Blog Pena Digital: 4o aniversário

Quero ser rápido neste post comemorativo, porque já escrevi bastante sobre a trajetória do blog, nos outros aniversários.
Contudo, deixei para este momento algumas linhas - não poucas - sobre um fato que muito me emocionou nestes 4 anos de blogueiro.

Em julho de 2012, fui surpreendido com a proposição do vereador Luís Antônio Dutra (PSDB), hoje presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba. Sua proposição, a Moção de Congratulação nº 010/12, homenageava o blog Pena Digital. No dia 05 de julho de 2012, a proposição foi aprovada por todos os vereadores que se faziam presentes naquela sessão.

A homenagem foi feita no dia 22/10/12, e no release divulgado pela Câmara constava a opinião do vereador propositor da moção:

“Com o seu perfil dedicado à cultura política e jurídica, vem se destacando, como meio que leva a seus leitores, informações precisas, pontuais, e principalmente fidedignas. A fidelidade de informação em massa é de ser reconhecida, visto que é meio transformador de nossa sociedade, fazendo com que essa amadureça em seus ideais e principalmente abandone aqueles que fazem da informação meio manipulador das massas sociais”. 

Na noite da entrega do certificado que simbolizava a homenagem, tive a oportunidade de usar a tribuna para me manifestar, porém, embora eu consiga facilmente comunicar-me através da escrita, não tenho a mesma facilidade ao usar um microfone, ainda mais sem saber que, naquele dia, eu poderia usar a tribuna. Não me preparei. Consequentemente, não falei tudo que eu queria, nem consegui ser claro no que falei. Direi, aqui.

Em 15 de janeiro de 2009, nascia o blog Pena Digital. E ao longo desses quatro anos, depois de milhares de horas produzindo textos, trocando emails com leitores, respondendo seus comentários feitos no blog, lido uma infinidade de artigos e notícias para fundamentar o que publiquei, fazendo fotos pela cidade para mostrar que o Poder Público tinha de ser mais atuante, perdendo fins de semana e muitas horas de sono, o vereador Luís Antônio Dutra apresenta Moção de Congratulação ao Blog Pena Digital. Fiquei emocionalmente surpreso com a proposição apresentada, e mais emocionado na noite que a recebi.

Não é fácil escrever sobre política e tecer críticas ao Poder Público, principalmente em uma cidade pequena como a nossa, ainda mais quando se tem amizade com a maioria dos políticos. Alguns aceitam as críticas; outros, não.

Em 1996, escrevia em um jornal e, em razão de minhas opiniões, minha esposa sofreu perseguição política implacável, de 1997 a 2004. E até acredito que, por isso, não fui nomeado em um concurso público municipal.
Foram anos tão difíceis que o sofrimento imposto deixou marcas indeléveis em nossas vidas, mas não conseguiu abater a nossa coragem, nem corromper o nosso caráter.

Vereador Luís Dutra
Diferentemente daquela época do jornal, minhas opiniões e críticas foram muito mais efusivas nesses anos de blog. Contudo, em nenhum momento, sofri qualquer represália da administração municipal, que demonstrou respeitar um dos maiores direitos de um cidadão: a livre expressão de opinião!
Da mesma forma, observei nos vereadores a mesma atitude democrática em referência ao blog, e esse respeito se concretiza com a homenagem recebida. E espero que tanto os vereadores dessa nova legislatura, quanto a nova administração tenham a mesma conduta diante da liberdade e democracia.

Mas o que leva um indivíduo a criar um blog para escrever de forma crítica sobre a política local e outros tantos temas sociais polêmicos, sem haver qualquer retorno econômico, muito menos social ou político? Eu mesmo procuro a resposta. Só sei dizer que faz parte de mim, desde o início de minha juventude. E quanto mais críticas eu recebo, tanto mais lapidam minhas opiniões e me encorajam a continuar.

A dificuldade maior, hoje, é a falta de tempo, muito embora, às vezes, eu tire umas férias para reorganizar as ideias e refletir sobre o rumo do blog. Sei que isso afugenta leitores, que desejam conteúdos todos os dias. Preocupo-me com isso, mas atualmente não tenho como priorizar o blog. Eu poderia copiar e republicar notícias de outros meios de comunicação, mas acredito que os leitores preferem a originalidade. E eu, também.

Para 2013, contudo, farei o que for possível para voltar a divulgar as sessões da Câmara de Vereadores de Imbituba, e tentarei encontrar colunistas que possam contribuir com mais conteúdo para este blog. E já informo que ainda hoje terá artigo de uma brasileira que reside na Nova Zelândia, a qual fará um esforço para escrever com frequência. Espero que ela consiga, pois gostei muito de seu primeiro post.

Por fim, agradeço aos vereadores Jaison e Elísio, hoje prefeito e vice, e aos vereadores Dorlin e Luís Dutra pelas palavras elogiosas que proferiram naquela noite, quando da homenagem ao blog, e que muito me emocionaram. Em especial, meu agradecimento a Luís Dutra, que valorizou este trabalho apresentando a Moção de Congratulação, motivando-me um pouco mais a manter este blog ativo. Muito obrigado!

E chegamos ao 4º aniversário com mais de 100 mil acessos registrados, o que demonstra que ainda que não seja um blog popular, há muito deixou de ser um desconhecido. E devo, então, agradecer aos "seguidores" e leitores que o acompanham e que fizeram chegar à casa dos seis dígitos. Valeu a companhia!

4 comentários:

  1. Parabéns, desejo que tenhas bastante força para continuar.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,

    acompanho voce já há bastante tempo e sei bem como voce mereceu essa homenagem (e só assim pude ver como voce parece rsrsrs). Que nao fique só nessa. Que reconhecam o seu trabalho, que saibam incentivá-lo e dar-lhe o devido valor. Feliz da cidade que sabe valorizar seus talentos, as geracoes futuras agradecem.

    Um apelo aos políticos de Imbituba. Com certeza os senhores tem alguns incentivos governamentais em forma de $$$. Para o Pena poder continuar escrevendo livremente, sem necessidade de propaganda paga, escavuquem aí nos seus baús de incentivos, alguma coisa descobrirao. Minha avó já dizia "quem procura, acha".
    Afinal, fazer um blog desse nível exige muita dedicacao, muito tempo e também dindin ($), mas só com um bonito certificado o Blog Pena Digital nao conseguirá festejar muitos aniversários. E os senhores nao querem que isso aconteca, nao é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara, Maglu, agradeço por seus melhores desejos para que eu continue escrevendo, mas dispensarei essa ajuda financeira com dinheiro público. O que mais desejo dos políticos, com referência ao blog, você escreveu: "poder continuar escrevendo LIVREMENTE". Isso me basta, porque é o mais importante.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.