ZPE de Imbituba está com as "instalações prontas"

A ZPE-Zona de Processamento de Exportação, que foi usada em várias eleições para angariar votos, sucumbiu depois de anos funcionando apenas como cabide de empregos. O governo do estado investiu milhões de reais fabricando cargos, enquanto a população sonhava com empregos. Triste ilusão.

A última vez que li alguma notícia sobre a ZPE de Imbituba foi no PC, em abril de 2011, cuja matéria completa poderá ser acessada aqui.
Naquela época, divulgava-se o fim da ZPE e o edital de licitação de vendas, em cujo processo o governo pretendia "recuperar R$ 33 milhões".

Hoje, na internet, li a seguinte matéria divulgada pelo governo do Acre:
"Brasil tem 23 zonas autorizadas a funcionar

O Brasil conta com 23 zonas de processamento de exportação (ZPEs) autorizadas a funcionar, sendo 11 criadas desde julho de 2007, quando o marco regulatório em vigor atualmente foi desenvolvido. Nenhuma delas, no entanto, venceu a ZPE de Senador Guiomard, no Acre, em velocidade - a autorização para funcionar foi concedida em julho de 2010, e a infraestrutura e o arcabouço legal foram construídos e obtidos em 16 meses. Em cinco dias, a ZPE entrará em operação, largando na frente de outras com investimentos maiores da iniciativa privada, como a ZPE de São Gonçalo do Amarante (CE), com siderúrgicas, ou de Barcarena (PA), com fábricas de alumina.

O caso da ZPE no Pará é sintomático sobre o ritmo das ZPEs no país. As instalações em Barcarena constituem uma das 12 ZPEs criadas até 1994, quando o marco regulatório era outro. "A experiência internacional comprova o êxito desse modelo [das ZPEs] e, por isso, o governo brasileiro está trabalhando para tornar as ZPEs uma realidade", diz o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em texto de agosto de 2011 para livro do Conselho Nacional das ZPE. De acordo com Gustavo Saboia Fontenele, secretário-executivo do conselho, o governo Dilma Rousseff montou uma estratégia, já no início de 2011, para acelerar a implantação de fato das ZPEs.

Segundo ele, das 11 ZPEs autorizadas de 2007 para cá, a única com infraestrutura constituída é a do Acre. Já entre as 12 autorizadas até 1994, quatro têm instalações prontas: Imbituba (SC) (??????), Teófilo Otoni (MG), Rio Grande (RS) e Araguaína (TO)."
Então, leitor, segundo o governo federal, a ZPE de Imbituba está pronta! Só não se sabe para quê.

3 comentários:

  1. Quem foi que contou essa história pro governo do Acre? Será que falaram pra ele que a de Imbituba até agora só serviu de cabide de emprego? Será que falaram pra ele que ninguém daqui quer resolver a situação da ZPE de Imbituba?

    ResponderExcluir
  2. Se deixassem as famílias de baixa renda, plantarem milho e mandioca naquele local, garanto que toda a cidade sairia ganhando, mas como quem manda são os políticos corruptos, nós os patos pagamos a conta. Fazer o quê? Eu quero é me arrumarrrrrrr.

    ResponderExcluir
  3. Pronta para "dar" para alguma empresa patrocinadora de campanhas políticas.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.