O carrancudo e o sorridente

Ninguém gosta de pessoas carrancudas. Todos gostam de pessoas sorridentes e boazinhas. Contudo, "ninguém" e "todos" são palavras que não se pode usar, pelo menos nesse caso. Se o leitor não concorda, deixo a ele a reflexão sobre isso.

Carrancudo é o cara que pouco sorri, que é visto como mau humorado. Indivíduo tido como antipático e de poucos amigos. Gostar de carrancudos não é fácil, principalmente quando são autênticos. Quem gosta de autenticidade? Quem gosta de ouvir a verdade? Quem se arrisca ser verdadeiro? Até porque autenticidade não é vista como qualidade, mas defeito. Ser autêntico depende de querer ser ou de poder ser?

Eu sempre fui visto como um indivíduo carrancudo e antipático. Quem me conhece na intimidade sabe que não sou assim, embora o senso crítico não se separa de mim em nenhum momento.

Minha profissão foi um doutorado no aprendizado da vida. As pessoas preferem o sorriso, ainda que falso. Preferem os elogios fáceis à critica, ainda que construtiva. As palavras doces e mansas que bajulam, em vez de exigirem as amargas e duras que ensinam.

Já dizia Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me corrompem."
A verdade é exigida por todos, menos quando ela não nos agrada.
A verdade é aceita quando sabemos coisas dos outros. Não quando falam de nós. Aceitar os próprios defeitos não é qualidade de muitos. Aceitar ouvi-los, então, é raridade.
Saber receber, entender e compreender as opiniões desfavoráveis é o caminho da sabedoria.

O estelionatário é um criminoso que fala o que a vitima quer ouvir. Promete o que a vitima já sonhou possuir. Oferece até o que nunca foi sonhado. O estelionatário pode ser sorridente, mas é sempre ardiloso, bondoso, simpático. Ele valoriza a vítima até embriagá-la com seus elogios e palavras doces, senão tolas. Os tolos, diga-se de passagem, são atraídos pelo canto da sereia. A voz suave o ilude e depois o abandona.
E é nessa artimanha orquestrada nos mínimos detalhes que o estelionatário faz sua vítima. E ele vai embora sem culpa. Afinal, a culpa é da vitima. A culpa moral, pela ganância. A culpa pela ignorância. A culpa por confiar no que é suspeito. A culpa pela arrogância e a credulidade.

Voltando ao início deste artigo, afirmo que não gosto do sorridente, do excesso de simpatia. Prefiro as pessoas carrancudas. Confio mais nestas. Não é à-toa que na parede de minha sala de trabalho escrevi que "Prefiro ter inimigos a ter falsos amigos, pois naqueles eu possa confiar". Ou seja, prefiro que alguém me diga que não gosta de mim, a tê-lo fazendo de conta que nutre alguma simpatia por minha pessoa. Porque a falsidade é abominável. Porque de um inimigo tudo espero, mas do falso, não. Não estamos preparados para armadilhas dos falsos.

Nem todo carrancudo, porém, é sinônimo de verdadeiro e de pessoa de boa índole.
Mas, na minha opinião, por tudo que provei durante a minha vida, leva-me a afirmar que as chances de ser traído e enganado por um sorridente é muito maior que ser vítima de um carrancudo.

Este artigo não é um desabafo. É apenas uma constatação a partir de minhas observações e experiências vividas. É um alerta aos incautos que transitam e se relacionam nas redes sociais, no mundo virtual ou real.

E deixo um pensamento que encontrei hoje em minhas leituras na internet: "A raposa condena a armadilha, e não a si mesma." (Blake)

10 comentários:

  1. Parabéns por este artigo. Concordo em tese e em prática. O ideal é que grande número de pessoas conhecer e de vezes repetida, para que possam transformá-lo em conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pena que seu comentário não ficou bem claro.

      Excluir
  2. Essa pessoa sou eu, fechada e carrancuda.
    Mas muito responsável pelas minhas obrigações.
    Parabéns pela matéria!
    Anderson Nova Suprema Segs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto. As comparações com o "Estelionatário" são ótimas.

    ResponderExcluir
  4. E o sorridente não é verdadeiro? "Prefiro as pessoas carrancudas. Confio mais nestas." Eu desconfio até mesmo destas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos sorridentes demais, eu sempre desconfio. Repetindo: Nem todo carrancudo, porém, é sinônimo de verdadeiro e de pessoa de boa índole.
      Mas, na minha opinião, por tudo que provei durante a minha vida, leva-me a afirmar que as chances de ser traído e enganado por um sorridente é muito maior que ser vítima de um carrancudo.

      Excluir
  5. Ao leitor que comentou que concordava em 80% com o texto, informo que deixei de publicar seu comentário porque não foram observadas as regras para postar neste blog. Leia as regras e retorne seu comentário. Obrigado!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.