escreve. Com essa postagem me senti mais perto de você. (mãe coruja) Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil convencê-la a escrever para o blog. Ainda bem que fui perseverante. rsrs

      Excluir
    2. Rsrsrs não foi difícil me convencer.. Faltava era aquele tempinho pra sentar e escrever o primeiro texto.. Agora vai! Obrigada mais uma vez pelo convite e pela confiança!

      Excluir
    3. Quando do anúncio de um novo colunista, um leitor escreveu na página do blog no Facebook que espera que esse permanecesse por bom tempo. E eu também espero. Houve algumas passagens meteóricas por aqui, que embora tivessem contribuído com boas opiniões e informações, me desestimularam a buscar novos colaboradores. Mas eu aceitei e compreendi as justificativas de cada um. Se eu, que sou o editor, já pensei várias vezes em parar de escrever, por que não aceitaria os motivos desses colaboradores, não é verdade? Então, vida longa à Rainha Elizabeth, e vida longa a você, aqui. rsrsrs

      Excluir
  6. Hahaha Valeu pelo apoio, Rafael! Vou falar sobre moradia sim.

    Que bom que gostou, mãe! Sua opinião é sempre importante!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.